« Home | "Bloco, que fazer?" » | Então e o povo, pá? » | Legal como a Imperial » | Seria uma prova de boa fé da CIP » | Espero pela coerencia de Paulo Portas » | Outra vez o Abominável Homem das Neves » | A SIC não perdoa » | Colchão ortopédico para homens ou .... » | Benfica - Nacional (depois do jogo) » | O que será que vão dizer a seguir »

segunda-feira, novembro 02, 2009

Tomada de posse

A seguir poderão encontrar a minha intrevenção na tomada de posse na Assembleia de Freguesia de Corroios. Vale o que vale.É um intrevenção. Os próximos 4 anos irei dando notícias se consegui cumprir esta carta de intenções. Eu não tenho dúvidas que consigo. Quero é que ninguém tenha essas dúvidas.
Fica então aqui para memória futura.
.
Caro Presidente do Executivo da Junta de Freguesia de Corroios
Sr. Membros do Executivo
Cidadãos
Membros eleitos para esta Assembleia
.
O povo votou dando origem a esta composição da Assembleia de Freguesia. Por isso deixem-me em primeiro lugar saudar o povo. Porque em democracia e por muito que alguns se esqueçam deste “pormaior” de que o “povo é quem mais ordena”.
A população do Seixal neste ano eleitoral intenso deu uma resposta superior. Resposta de quem sabe exactamente o que quer em casa uma das eleições. Foi uma lição de maturidade democrática sem igual no resto do país. Em cada eleição, das 3 que tivemos este ano, a população de Corroios votou sempre no que queria, não criando um padrão ou uma votação que se poderia quase chamar clubista. Diversificou o seu voto mostrando saber exactamente o que queria em cada um dos momentos. Europeias, Legislativas e por fim Autárquicas. Por isso e no que nos interessa aqui nesta assembleia que são os resultados autárquicos os nossos fregueses votaram maioritariamente na CDU. Não acredito que, e passo a citar Maria Emília de Sousa “os eleitores enganaram-se e daqui a algum tempo já estarão arrependidos” (CM 12 de Outubro 2009). E por não acreditar nisso saúdo aqui desde já a força política que venceu estas eleições na pessoa do seu cabeça de lista e agora presidente de Junta de Freguesia eleito, Eduardo Rosa.
Também por não acreditar nisso, acho que as oposições a este executivo devem tirar as suas ilações deste acto eleitoral. Se temos a certeza das nossas convicções, do que está por fazer nesta freguesia e se não recebemos por parte da população o mandato para mudar é sinal que algo nos falta. Mas não sou eu que vou falar pelas oposições todas e nem para isso fui mandatado. Falo em nome da força política pela qual me candidatei. Por isso e em nome do Bloco de Esquerda quero deixar aqui expressa a firme intenção de nestes 4 anos trabalhar em prol da freguesia defendendo as convicções que expressei durante a campanha eleitoral, e nas quais as pessoas votaram, podendo dessa forma mostrar que outro rumo é possível, desejável e necessário. Não contra ninguém, mas sim por alguém e com alguém. A certeza de todos os que confiaram no Bloco de Esquerda é a de que aqui, nesta assembleia como em qualquer local onde haja eleitos do Bloco, não defraudaremos as expectativas e confiança que em nós depositaram. O Executivo da Junta terá em mim um aliado na defesa da freguesia, independentemente da maioria absoluta que detém, mas terá também o maior crítico e proponente de alternativas sempre que as convicções que defendi durante a campanha estiverem em causa.
Maioria Absoluta não é nem nunca foi sinónimo de verdade absoluta.
.
Gostaria ainda de saudar todos os eleitos sabendo que para muitos será uma nova experiencia pois vejo nesta assembleia muitas caras novas, o que também é de saudar. Mas mais que saudar espero sinceramente que esta assembleia seja capaz de trabalhar em prol da freguesia, mas tal como para o tango, onde é preciso um par, também para levarmos este barco chamado Corroios a bom porto teremos de ser capazes de trabalhar em conjunto. Assembleia e executivo.
.
O Bloco de Esquerda apresentou-se nas eleições autárquicas com bandeiras bem definidas. A participação dos cidadãos, uma vila virada para as pessoas e um exemplo de cidadania que terá de envolver as questões ambientais e culturais. Não nos desviaremos desse propósito. Porque achamos que é fundamental que a nossa freguesia seja uma referência em todas as áreas. Mas é também fundamental que seja uma referência na transparência, coisa tão em moda nos dias que correm mas que de tão apregoada poucas vezes é aplicada. Por isso exigiremos ao executivo rigor na prestação de contas. Seremos, independentemente do poder que o executivo tem nesta assembleia, “chatos” em defesa dessa transparência. Seremos rigorosos e esperamos de todas as forças políticas o mesmo rigor. Para que não se repitam as cenas lamentáveis que se passaram nos últimos 4 anos em que houve partidos que se abstiveram de discutir orçamentos refugiando-se no argumento de que era uma competência do executivo.
Bater-nos-emos pela descentralização da actividade política na freguesia e pelo envolvimento dos cidadãos na vida política pois não podemos continuar a assistir a Assembleias de freguesia onde a voz da população se resume a uma ou duas pessoas, normalmente sempre as mesmas e onde o período aberto á população seja apenas uma figura de estilo. Bater-nos-emos pelo aumento de Assembleias de freguesia descentralizadas ou deslocalizadas para definir os problemas e prioridades de cada bairro ou zona da freguesia, para que as Assembleias não pareçam ou sejam o frete que o executivo faz de tempos a tempos para cumprir o calendário mínimo definido por lei.
Seremos intransigentes na defesa ambiental da freguesia porque urge resolver problemas que a não serem resolvidos nos próximos tempos podem condenar definitivamente a nossa fauna e flora. Mas também estaremos atentos à inovação. Porque queremos uma freguesia na vanguarda da defesa ambiental e no uso de energias alternativas.
.
Não me querendo alongar mais gostaria apenas de desejar 4 anos de excelente trabalho a todos os eleitos e de todas as forças políticas.

