« Home | É isto que nos governa » | Reflexões á 4ª jornada » | Posta depois de ler e ouvir as notícias do dia ... » | Colaboração externa » | Isto tá bué de assustador aqui na sala » | Tivesse Ele tido semana inglesa... » | Para nossa felicidade o PSD está sempre cheio de S... » | Coisas dos dias » | Um tempo que passou » | Profissão de facto »

segunda-feira, setembro 29, 2008

Das 3200 casas dos remediaditos e amigos dos remediaditos à moral, passando pelo RECRIA


A saga das casas de Lisboa, cedidas a amigos e amigos de amigos, a remediados e carenciados e amigos de remediados e de carenciados, parece que está aí para durar. Segundo noticia o Expresso são 3200. Parece que atravessou mandatos. E que tão abragente como o leque de forças políticas que as "oferecerem" é o leque de contemplados com a oferta.
O jeitão que me tinha dado uma casita em Lisboa, há onze anos, quando comprei uma casa, reconstruída pelo RECRIA, cujos fiscais da Câmara aprovaram as obras e passaram a licença de habilitibilidade, sem por cá terem, sequer, passado, e cujo tecto da sala me caiu em cima da mesa da dita, oito dias depois da mudança, tal a qualidade da reconstrução e cujo empréstimo já cresceu duas ou três vezes mais que o preço total das rendas dos nossos tadinhos, mais ou menos colunáveis...e eu, com a mania que sou uma gaja de Esquerda, nas vésperas das Autárquicas que tirariam a maioria à coligação PS/PC, recusei-me a alinhar com os meus vizinhos e a chamar aqui a TVI, ou algo do género, para mostrar como eram feitas e aprovadas as reconstruções pagas, em mais de 50%, pela Câmara de Lisboa e pelo dinheiro dos municipes, acabando por ser, reconheço-o com mágoa, objectivamente, cumplice de todo um esquema de corrupção que ia (vai?) dos gabinetes dos veredaores, aos fiscais da Câmara, aos da EDP, aos da Epal, aos do Gás e por aí adiante...para não me sentir responsável pela vitória da Direita.Que, afinal, aconteceu mesmo sem a ajuda da TVI e da minha casa.
Ainda hoje, quando calha encontrar os vizinhos nas escadas e olhamos para as paredes, ou quando começa a chover e temos que ir à dispensa buscar os alguidares que pousamos estrategicamente na sala e nos quartos, me olham com ar de quem só não me dá porrada porque umas são velhotas e não têm força, os outros vão-se revezando à velocidade de mais uma limpeza ao telhado ou uma pintura na sala e os únicos, com alguma força, que cá ficaram desde esses tempos, o marido é polícia e deve achar que lhe pode trazer problemas de carreira desancar na vizinha...

Como eu ia, então, dizendo, eu, em vez de ser um escritor em dificuldades financeiras em Lisboa, mas remediadito no Ribatejo, onde comprou uma vivenda na mesma altura em que foi o feliz contemplado com a casita de Lisboa, de Esquerda sim senhor, mas sem tantos pruridos (a não ser quando escreve, mas aí presumo que não o faça na casa de Lisboa) como eu, que paga hoje uma renda que nem divulga qual...e possivelmente nunca teve o tecto em cima da mesa da sala, sou uma parva que fica tesa cada vez que no dia 3 deposita o dinheiro do empréstimo e que passa o Inverno a apanhar água do chão, tendo até tido uma horta de salsa plantado num cantinho da arrecadação...

Claro que este desabafo todo é uma falácia.

Porque eu sou dos que, apesar de saber que a história de só nomes de gente ligada às vereações de Esquerda virem à baila, por força das manigâncias do Santana & Cª , mesmo que a Direita não se encarregasse de vir dar com a boca no trombone e denunciar casos das vereações do PS/PCP, ficaria sempre muito mais chocada em saber que havia uma casa cedida nestas circunstâncias por uma vereação de Esquerda e aceite, nestas circunstâncias, por alguém de Esquerda...do que em saber que houve 100 oferecidas por Santana e Carmona ou 200 recbidas por amigos de Santana e Carmona. A estúpida mania que me impediu de chamar a TVI há onze anos, resulta de achar que ainda há diferenças... entre a moral de uns e de outros.
A vida tem-se encarregado de me mostrar, nos mais diferentes lugares e nas mais diferentes circunstâncias, que isto não é, sequer, ingenuidade, é burrice pura. Sinceramente hoje não faria o mesmo e teria denunciado a situação, com TVI ou outra coisa amante de escândalos qualquer, mesmo que depois me fosse sentir cheia de remorsos por poder ter contribuído para a vitória de Santana...nestes onze anos, aprendi que a minha obrigação de tranparência e a minha exigência é directamente proporcinal ao tamanho do choque, quando estes esquemas vêm da Esquerda...tenho a desculpa que há onze anos ainda não pintava o cabelo para esconder os brancos.

