« Home | Histórias da Madeira...e não só! » | Músicas » | Até amanhã » | A falta de memória pode ser perigosa... » | Para acabar com a religião do trabalho » | Completamente de acordo » | 1º de Maio » | 1º de Maio » | 1º de Maio » | Os milagres do meu filho... »

segunda-feira, maio 04, 2009

Quando a vergonha entra na campanha

O PS lançou em Almada a sua campanha de rua com vista ás autárquicas com a saída do 1º outdoor. Nada de novo. Tudo normal.
O que é anormal é a forma como o fez. ou melhor. Do formato de outdoor que escolheu. Toda a gente sabe que o candidato em Almada é Paulo Pedroso que foi julgado e considerado inocente em tribunal no ambito do caso Casa Pia. E isto para mim faz toda a diferença como irão perceber mais á frente.
Voltando aos cartazes. São os 1os cartazes que eu vejo que não apresentam um candidato e desculpem a franqueza mas acho que isso não é ingénuo. Se havia "vergonha" do candidato não o apresentavam como tal. Se havia medo de que a imagem do candidato tinha ficado "chamuscada" no processo, não o propunham. Mas a aprtir do momento em que ele é apresentado há que ser consequente.
Para mim, e porque foi julgado e ilibado, Paulo Pedroso é um cidadão de plenos poderes e sobre o qual já não recai uma pinga de suspeita. Nem tem isto a ver com o facto de neste mesmo espaço ter escrito há tempos, aquando da prisão preventiva, que achava que se estava a cometer um erro e que não me acreditava, que Paulo Pedroso tivesse algo a ver com os factos. Trata-se apenas da mais elementar justiça. Neste momento parece que o PS Almada e a Federação de Setúbal por arrasto está a tentar contornar uma situação que não tendo nada de incómoda começa a ser, dada a atitude. Colocar um cartaz, de fundo vermelho, com um frase de campanha e onde o nome do candidato aparece em letra pequininas num canto da imagem dá azo ás maiores expeculações.
Espero bem que com o andar da candidatura se perca este "medo". Sob pena de das coisas. A 1ª e mais importante em democracia é não se enganar as pessoas. Pois quer queiram quer não passa a imagem de que espera-se que as pessoas votem num partido sem associar um rosto á campanha, especialmente nuams eleições locais onde os rostos são importantes. Parece que o PS espera que as pessoas sejam estúpidas e não associem o candidato á campanha de modo a não haver ondas.
A 2ª é por uma questão de credibilização da justiça. Qual a imagem que o partido actualmente no poder, e que lembre-se tem um caso Freeport entre mãos, quer dar da justiça em Portugal? A imagem que nem eles próprios acreditam na justiça?
É triste quando as atitudes chegam a este ponto. Paulo Pedroso certamente que não o merece. Mas do PS tudo se espera. Paulo Pedroso enquanto cidadão nada tem que se esconder. Enquanto político também não, a menos que julguemos diferenças ideológicas e de opinião. Espera-se que o seu próprio partido não o trate de forma diferente.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 5/04/2009 10:50 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Mas o PSD até agora e apesar de estarmos a um mês das Europeias só tem um rosto Manuela Ferreira Leite, e até agora nada do Paulo Rangel, aliás como a campanha do Bloco onde até agora ainda não apareceu o rosto o Miguel Portas ou de qualquer outro candidato.

Pode ser meramente uma estratégia eleitoral do PS, apesar de tudo ainda faltam 5 meses ou mais para as autarquicas.

 
At 5/04/2009 11:05 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, O PSD parece que tem uma estratégia comum para as europeias e legislativas pelo que não me estranha que o rosto que apareça seja o da MFL. É uma estratégia. No entanto a nível local para as autárquicas aposta na personalização dos candidatos.

O BE há muito tempo que não pessoaliza as campanhas. Apenas nas autárquicas e para essas há tempo.

Em relação ao PS repara que é uma estratégia diferente do resto do País e já agora dentro da própria estrutura distrital. É isso que me leva a escrever o post. O porquê da diferenciação.

 
At 5/05/2009 8:05 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Quando a absoluta falta de vergonha e o oportunismo descabelado entra na campanha já sabemos que tem a mãozinha da Ruptura/Fer e dos seus membros.

 
At 5/05/2009 9:05 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, ???????????

O que é que isto tem a ver?

 

Enviar um comentário

<< Home