« Home | Vergonhoso » | Adversário demasiado difícil » | Comunicado oficial » | Mais um outdoor parvo » | Um suponhamos....:))) » | "Don't fuck my job" » | Cuidadinho faxavor... » | Não há jantares grátis » | Carta aberta » | A IKEA sempre a inovar »

segunda-feira, julho 13, 2009

Diferença de atitudes

As atitudes ficam para quem as pratica. Vejam por vocês a diferença de atitudes de uns e outros. Eu, em artigo de opinião não tive problemas em falar bem de um adversário político. Porque a honestidade deve estar acima de tudo e em combate político nem tudo vale mesmo sendo candidato á Junta de Freguesia de Corroios.
Para o PCP não é assim. O ataque torpe e cobarde é justificado para "roubar" uns votos só para manter o estatuto de força de esquerda mais votada. É um sentimento mesquinho de quem não está preocupado com o país mas sim com a sua sobrevivência. Como diz o povo "as atitudes ficam para quem as pratica" e será esse mesmo povo a julgar nas urnas as atitudes do PCP.
Quanto a mim, enquanto militante e dirigente do Bloco de Esquerda não ouvirão esses ataques. Julgarei sempre que o achar necessário as atitudes mas nunca entrarei no ataque gratuito só porque assim julgasse ganhar algo. Porque tenho os meus adversários e inimigos políticos bem definidos e garanto que o PCP não está entre eles. Assim cada um soubesse definir os seus.

Etiquetas:

20Comenta Este Post

At 7/14/2009 4:28 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O Jeronimo num comício em Viana do Castelo , nestes últimos dias foi claro, A ÙNICA FORÇA de que os capitalistas têm medo é do PCP, (ele diz CDU mas é a mesma coisa), e depois mete tudo no mesmo saco CDS, PSD PS, e dizendo que não sendo exactamente o mesmo o BE tambem não preocupa o capital.....

Mas enfim, mais uma vez a velha frase, os cãesa ladram......

 
At 7/14/2009 5:22 da tarde, Anonymous Igor Sousa escreveu...

O PCP é a força política que mais detesto, a unica justificação que usam é o socialismo e repetem isso até à exaustão, quando tudo o que qieriam era instalar um estado ANTI-DEMOCRATICO E DITATORIAL, fora PCP!
VIVA O BE!!!1

 
At 7/14/2009 5:26 da tarde, Anonymous Igor escreveu...

Mas desculpem caros amigos, mas já reparei que vários dos meus anteriores comentários (noutros posts) não foram publicados, porquê?

 
At 7/14/2009 5:28 da tarde, Anonymous Igor escreveu...

Gostava que me explicassem por favor. Noutro post disseram-me que não podia falar mal de outros partidos de esquerda mas há outros em que nem me referia a isso e também não foram publicados

gostava que me esclarecessem.......
VIVA O BE!! força BE

 
At 7/14/2009 6:08 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Caro Igor, não me lembro de todos os teus comentários mas se algum não foi publicado foi porque certamente continha algum conteúdo com o qual os autores deste blog não compactuam. Não os aceitamos de pessoas do PCP com não os aceitamos do BE nem de ninguém.
Foi a forma que arranjámos de as caixas de comentários andarem mais limpas.
Não se trata de falar d eoutras forças de esuqerda nem sequer de direita. É a forma como se faz. Por publicarmos tudo tivemos a caixa conspurcada, neste momento só aceitamos os comentários que visem discutir os assuntos dos post de forma minimamente civilizada.
Espero ter respondido.

 
At 7/14/2009 6:40 da tarde, Anonymous Mário Cardoso escreveu...

Em primeiro lugar, deixo-vos este link:

http://cravodeabril.blogspot.com/2009/07/o-pormenor.html

Em segundo lugar, e como ao que parece têm memória curta, ou, em alternativa, apenas atenção para os outros e nenhuma para vocês mesmo, queria recordar-vos do que disse António Chora sobre o PCP - basicamente que rejubilava com a perda dos postos de trabalho dos trabalhadores da Autoeuropa.

Quem tem telhados de vidro, não atira pedras, nem deve fazer o papel de vigem ofendida. Aliás, acredito que o BE tem sido muito mais hostil ao PCP nos útlimos 4 anos do que o contrário; a diferença é que em época de eleições ficam sempre mais cordiais.