Etiquetas:

5Comenta Este Post

At 9/29/2008 11:17 da tarde, Blogger Kruzes Kanhoto escreveu...

Não há diferença entre a moral de uns e a moral de outros. Diria mesmo que não há moral...

 
At 9/30/2008 5:41 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Uma noticia destas não dá jeito nenhum aos políticos.
Logo agora que já no horizonte eles se perfilam para o ataque à malta.
As eleições estão aí...
Como diz o Zeca "eles comem tudo e não deixam nada"

Mais nada!

 
At 9/30/2008 11:08 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Kruzes, apesar de ser levada, num primeiro moento a concordar contigo...penso um bocadinho e páro a tempo. Não podemos alinhar nesse tipo de raciocínio sob pena de acabarmos por deistir de luat para que as coisas mudem. Por mais tentados que sejamos a isso...temos o dever de criar alternativas...à imoralidade.

 
At 9/30/2008 11:21 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Pois é Nando, nestes casos todas as as forças que passaram ao longo dos anos pelo Executivo têm muitos telhados de vidro (para que fique claro para algum camarada meu que por aqui passe e que diga logo:"Lá tá esta a bater no Sá Fernandes...", em relação a este executivo não tenho nehuma prova que alinhou no regabofe...pelo que deu para entender ainda nada tinha feito para o alterar...pelo que se entendeu ontem, António Costa não se demarcou de Ana Sara Brito, pelo contrário deu-lhe publicamente a sua solidariedade e compreensão...mas repito, para alguma camarda meu que goste de ver fantasmas, não estou a falar do Bloco...nem sequer de Sá Fernandes, apesar de ontem ter gostado de não o ter visto ao lado de Costa a manifestar a sua solidariedade para com a vereadora e vi...mas isso fica para outro post...talvez!!
Desculpa lá o parenteses tão grande mas há pessoas que curtem fantasmitas...).

Mas estava eu, então, a falar dos telhados de vidro. A história do RECRIA, por exemplo, deveria ser motivo de uma estudo profundo...apesar de saber que já foi há mais de dez anos...logo todos eles sabem que desta já se safaram...mas foi investido muito dinheiro, grande parte dele para comprar licenças, autorizações, etc, etc. Houve construtores civis que enriqueceram à custa do RECRIA.E hoje, grande parte das casas reconstruídas há onze e doze anos, encontram-se de novo em estado de degradação. Até porque foram compradas por pessoas que com o constante aumento das taxas de juro, hoje não têm qualquer hipótese de fazer a recuperação, que deveria ter sido BEM feita na altura.

 
At 10/01/2008 8:35 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Sem pretender discutir neste momento o assunto, leiam no Dn on line de hoje o que escreve Baptista Bastos.

E lembrem-se, Costa teve uma atitude louvavel, quer divulgar TODOS os nomes das pessoas que têm usufruido deste tipo de casas, veremos se a comissão de controlo de dados o autoriza.


É que se como se sabe, do CDS, ao PSD, do PS ao PCP, todos os partidos que passaram pela Camara utilizaram expedientes, para ajudarem um amigo, com uma casa a preço de arrendamento baixo.

O barulho que se está a fazer tem muito a ver com SANTANA LOPES, e é uma forma de ele uma vez mais escapar a responder, por todas as jogadas que fez , quer na Figueira da Foz quer em Lisboa.

Estranho é a quantidade de Jornalistas que o apoiam, ainda ninguem fez um estudo do porquê, destes sucessivos favores da imprensa ao Santana, será que ele os compensa de alguma forma?

 

Enviar um comentário

<< Home