Eternidade rima com liberdade?
Na Venezuela decide-se hoje se Chavez pode ser eterno.
Possivelmente isto merece análises políticas profundas...mas não tenho paciência para análises políticas profundas quando há homens que se arvoram, mesmo que com o recurso a votos, o direito a se tornarem deuses...quando isso de faz em nome do Socialismo, então, dá-me mesmo voltas ao estômago.
Possivelmente isto merece análises políticas profundas...mas não tenho paciência para análises políticas profundas quando há homens que se arvoram, mesmo que com o recurso a votos, o direito a se tornarem deuses...quando isso de faz em nome do Socialismo, então, dá-me mesmo voltas ao estômago.
Etiquetas: Isabel Faria
10Comenta Este Post
O que hoje se decide é se Chavez pode concorrer eternamente a eleições democráticas. Muito diferente de outros "socialismos" onde não há eleições livres e esses sim são eternos. Em qualquer dos casos o principio da limitação de mandatos parece-me ser melhor. E ainda outra coisa a favor de Chavez: ele sujeita esta alteração do fim do limite a mandatos a referendo, apesar de ter a maioria no parlamento e depois de ter perdido o primiero. Lembro-me por cá de um partido, o PCP, querer aprovar no parlamento o direito ao aborto, depois de ter sido chumbado em referendo, aproveitando-se de uma maioria circunstancial favorável.
Concordo com o que o Fernando disse logo no início do comentário. Sendo, sem justificação ética esta proposta, a verdade é que se fez um referendo... (claro que o Hitler também chegou ao poder com eleições, mas depois disso não voltou a fazer mais nenhumas) E, seja como for, o Sim foi maioritário. Repara que, mesmo cá, nas autarquias não tem havido limitação de mandatos, há quem esteja a chefiar autarquias desde as primeiras eleições livres.
Dito isto, o que eu penso -e tenho as minhas razões para o pensar - é que a «culpa» é que na Venezuela a oposição não tem oferecido alternativas suficientemente credíveis.
Fernando, sempre que houve eleições na Venezuela, e apesar das minhas duvidas, quanto ao "chavismo", aqui reconehci como são injustas as criticas que se esquecem desse dado fundamental: Chavez sujeita-se a eleições democráticas.
Isso não invalida que considere que a limitação de mandatos é imprescindível num Estado Democrático...e respondendo à Émièle, que, em Portugal, há muito ela se deveria ter alargado ás Autarquias ou aos Governos Regionais...
Agora a questão de fundo coloca-se-me: a construção do Socialismo faz-se com os trabalhadores e com o povo, em liberdade e em responsabilidade colectivas, em Democracia mas também em igualdade de oportunidades...se depender da eternização de um ou mais homens...pode ser tudo. Não é Socialismo. Pelo menos não é o "meu".
Hu Ah! Chávez no se va!
Um grande dia para os trabalhadores, os pobres e os progressistas do mundo!
É um grande dia para a esquerda munidal!
Viva Chávez! Viva o Povo Venezuelano! Viva o Socialismo! Viva Fidel!
Isabel:
Não é o teu... pois não! É o de milhões de venezuelanos e é o de milhões de progressistas do mundo inteiro!
A festa do Socialismo Venezuelano é de entrada livre... só está lá quem quer.
Luís Rocha, respeito, obviamente, o caminho que o povo da Venezulela escolhe livremente. Mas, efectivamente, o meu conceito de socialismo não comporta lideres eternos.
Mas deixa-me, apesar de tudo, realçar que se não comporta lideres eternos, por vontade popular...ainda menos comporta monarquias eternas, sem serem sujeita ao esccrutínio da vontade popular.´
Sabes, durante anos, o socialismo soviético também diziam que era o socialismo de milhões de soviéticos..nunca foi o meu. Nem para mim foi socialismo. O mesmo se passaou (se passa?) com a China. Diziam (dizem?) que o Socialisnmo chinês era o socialismo de milhões de chineses...nunca foi o meu.
Como no meu conceito de socialismo eu posso pensar livremente...tudo certo, portanto.
O socrates tem limitação de mandatos?
Realmente o melhor exemplo para contrapôr ao Chavez na questão de se é ou não compatível com a cosntrução do socialismo os mandatos ilimitados é o Sócrates...ou qualquer 1º Ministro de qualquer democracia ocidental...todos nós sabemos que o Sócrates está a contruir uma sociedade socialista e Portugal na sua via para o Socilaismo.
Desculpa ter esquecido esse pormenor importante...
"quando há homens que se arvoram, mesmo que com o recurso a votos, o direito a se tornarem deuses...quando isso de faz em nome do Socialismo, então, dá-me mesmo voltas ao estômago." E para não lhe dar a volta ao estômago, preferem mudar todos os 10 anos o nome do partido e mantêm os presidentes... Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah!
"quando isso de faz em nome do Socialismo".... tira-se o Socialismo do nome, mas mantém-se os eternos líderes...
Enviar um comentário
<< Home