Foi uma atitude que me levou ao afastamento do BE em 2007, e se bem que o PCP possa não ter papas na língua quando se vos refere, admitamo-lo, o BE não tem nem razão, nem moral absolutamente nenhuma para se queixar. Cheguei a ver numa entrevista a Francisco louçã (DN) que o PCP pretendia um rumo totalitário para o país. Entrevistas de Ana Drago em que insultava a Direcção do PCP. Não gostei da atitude.

 
At 7/14/2009 7:42 da tarde, Anonymous Igor escreveu...

Pois mas o problema é que nem em todos eu atacava o PCP, e naqueles que atacava não vejo razão nenhuma para nao aprovarem uma vez que voces também atacam o PCP

E por favor nao me venham dizer que os meus posts conspurcam o espaço, é quase insultuoso

Uma vez disseram-me que era por atacar um partido de esquerda e eu perguntei porque eram entao permitidos ataques ao PS uma vez que em teoria tb é "de esquerda"

Nao me responderam

Se existe essa regra ja a deviam ter colocado ha muito como aviso na caixa de comentarios

Desculpem-me a sinceridade mas o bloco tb é pra ser ser sincero e acho muito mal que censurem os posts que nao gostem, desculpem lá.....

 
At 7/14/2009 8:06 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Igor, a palavra forma diz-te alguma coisa. Não era apenas do conteúdo que falamos pois podes falar do que quiseres desde que mantenhas a boa educação.
por fim o conspurcado não era para ti mas se a carapuça serve ...
É que não lés os comentários que apagamos diariamente.

 
At 7/14/2009 8:18 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Mário Cardoso, acredita mesmo no que escreveu? Todas as semanas há no avante um artigo sobre o BE. Esta semana foram 4. Mostre-me um exemplo em que o BE atacou desta forma cobarde, sem contraditório o PCP. É que no Avante não há contraditório como se compreende, é um orgão partidário.
Por outro lado o Chora, que aqui já critiquei, não ataca o PCP nem o difama. Critica a sua postura perante os sindicatos e as empresas. Há-de convir que é diferente. Eu posso criticar posturas e não preciso de usar os adjectivos que são usados no Avante. S etem algum exemplo em que oalguém do BE usa aquele tipo de adjectivação sobre o PCP agradeço que mo faça chegar.
Por outro lado sobre o facto de serem dedicadas tantas linhas ao BE como ao PS não lhe merece nenhum comentário.

Enfim, por muitas voltas que se dê tem de reconhecer que isso não fica bem a um partido de esquerda. Obviamente que o BE e o PCP não têm exactamente as mesmas ideias. Senão não haveria dois partidos. Obviamente que pretendem fazer prevalecer as suas ideias sobre as dos outros. Obviamente que em periodo eleitoral alguns excessos de linguagem serão permitidos, mas há limites e o PCP passou-os.

Já agora dizer-lhe que descontextualizar as coisas é feio e eticamente reprovavel. Quando falal na entrevista do Louçã deveria dizer em que contexto é que isso foi dito e não o fez. Eu sei qual foi. Espero que ainda o faça nesta caixa de comentários sob risco de eu pensar que apenas manipula palavras a belo prazer sem nenhum tipo de honestidades.
Já agora diga também quais os insultos de Ana Drago para os podermos comparar. É que acabei de reler as duas últimas entrevistas dela e não vejo um único insulto que seja digno desse nome.

Obviamente que aguardo resposta.

 
At 7/14/2009 9:37 da tarde, Anonymous Mário Cardoso escreveu...

Se acredito no que escrevi? Uma pessoa que não acredita o que escreve, na minha terra, chama-se cínica. Acho que não vou responder à sua infeliz acusação, caro amigo.


Já aqui referi alguns exempos em que o BE atacou de forma cobarde - e sem contraditório - o PCP. Desculpe-me mas não estou aqui em advogado de defesa nem do PCP, nem do BE, e não vou perder muito mais tempo a pesquisar na internet outras situações igualmente lamentáveis.

O Chora não ataca o PCP? Viu a entrevista dele na RTP2? E já agora, viu o que eu escrevi? Acha isso um "criticar posturas do PCP"?

Relembro-lhe e agora peço-lhe que leia com atenção: Depois de se referir a sindicalistas do PCP, afirmou que viam vantagens em haver despedimentos, pois assim se criava um clima de convulsão social favorável!! Já ouvi afirmações destas de muitos sextores da direita, mas nunca de uma pessoa de esquerda, ainda mais sindicalista!

