« Home | Voltei » | A nossa escolha » | Harmonia » | VAMOS A ISSO!! » | Uma noite para não esquecer » | Rescaldos de uma vitória » | ESTÁ NA HORA!!! » | Amanhã é dia de sair à rua, para lhes mostrar o ca... » | Bolhão » | Um destes dias »

terça-feira, junho 09, 2009

Façam um favor

Não gosto da concordia partidária. Dá sempre mau resultado. Porque é sinónimo de ausência de discussão ou porque representa uma paz podre. Não há debate político sem discordancia de nenhuma espécie.
Vem isto a propósito das reacções aos resultados eleitorais por parte dos militantes da esquerda portuguesa. E como ponto prévio dizer que incluo em esquerda portuguesa os militantes e simpatizantes do PCP, BE e alguns (cada vez menos do PS).
Que a comunicação passasse a noite eleitoral e o dia seguinte a querer fomentar uma Guerra BE / PCP eu até compreendo. O que não posso admitir é que numa noite eleitoral como não há memória, em que a esquerda consegue mais de 20% dos votos e onde o governo de direita é completamente desmascarado e desautorizado, essa mesma esquerda se divida e alinhe neste jogo tão do agrado do Bloco Central.
De nada valeram os sucessivos comentários que eu ouvi de Luís Fazenda, António Filipe, Francisco Louçã, Jerónimo de Sousa entre tantos outros a dizerem que não há nenhuma disputa à esquerda. Nos blogs, nos cafés, nos locais de trabalho houve diversas vozes que trataram o resultdo eleitoral como se de um Benfica - Sporting se tratasse. Apesar de continuar a achar que foram mais os militantes do PCP a fazé-lo, não posso ignorar que no BE também os houve. E não posso aceitá-lo. Porque não existe só uma esquerda. A esquerda sem pluralidade nunca será uma esquerda verdadeira e por isso não se pode reduzir a esquerda ao partido A,B ou C.
Numa altura em que corremos o risco de o Bloco Central não ter os 66% da nossa governação, em que a posição da esquerda vai ter de ser ouvida o povo não aceita que nos percamos em guerras inúteis. Numa altura em que nos deram uma (á esquerda) uma força como eu não tenho memória no Portugal Democrático (talves em 75/76 mas não me lembro dessa altura) ninguém compreende que não sejamos capazes de encontrar o que nos une e deixarmos de perder tempo com o que nos separa. Com todas as diferenças que são afinal as riquezas do debate político.
Aqui mesmo nesta casa temos assistido a estes exercícios de sectarismo bacoco. Eu estou-me bem pouco a borrifar para quem é a vanguarda da classe operária, porque na minha ideologia, marxista, a vanguarda são as massas. E essas começaram no domingo a dizer o que querem.
Não tenho paciência para que estas discussões que dizem que o meu partido é mais á esquerda do que o teu. As discussões da insunuação que vai haver coligações em Setembro. Já repararam que até hoje nenhuma das insinuações se confirmaram.
Felizmente os meus camaradas, e aqui englobo todos os de esquerda, aqueles com quem me dou, sejam da esquerda do PS ou do PCP conseguimos pôr as nossas diferenças de parte e levantar algo. Para já foi uma colectividade de cultura e recreio. Para isso precisámos de todos. Incluindo os sem partido. Sem diferenças por uma causa comum. O bem estar de uma comunidade. Se na política a causa comum é o país, façam favor á causa. Entendam-se. E isto não é dirigido às cúpulas dos partidos, pelo menos não só. É aos seus militantes e simpatizantes. Porque só concebo um partido se for assim. De militantes, e é desses que tem de partir a vontade.

Etiquetas:

15Comenta Este Post

At 6/09/2009 8:21 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Percebo onde o Daniel quer chegar, e até aceito que possa haver militantes do PCP , menos sectários na sua zona que até possam estar de acordo com aquilo que o Daniel Escreve, 22% á esquerda do PS , só nas eleições de 1976, para a Presidência da Republica onde concorreram o Pato pelo PCP, e Otelo por toda a esquerda alternativa, e onde em conjunto se chegou aos 24%.

E não é por acaso que eu escolho essa eleição, é que os ataques que eu li ao Miguel Portas nos Blogues afectos ao PCP, não ficam nada a dever ás calunias que na altura puseram a circular sobre o Otelo, naquela que foi uma das mais sujas campanhas do PCP.

