Para mim a estreia mais ansiada do ano
Há um filme este ano que eu vou ter de ver forçosamente. Porque se trata de uma adaptação ao cinema daquela que é para mim a obra prima de Saramago, se é que se pode eleger um dos seus livros como a "master piece".
"Blindness" é a adptação para o cinema do livro "Ensaio sobre a cegueira" e quase morro de curiosidade como a narrativa vai ser passada para filme, pois se no livro a nossa imaginação pode fluir para onde quiser, num filme a narrativa torna-se mais limitada. A realização a cargo de Fernando Medeiros, realizador, entre outros, desse filme brutal que é "A Cidade de Deus" ou mesmo do "Fiel jardineiro" só por si é sinónimo de qualidade.
O ensaio sobre a cegueira deve ser a obra que melhor retrata a fragilidade deste nosso mundo e da nossa sociedade e que põe a nu o que pior existe no ser humano.
Ainda não se sabe qual o nome que o filme vai ter em Portugal. No Brasil será Cegueira. Aliás, ainda nem se sabe se alguém vai comprar os direito para a exibição do filme em Portugal. Para já o que sabemos é que o filme não teve uma muito boa reacção em Cannes o que para mim é uma má notícia pois normalmente concordo com os critérios deste festival e os filmes que por lá são galardoados são filmes que me agradam, ao contrário do que acontece em Berlim. O filme, segundo o que conta a imprensa, foi recebido de uma forma fria. Esperemos para ver e enquanto esperamos deixo-vos com o trailer ou como diria Lauro dermio, essa brilhante persinagem de Herman José que imita o nosso crítico Lauro António:
lats luk at the traila
.Etiquetas: Daniel Arruda
4Comenta Este Post
Fernando Meirelles e não Medeiros...tb gostei muito do livro, mas preferi o Evangelho..
ilha, por ordem de preferencia para mim é o ensaio sobre a Cegueira e depois o "Todos os nomes" quase empatado com a "jangada de Pedra".
Curiosamente aquele que é mais conhecido que é o "Memorial do Convento" para mim só teve interesse pois sou, como muitos aqui sabem, de Loures e conheço bem a zona dos tojais até mafra pelo que me interessou o livro não pela história em si mas pelo revisitar de muitos lugares alguns séculos atrás.
E sim é Meirelles, foi um lapso de escrita.
Completamente de acordo contigo, Daniel. "Ensaio sobre a Cegueira" é um monumento literário. O melhor de Saramago. Até que enfim encontro alguém que pensa o mesmo.
José Manuel, realmente não há muitas pessoas que elejam o ensaio para o melhor livro mas acho que é muito por culpa do mediatismo que outras obras atingiram como é o caso do Memorial do convento.
Afinal temos umas coisas em comum.
Enviar um comentário
<< Home