« Home | Terras de ninguém, um blogue que tem ser de todos » | Obrigado Sócrates » | Uma vénia à TSF » | Continua em grande o Vieira da Silva » | Começou a hipocrisia natalícia » | De regresso à normalidade. "No passa nada" » | Atenção que o Jacinto voltou » | É um direito e não uma regalia » | Não esquecer » | Há perguntas que ainda não têm respostas »

segunda-feira, novembro 16, 2009

A lei do tabaco fracassou

Amanhã "festeja-se" o dia do não fumador. Sim porque em Portugal este dia não se assinala. Festeja-se. Tal como se ostraciza quem diariamente contribui com os impostos ao comprar tabaco. Eu amanhã também festejo. Festejo o fracasso reconhecido da lei do tabaco da tripla Campos / Sócrates / George. Hoje quase 2 anos sobre a implementação da lei há mais cafés para fumadores do que para não fumadores. Há mais bares e discotecas para fumadores que reservados apenas aso não fumadores. Até restaurantes já aderiram ao fumo de novo. É a vitória sobre o cinismo e a hipocresia de quem quis fazer uma lei fundamentalista e estúpida. Eu continuarei a frequentar só os espaços onde sou bem vindo. Faço-o há 2 anos e dou-me bem com isso. Felizmente o deserto da Margem Sul tem muitos oásis. São mais as casas onde se fuma que o contrário. Quero acreditar que fui dos que contribui para isso.
Deixo-vos aqui o post que escrevi quando a lei entrou em vigor. Só porque adoro ter razão.
.
"Apesar de a Isabel já aqui ter falado no tema queria voltar a ele. A nova lei do Tabaco.
Para mim, como fumador, é ponto assente que a vou cumprir. É daqueles casos em que a desobediência não leva a nada. Acho muito mais útil cumprir e ver daqui a 2 ou 3 meses alguns comerciantes a fazerem esse trabalho por mim. Passo a explicar.
Eu, que passei o ano fora de minha casa, fui surprendido, quando hoje cheguei ao café que habitualmente frequento para beber a bica, ler o jornal, conversar e ver alguns jogos de futebol entre tantas outras coisas aderiu à proibição de fumar. Este café funciona, mais ou menos, como uma colectividade cá do sítio. Entrei e ia a pedir o café, mas eu gosto de acompanhar o café com um cigarro. Virei costas e saí, sem beber o café. Passei por outro café onde era proibido fumar e continuei até que vi um onde estava pessoal a fumar. Entrei e, finalmente, bebi o meu café. A inalar o meu fumo e o dos outros com mais prazer que nunca. A diferença entre este café e os outros é que este estava cheio e os outros vazios. Foi assim esta manhã e será assim aquando dos jogos de futebol na Sport TV e nas imperiais à tarde depois de um dia de trabalho. Por isso, acredito que serão os próprios comerciantes a contestarem esta lei, pois não haverá economias que aguentem o café ou bar vazio, dias após dias, durante meia dúzia de semanas quando sabemos que normalmente estes pequenos negócios se debatem diariamente com dificuldades financeiras.
Por outro lado os establecimentos nocturnos. Farei a mesma coisa e, entre amigos, já descobrimos uma nova modalidade de saídas. Comprar umas bebidas no hipermercado e ir para casa uns dos outros e ainda por cima sai muito mais barato. Aí ainda temos a liberdade. Assim, e desta forma, os fundamentalistas anti tabaco já têm todos os establecimentos limpos e só para eles. Divirtam-se.
Eu, enquanto cidadão, tenho de respeitar os outros, é um facto. Agora, neste caso ainda tenho escolha e terão de respeitar a minha opção de não ir a lado nenhum onde me seja imposto que não possa fumar e se eu e todos os outros fumadores fizerem isso de certeza que haverá mais comerciantes que fumadores a queixarem-se desta lei. Porque nós podemos fumar na rua mas eles não podem vender na rua.
Por fim, os centros comerciais e restaurantes. Concordo. Por razões distintas. É que assim arranjei a desculpa de ouro para nunca mais ir a um centro comercial (YUUUUUUPPPIIIIIIIIIIIII) e em relação aos 2os porque é o único sítio onde eu concordo que não se fume.
Por fim, e para não maçar, vejam só a hipocrizia do nosso ministro das finanças que ao mesmo tempo que proíbe o fumo vem (no dia 23 de Dezembro 2007) dizer que vai ter de rever o orçamento de estado porque em impostos relativos ao tabaco entraram o ano passaso menos 147 milhões de Euros!!!!! que o inicialmente previsto.
"

Etiquetas:

3Comenta Este Post

At 11/16/2009 10:14 da tarde, Anonymous prada escreveu...

Como é possivel dizer isso com orgulho? Em Portugal falha tudo e nós temos orgulho disso!
Lamento:)

 
At 11/16/2009 11:30 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

prada, sempre que uma lei estúpida e fundamentalista falha eu fico satisfeito. Chame-se ela avaliação de professore, taxas moderadoras ou lei do tabaco.
Porque venceu a razão sobre a estupidez. Porque venceu a razão sobre a cegueira ideológica.

 
At 11/18/2009 6:31 da tarde, Anonymous armenio escreveu...

parabens daniel és mesmo um ganda campeao

 

Enviar um comentário

<< Home