Sobre a adjectivação: ao que parece censura alguns comentários do seu amigo Igor, mas o primeiro comentário deste post, relativamente a uma frase proferida por Jerónimo de Sousa, foi "os cães ladram".

Absolutamente lamentável.

O contexto em que Louçã fez essa afirmação foi em resposta a uma pergunta do jornalista sobre o papel do PCP na vida política nacional. Aliás, teria de dar uma volta de 180º para justificar, com a desculpa da contextualização, tal afirmação.

Olhe, sabe que mais? Nem tenho nada contra o BE e não tendo sido militante cheguei a participar em algumas das actividades entre 2003 e 2007, mas estas atitudes fartaram-me. Não costumo tomar partido nem pelo BE nem pelo PCP, mas incomoda-me quando o BE faz o papel de santo e atira a batata quente para o lado do PCP.

Não se esqueçam do comício das esquerdas em que resolveram não convidar o PCP (apesar do protestos de muitos dos vosso militantes), de no artigo que mencionei acima o vosso coordenador autárquico ter criticado uma câmara CDU, ressaltando o facto de ser CDU e que nem sequer era CDU (era PS!), das acusações de Chora para as quais nem tenho palavras, dos posts de Daniel Oliveira no Arrastão acusando o PCP de ter estado por detrás das agressões a Vital Moreira, etc, etc.

 
At 7/14/2009 10:57 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Mario Cardoso, vou responder por paragrafos que é mais fácil.
1- Se acredita no que escreveu é uma figura de estilo. Tenho pena que não o tenha entendido assim.

2- É mentira que tenha apresentado um exemplo que seja em que o BE tenha adjectivado o PCP. Ainda vai a tempo de o fazer. A pesquisa na net é rápida.

3- Se ouvisse declarações de sindicalistas afectos ao PCP na Autoeuropa veria que esta frase não é descabida. E mais foi lançada também num comunicado de célula como é publico aqui na empresa.

4- O comentário é de um anónimo. Parece-me abusivo considerar isso uma pessoa do BE quando aqui normalmente são pessoas de outras forças políticas que costumam entrar como anónimos. Em relação ao Igor no BE só conheço um Igor e esse não colocaria aqui comentários como aqueles que foram apagados deste espaço pelo que é abusivo tratá-lo por amigo. è tão amigo como você.

5- Mais uma vez descontextualiza. A resposta foi dada no contexto da vida política no periodo imediatamente pós 25 de Abril. Não me parece que a resposta esteja assim tão incorrecta. Há documentos até do PCP que provam a afirmação do Louçã.

6- Com a maior das sinceridades, depois de tantas que já ouvi desconfio sempre dos que dizem que até participaram em actividades do BE como se isso fosse dar mais legitimidade ás coisas que dizem. Será que nop PCP não se farta do que ouve sobre o BE. Não me tome por parvo.

7- os post do Arrastão são escritos por um militante do BE. Já nem dirigente é. As do Avante não.
As declarações do Pedro Soares são tristes, mas em lado nenhum adjectiva. As do Avante não.
As declarações do Chora são verdadeiras e só as critica quem não lê e ouve o que o PCP diz dentro da Autoeuropa.
O comício das esquerdas foi uma iniciativa em que havia militantes do PCP e representantes de todas as forças de esquerda. Por acaso já se esqueceu da frase de jerónimo de Sousa ao dizer que mesmo que fosse convidado não iria.

8- não respondeu a um dos reptos que lhe deixei. Só posso concluír que não consegue concretizar o que insinuou. O que é feio.

 
At 7/15/2009 1:04 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

"O comício das esquerdas foi uma iniciativa em que havia militantes do PCP e representantes de todas as forças de esquerda."

????????????????????????

 
At 7/15/2009 1:53 da manhã, Anonymous Mário Cardoso escreveu...

1. A entrevista não foi nada do período pós-25 de Abril; foi dada a Louçã enquanto dirigente do BE. É recente. Nâo tente confundir as coisas.

2. Infelizmente, por muito que gostasse de a colocar aqui, essa entrevista não está disponibilizada na internet. Não está e nada posso fazer.

3. Dizer que, mesmo na altura do pós-25 de Abril o PCP, um partido que sempre se bateu pela democracia em Portugal pretendia um rumo totalitário para Portugal é uma afirmação típica da direita em que infelizamente, cada vez mais bloquistas não resistem a dizer. E isso é algo que sempre critiquei no BE, assim como já critiquei militantes do PCP por afirmarem que o BE quer um rumo "social-democratizante" e não um rumo socialista para o país. Acho que estão bem um para o outro.

