Não hão-de os nossos vizinhos viverem melhor
Facto um. Os Espanhois têm melhores ordenados que nós.
Facto dois. Eles gastam menos que nós.
.
Estas duas coisas somadas só podem dar um resultado. Eles vivem muito melhores que nós. Estive em trés sítios distinto. Na Zona túristica de praia. Na cidade de Barcelona e parei em diversas localidades durante a viagem de ida e volta dado que fui de carro.
As zonas túristicas devem ser compradas com outras zonas turisticas parecidas. Vamos por isso comparar a Costa Dourada ao Algarve. Paguei por uma garrafa de água de 1,5 litros quantia de 0,80 cêntimos num supermercado a caminho da praia. Paguei por um café na esplanada do Hotel á beira da piscina 1,30 Euros e num café junto á praia 1,20 Euros e por uma cerveja na praia com uma cadeira que quase em permitia molhar os pés 3 Euros. Todas já fomos ao Algarve e façam vocês as contas das diferenças. Mas mais giro ainda foram as comparações entre establecimentos. Parecia que os preços eram tablados. Os preços não variavam de local para local. Parece que o mercado lá funciona melhor que cá.
Barcelona não é exemplo em Espanha pelo que me disseram porque é a cidade mais cara daquele país mas mesmo assim permite umas comparações giras. Um almoço num rstaurante normal ficou-me para 3 pessoas (dois adultos e uma criança) em 27 Euros. Não achei caro, mas podia ter sido mais barato se tivesse optado como muitos turistas fazem por comer uns bocadilhos e comprar fruta nos mercados. Em plena Praça da Catalunha paguei por um café uma água com gás numa esplanada 2,5 Euros. Comparemos com Lisboa e confesso que não encontro grandes diferenças. Mas entrei por piada num supermercado e não vi diferenças. Vi leite a 65 centimos o litro. Vi carne, peixe e fruta ao mesmo preço da nossa.
Se saírmos dos grandes centros então é que notamos diferença. Ali mesmo ao lado da fronteira, um habitante de Mérida ou Caceres gasta menos que um habitante de Elvas ou Campomaior. Em tudo. Da restauração á roupa. A diferença é abismal.
Não gosto nada de falar mal de Portugal, não gosto de ir para fora e reparar nas diferenças. Não o faço quando vou para fora mas os nossos vizinhos ibéricos estão tão perto que se torna quase pornográfica as diferenças e é impossível não sentir uma revolta por ver o que uns podem ter e nós não.
Etiquetas: Daniel Arruda
3Comenta Este Post
Olha tu não me venhas para qui atentar com as maravilhas dos nuestros hermanos...que eu emigro!!!!!!
Daniel
Esqueceste uma diferença importantíssima a referir: é que na Espanha não manda o Sócrates!
Espero que tenhas desfrutado...
Isabel, vontade não me falta.
Leal desta vez o poblema nem é o Sócrates ou só o Sócrates.
É o Soares, mais o Cavaco, mais o Guterres, mais o Durão, mais o Santana e agora a cereja no bolo chamada Sócrates.
Enviar um comentário
<< Home