E a situação repete-se, é verdade que alguns dirigentes do PCP, incluo o Bernardino Soares num debate nessa noite, e a esmagadora mmaioria dos dirigentes do BE a começar pelo Miguel Portas e acabando na Ana Drago, colocaram a tónica no que podem representar os 22% de votos á esquerda do PS, como inicio da construção de uma alternativa de poder , com politicas realmente de esquerda.

Só que isso não se passa com a generalidade dos militantes do PCP, que raivosamente e até diga-se de forma por vezes soez, têm inventado toda uma a serie de torpes mentiras, para achincalhar o resultado HISTÒRICO EM NUMERO DE VOTOS do BE.

Basta dar uma volta pelos Blogues afectos ao PCP, e a realmente só dá vontade de os mandar tomar sais de fruto para a azia, isto para não os mandar á m.....

 
At 6/10/2009 8:25 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Estão com medo de ir a votos em Outubro... mas têm que ir.

 
At 6/10/2009 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

A hipocrisia na politica é um dos vicios mais comuns, e que revela bem o estofo de certas pessoas.

Hoje 10 de Junho ( este dia lembra-me sempre a ditadura , era o dia da raça para Salazar e seus amigos), o actual Presidente da Republica Anibal Cavaco Silva, vai condecorar Salgueiro Maia.

Salgueiro Maia um dos capitães de Abril , e um dos heróis desse dia, viu recusada há alguns anos uma pensão, que lhe era tão necessária, pois na altura já se encontrava muito doente. Quem lha recusou?
O primeiro ministro da época Anibal Cavaco Silva.

O mesmo Cavaco Silva, que não teve pudor, de atribuir na mesma época, pensões a dois ex-inpectores da Pide , por serviços prestado ao país, segundo rezava o despacho.

Pensões para ex-pides, mas não para o capitão de Abril Salgueiro Maia.

Agora depois de morto condecoração, pois é, aproxima-se a luta pela reeleição, e Cavaco anda já á cata de votos.

Realmente há politicos que pensam que os portugueses têm memória curta.....

 
At 6/10/2009 12:04 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"em que a esquerda consegue mais de 20% dos votos e onde o governo de direita é completamente desmascarado e desautorizado" ????????? Mas o governo não é do PS?????

 
At 6/10/2009 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"Realmente há politicos que pensam que os portugueses têm memória curta...." a começar pelo Arruda.

 
At 6/10/2009 9:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Agora o PCP já é de esquerda... Agora já não há estalinismos, burocracias e etc e tal. Devem ser as tais reviravoltas tácticas... Haja pachorra para aturar tanta politiquice! HÁ VALORES MAIS IMPORTANTES DO QUE SACAR VOTOS: A HONESTIDADE É UM DELES!

 
At 6/10/2009 10:00 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"Haja pachorra para aturar tanta politiquice! HÁ VALORES MAIS IMPORTANTES DO QUE SACAR VOTOS: A HONESTIDADE É UM DELES!"

Tem toda a razão, mas eles não sabem nem o que são valores e muito menos o que é honestidade.

 
At 6/10/2009 10:26 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

E estão cheios de medo de irem a votos em Outubro. Cheira-se o medo a léguas de distância.

 
At 6/11/2009 11:24 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Eu começo a achar-vos piada quando vocês começam a responder-se a
vocês mesmos...mas isso é aquela nossa veia que nos mete a de achar sempre alguma piada ao ridiculo...
Se estivesse no vosso caso, no entanto, optaria por consultar um médico...às vezes, acho que resulta!

 
At 6/11/2009 1:58 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Estão com medo, estão. Eles conhecem o princípio dos vasos comunicantes.

 
At 6/11/2009 2:51 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Ao 1º anónimo, que foi o único que discutiu o post. É verdade o que escreves mas mesmo no BE há pessoa que ficaram mais felizes por passarem á frente do PC que pelo resultado propriamente dito. São menos é verdade mas existem também.
Quanto ás atitudes eu ainda espero que quem as tem pense, e as mude.

 
At 6/11/2009 2:51 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Isabel, é tão bom quando os comentários dão e confirmam a justeza de um post. Era também disto que eu falava.

 
At 6/12/2009 4:26 da tarde, Anonymous armenio escreveu...

o bloco esmagou o pc. o pc é historia. viva.

 
At 6/12/2009 4:29 da tarde, Anonymous armenio escreveu...

entretanto é de apontar as ideias da fer do post - por eles o bloco era uma ala revoltosa e sem expressao do pc

 
At 6/12/2009 5:01 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Arménio, eu acho-te tão giro!! A sério, a falta que nos fazes quando não passas por aqui...nunca nos deixes armenicamente orfãos, please...

 

Enviar um comentário

<< Home