4. Se duvida que participei (até bastante activamente) no bloco tomando como justificação um raciocínio milaborante de "legitimidade" é problema seu. Não vou chegar ao ponto de discutir psicologia consigo, caro Daniel. Se acha que sou mentiroso, pois que ache.

5. Dizer que a frase de Chora não é descabida, desprestigiando o trabalho de milhares de homens e mulheres comunistas no meio sindical (que supostamente querem o despedimento dos seus colegas), é uma afirmação grave e que mostra bem como estão longe de fazer uma autocrítica séria, embora já tenham feito alguns esforços nesse sentido.

6. No comício das esquerdas houve militantes do PCP no público (seria o cúmulo sem nem aí houvesse). Tanto quanto sei, não foi convidado um único militante do PCP para falar. Manuel Alegre foi. Afirmar que no comício das esquerdas houve militantes do PCP só porque houve no público é aquilo que se chama, em bom português, atirar areia para os olhos. Se de facto foram convidados militantes do PCP para falar, corrija-me.

No entanto, acho que o PCP poderia ter lidado melhor com a situação.

8. O comentário é de um anónimo, mas isso não invalida que, relativamente a um comentário de Jerónimo tenha dito que "os cães ladram". Ao que parece têm muito cuidado com certos comentários, mas outros já merecem a vossa publicação.

7. Embora discorde de si em muitas coisas e de lhe ter apontado alguns erros/deturpações, repare que não cheguei ao extremo de dizer que "o que faz é muito feio". Deixe-se de paternalismos.

Com essa atitude só conseguirão afastamento dos vossos simpatizantes.

Cumprimentos

 
At 7/15/2009 2:05 da manhã, Anonymous Mário Cardoso escreveu...

Só mais uma coisita. Eu nem queria voltar à carga com isto, mas acho que é uma questão pertinente. Sempre que alguém que já foi activista do BE vos critica, a reacção é SEMPRE duvidar da afirmação. Isto é recorrente, já vi a mesma reacção para comigo noutros blogues BE.

Não vos fica bem desvalorizar as pessoas apenas porque mudaram de opinião.
Fica a chamada de atenção.

 
At 7/15/2009 4:33 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Não sou eu que estou a confundir é o Mário Cardoso. A entrevista ao Louça é recente, o que foi pós 25 de Abril foi o tema que estava a ser falado e a resposta do Louçã foi nesse sentido.
Quanto ás ideias de democracia do PCP no período pós 25 de Abril só posso falar do que li e pesquisei, pois tina menos de um ano na época, e encontrei muitas referencias nesse sentido, desde livros a artigos de jornal e posso até dizer que eliminei os escritos por pessoas claramente de direita, leia-se dos conservadores ao PS inclusive.
Se não corresponde á verdade processem quem os escreveu. Para pessoas como eu, com menos de 40 anos e que somos uma maioria da população, a história está escrita nos livros e é por esses que nos informamos.

Nunca lhe chamei mentiroos. O problema é que de tanta vez ouvir dizer a mesma coisa uma pessoa desconfia. Por exemplo, tivemos uma militante do PCP, dirigente do CC que vinha par aaqui escrever o mesmo no meio de uma data de insultos. O problema é que ela abusou a ponto de fazer-mos uma queixa oficial e qual o nosso espanto quando descobrimos quem era afinal a personagem. Quer outro exemplo. Vá a um blog afecto ao PCP, o Anti Troll e veja o que escrevem. Um dos elementos o Rui Faustino (assina no blog com um pseudónimo) dizia o mesmo. Depois de ler tire as suas conclusões. Podia continuar com os exemplos, mas acho que me expliquei.

Quanto á frase do Chora acho que tínhamos de abrir aqui uma discussão sobre o que é ser sindicalista. Se ser sindicalista é aprovar 5 greves por anos só na Autoeuropa sem nenhum tipo de justificação. Se é estar mais tempo ausente do posto de trabalho que lá, isto para não falar dos dirigentes que nem sabem já o que é um posto de trabalho, que lançam comunicados sem nenhum tipo de fundamentação e comunicados que passam ao lado da comissão sindical eleita dentro da empresa. Ser sindicalista é incentivar as pessoas a fazer algo e depois não apresentar sugestões como foi nos casos da hora ou ½ hora de refeição na Autoeuropa. Se ser sindicalista é promover a dessindicalização ou se ser sindicalista é tentar travar processos de eleição de ORT’s só porque não são como o sindicato quer. Se ser sindicalista é isto tudo então o Chora está mal, mas como eu fui (e ainda sou em actos) sindicalista na minha empresa sei que ser sindicalista não é isto e por isso Chora tem razão.

