« Home | Olho por olho torna o mundo cego » | Parece que em Belém só há espaço para o conservado... » | A memória também é mística » | Paz ou abandono? » | Músicas » | À atenção das televisões que me convidaram para fa... » | Praia Maria Luísa » | Iolanda, para a Arca de Noé » | Um artigo de opinião » | Contra factos não há argumentos »

quarta-feira, agosto 26, 2009

Corroios, uma opinião

Já me questionaram várias vezes sobre o que se está a passar em Corroios / Seixal nesta campanha eleitoral. Como 1º comentário acho que me apetece dizer que anda tudo parvo. Mas seria mesmo só o primeiro pois na realidade ainda há quem não esteja a levar isto para a palhaçada e se generalizasse estava a ser injusto. Vamos então aos factos que as considerações ficam para depois. As festas populares de Corroios contam com um espaço para o movimento associativo e partidos políticos junto de um dos palcos da festa. Nesta zona todos os espaços são gratuitos e têm todas o mesmo espaço, ou seja 3,5 metros de frente. Há no entanto uma excepção que é o PCP que tem um espaço de 3,5m da CDU, um de 3,5m da JCP e um com cerca de 15m do PCP. O PCP explora um bar com comes e bebes nesses 15 metros. Existem apenas duas forças políticas que nos últimos 8 anos estiveram presentes em todas as festas da Freguesia. O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português, sendo que os outros partidos aparecem ciclicamente 4 em 4 anos sendo que para ser completamente justo o PSD já o ano passado marcou também presença. Estes são os factos sem nenhum tipo de adulteração.
Agora vamos aos outros factos que deram origem ao problema ainda e como anteriormente sem considerações minhas.O PS diz que pediu por requerimento espaço para o PS e para a JS e que contava com esses dois espaços. O executivo da Junta, ou a comissão de festas entendeu o requerimento como sendo para um espaço, o que foi atribuído. O PS alega que em nome da igualdade o PCP não pode ter um espaço com 21m de frente (somados o PCP+JCP+CDU) e os outros partidos só 3,5m. O PCP alega que faz anualmente um requerimento á junta para um espaço daquele tamanho porque faz aí uma exploração para “restaurante /zona de comes e bebes”. O PS acha que está a ser discriminado e o PCP acha que nem por isso.O PS deixa o seu espaço vazio e parte para a campanha de denúncia daquilo que acha ser uma questão de quase ditadura para calar as oposições colocando um figurante de pé amarrado e amordaçado em cima de uma mesa com uma faixa que dizia: “Seixal ditadura Comunista. PS impedido de participar nas festas.
Agora as minhas considerações. Acho que aquilo que se passou nas festas de Corroios é triste e vergonhoso para a política em geral. Ninguém saiu a ganhar desta querela. Nem o PS pois a política é proposta e não o confronto birrento, nem o PCP pois não é justo, e eu tenho-me batido por isso ao longo dos anos, que o PCP aproveite as suas múltiplas estruturas para ter mais espaço nas festas que outros. Também não entendo o porquê deste súbito interesso do PS nas festas de Corroios pois nos últimos 3 anos quando o BE, na voz da minha pessoa, contestava o facto de termos pouco espaço disponível, o eles referiam o pouco interesse político das festas. Será por ser ano de eleições? Enfim, os últimos 5 dias têm sido ridículos em Corroios.Mas nem só disso se faz a campanha no Concelho do Seixal. Com o desenvolvimento e massificação da Blogosfera de dos novos meios de comunicação parece que se tornou hábito a calúnia, a desinformação, a mentira e o boato. Não só nos textos dos blogues mas também nas caixas de comentários dos blogues e dos jornais on-line. O diz que diz tomou conta da campanha. Não deixa de ser verdade que os apoiantes do actual executivo (e quero-me acreditar que não há indicações neste sentido do partido que o suporta) são os que mais participam nessa campanha, repetindo em muitos lados as mesmas mentiras e deturpações de modo a que estas na voz popular se tornem verdades. Mas não só. Também pegou moda o ataque pessoal. Nem sequer discuto se as considerações ás pessoas visadas são correctas ou erradas. Nem me interessa. A política não pode ser feita com base nas considerações pessoais. O que deve ser discutido é a proposta e as ideias para o concelho e essas têm passado e temo que passem a campanha toda, ao lado dela sem nunca a encontrar. Convido-vos a ler o que tem sido escrito não só nos post que em muitos casos são ponderados mas depois nas caixas de comentários onde á luz do anonimato se podem dizer as maiores barbaridades com a conivência dos autores dos espaços. Felizmente e ao contrário do que tem sido habitual nos últimos anos, o BE não tem sido muito visado. Ainda bem. Eu quero acreditar que a postura de não “agressão” que temos tido em muito contribui para isso. Queremos discutir política. Nada mais. E pelos visto também querem discutir política connosco. Agradecemos.
Uma última nota para um blogue com quem tive há 4 anos um despique "aceso" também devido a inverdades publicadas mas que mudou e neste momento se tornou de facto referencia na blogosfera concelhia pela seriedade como tem tratado os temas que levanta. Chama-se a-Sul. Não perdi nenhuma das diferenças ideológicas que tinha com os autores deste blogue, mas gosto de ler quando os assuntos são tratados com seriedade. Ou seja, mesmo não concordando com as conclusões em muitos dos casos, reconheço que há ali matéria. Um exemplo de boa blogosfera no Concelho do Seixal.

Etiquetas:

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home