« Home | Ok, tá bem, mas e o carcanhol??? » | Quero lá saber do cheiro do casaco do homem... » | O garboso Secretário Geral » | Numa noite cheia de Fátima...valha-nos esta notíci... » | Façam o que eu mando mas não façam o que eu faço » | 13 de Maio (parte III) » | 13 de Maio (parte II) » | 13 de Maio » | ?? » | As escolhas de Scolari ... »

quinta-feira, maio 15, 2008

Para mim a estreia mais ansiada do ano

Há um filme este ano que eu vou ter de ver forçosamente. Porque se trata de uma adaptação ao cinema daquela que é para mim a obra prima de Saramago, se é que se pode eleger um dos seus livros como a "master piece".
"Blindness" é a adptação para o cinema do livro "Ensaio sobre a cegueira" e quase morro de curiosidade como a narrativa vai ser passada para filme, pois se no livro a nossa imaginação pode fluir para onde quiser, num filme a narrativa torna-se mais limitada. A realização a cargo de Fernando Medeiros, realizador, entre outros, desse filme brutal que é "A Cidade de Deus" ou mesmo do "Fiel jardineiro" só por si é sinónimo de qualidade.
O ensaio sobre a cegueira deve ser a obra que melhor retrata a fragilidade deste nosso mundo e da nossa sociedade e que põe a nu o que pior existe no ser humano.
Ainda não se sabe qual o nome que o filme vai ter em Portugal. No Brasil será Cegueira. Aliás, ainda nem se sabe se alguém vai comprar os direito para a exibição do filme em Portugal. Para já o que sabemos é que o filme não teve uma muito boa reacção em Cannes o que para mim é uma má notícia pois normalmente concordo com os critérios deste festival e os filmes que por lá são galardoados são filmes que me agradam, ao contrário do que acontece em Berlim. O filme, segundo o que conta a imprensa, foi recebido de uma forma fria. Esperemos para ver e enquanto esperamos deixo-vos com o trailer ou como diria Lauro dermio, essa brilhante persinagem de Herman José que imita o nosso crítico Lauro António:
lats luk at the traila
.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 5/15/2008 11:32 da tarde, Blogger ilha_man escreveu...

Fernando Meirelles e não Medeiros...tb gostei muito do livro, mas preferi o Evangelho..

 
At 5/15/2008 11:44 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

ilha, por ordem de preferencia para mim é o ensaio sobre a Cegueira e depois o "Todos os nomes" quase empatado com a "jangada de Pedra".
Curiosamente aquele que é mais conhecido que é o "Memorial do Convento" para mim só teve interesse pois sou, como muitos aqui sabem, de Loures e conheço bem a zona dos tojais até mafra pelo que me interessou o livro não pela história em si mas pelo revisitar de muitos lugares alguns séculos atrás.
E sim é Meirelles, foi um lapso de escrita.

 
At 5/16/2008 12:33 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Completamente de acordo contigo, Daniel. "Ensaio sobre a Cegueira" é um monumento literário. O melhor de Saramago. Até que enfim encontro alguém que pensa o mesmo.

 
At 5/19/2008 8:09 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

José Manuel, realmente não há muitas pessoas que elejam o ensaio para o melhor livro mas acho que é muito por culpa do mediatismo que outras obras atingiram como é o caso do Memorial do convento.
Afinal temos umas coisas em comum.

 

Enviar um comentário

<< Home