Sobre o comício das esquerdas não me acredito que não saiba a história toda pelo que vou pressupor que está apenas a fazer jogo político para outros verem. Foi amplamente discutido aqui no Troll e não vou perder mais uma linha com isso. O PCP não esteve lá, não foi convidado por razões que você sabe decerto.
Não se tratou de vingança nenhuma mas antes de atirar pedras pergunte ás pessoas do seu partido porque é que nas comemorações do 25 de Abril o PCP nunca convida ninguém do Bloco. Sectarismo. Sim desde 99 por parte do PCP.

Quanto aos comentários, pela enésima vez neste e noutros posts. Só não publicamos comentários que atentem contra a dignidade pessoal e que tenham conteúdos que não sejam próprios de figurar num espaço sério. “os cães ladram” é uma expressão popular que até no parlamento burguês é utilizada.

“Com essa atitude só conseguirão afastamento dos vossos simpatizantes.” E diz que eu é que sou paternalista?

Por fim que a discussão vai longa, o tea original da posta já foi. Das calúnias ofensas e adjectivação do Avante já nem se fala. Só para recentrar o debate

 
At 7/15/2009 6:55 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Mario Cardoso qualquer militante da UDP lhe pode dizer, qual era a postura do PCP em , em relação a esses militantes, quando se realizavam plenários na Lisnave e na Setenave em 1975 por exemplo.

Agressões , insultos, o inimigo principal não era a direita ou o PS com quem o PCP estava no Governo, mas sim tudo lhe cheirasse a esquerda.

E mesmo após o 25 de Novembro quem assistiu á VERGONHOSA campanha encabeçada pelo já falecido Octavio Pato, contra Otelo Saraiva de Carvalho nas Presidencias de 1976 , só pode dizer que o PCP se preocupa muito com quem está á sua esquerda, mas pouco com quem está á sua direita, e basta lembrar com que facilidade o PCP se coliga com o PSD e o CDS, e como andou em negociações mais ou menos públicas com o Antonio Costa para integar a sua lista para a Camara de Lisboa.

Principios....

Mas muito mais grave , e que revela o estado a que chegou o PCP, é o que se passou na Madeira.

Com a presença de Jeronimo de Sousa, foram apresentados os candidatos ás legislativas , no SINDICATO DA HOTELARIA DA MADEIRA.

Mais um rombo colossal na autonomia sindical, e descredito de um sindicato, ou melhor de uma direcção sindical, que demostrou não ser capaz de distinguir a militancia partidaria, da militancia sindical.

Mas vindo do PCP já nada admira.

É por estas atitudes que os sindicatos têm cada vez menos sindicalizados

 
At 7/15/2009 8:38 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Onde isto já vai...

Daniel, está a tentar passar pela calada a ideia de que os sindicalistas do PC promovem greves sem fundamentação, promove e des-sindicalização, não apresentam propostas, etc, etc?

Sou sindicalizado no STIENC e muito sinceramente o que diz não poderia ser menos verdade, a avaliar pelo trabalho dos delegados sindicais na minha empresa

Haverá bons e maus sindicalistas no PCP, assim como no BE (eu discordo da sua opinião, tenho péssima ideia do trabalho e das ideias de Chora) mas acho que se excedeu nos ataques

 
At 7/15/2009 10:10 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo das 8.38, achava que tinha ficado claro que estava a falalr dos sindicalistas afectos ao PCP na Autoeuropa e dos dirigentes do STIMMS. Se naõ ficou a minhas desculpas e fica aqui então a precisão desse facto.
Quanto ao Chora eu também discordo dele nalguns casos e já o escrevi mais abaixo como pode facilmente ver. O que não invalida que nessas declarações ele tenha tido razão. Na minha opinião.
Quanto ao resto concordo. Há bons e maus sindicalistas em todo o lado e o BE não é excepção.

 
At 7/16/2009 1:35 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Pois, era o que eu temia. Que tristeza falar dessas pessoas nesses termos, e sem consciência de quão graves são as suas acusações.

 
At 7/16/2009 3:43 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Graves acusações? Graves são asatitudes de alguns. Nomeadamente dessas pessoas.

 

Enviar um comentário

<< Home