Etiquetas:

9Comenta Este Post

At 11/03/2009 12:59 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

A Presidente da Câmara de Almada na noite eleitoral efectivamente agradeceu "a todos, inclusive aos que se enganaram". Mas dever-se-ia ter informado melhor do porquê dessa afirmação da edil e não se ter limitado ao Pasquim matutino. É que, caso não saiba, houve uma enorme fuga de votos da CDU para o MRPP, fruto da confusão de símbolos. Note-se que o MRPP apareceu em 1º lugar nos boletins de voto para a câmara, e a CDU em 2º. Só assim se explica que, de 2005 para 2009, o MRPP tenha passado de 1,39% para 4,55% tendo em conta a ausência total de actividade no terreno por parte deste partido. Daí que, muito provavelmente, se não tivesse ocorrido este episódio (que infelizmente é recorrente), a CDU teria mantido a maioria absoluta. O que a presidente quis dizer foi isso mesmo, que agradecia a todos, incluindo aos que se tinham enganado e votado MRPP. Procurei pela net (inclusive no site do CM), a afirmação de Mª Emília onde supostamente referia que "os eleitores se enganaram e vão arrepender-se", mas não encontrei. É capaz de me dizer onde viu isso? Ou tratou-se uma tentativa falhada de manipulação informativa?

 
At 11/03/2009 7:46 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Edição em papel do CM de dia 12 de Outubro de 2009. Se a jornalista manipulou ou não não sei. Mas não me lembro de ter visto nenhum desmentido da Sra. D. Maria Emília de Sousa.
Respondido!!!

 
At 11/03/2009 8:17 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Você continua a manipular a informação. Por sorte consegui arranjar o CM desse dia, e não é que essa afirmação de Mª Emília não aparece lá? Mª Emília "agradeceu a todos, mesmo aos que se enganaram". Foi assim que o CM escreveu como podem ver aqui (Correio da manhã - página 28 - edição de 12 de Outubro). De facto, as declarações da autarca fora do contexto podem dar lugar a dúvidas, pelo facto do CM ter omitido a questão da fuga de votos para o MRPP. Mas o que não se admite é que o senhor tenha objectivamente MANIPULADO informação, MENTINDO deliberadamente ao afirmar que Mª Emília disse que "os eleitores se enganaram e VÃO ARREPENDER-SE". Mª Emília nunca disse isso! Ainda por cima as suas declarações foram feitas na tomada de posse de um órgão do Poder Local. Não é assim que os cidadãos se aproximarão da vida política local. O que o senhor fez não foi bonito e merece o meu repúdio.

 
At 11/04/2009 7:30 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

- Nunca entendi, porque é que o PCP sendo um partido mais velho que o MRPP ( legalização), não protestou continuamente por esse facto extraordinário de terem o mesmo símbolo.

Depois do estranho resultado da coligação POUS/PST ( + de 80 000 votos)nos idos anos 80, o PS conseguiu que estes 2 partidos alterassem os símbolos! E eram relativamente diferentes do punho do PS.

 
At 11/06/2009 12:00 da manhã, Blogger Associação Viver Pinhal do General escreveu...

Sábado, dia 07 de Novembro, pelas 09h00, Marcha Cívica da População do Pinhal do General.

Sem cariz político, religioso, ideológico, Vamos Alertar para a situação desta pequena localidade limite do Concelho e talvez por isso tão esquecida. O percurso passará por alguns dos Pontos Negros do Pinhal do General e termina no Mercado de Fernão Ferro.

Participa!

D + pelo Pinhal do General!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

 
At 11/06/2009 5:33 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

ULTIMAS DO PINHAL DO GENERAL!
Ninguém pára a Marcha! E sabem porquê? Porque a mesma está aprovada pela Câmara Municipal do Seixal!
Parece que nem todos querem aderir, mas não pelos melhores motivos. Será que estamos a despertar consciências que se encontravam adormecidas... Aparece, fica bem com a tua consciência!

 
At 11/08/2009 10:08 da manhã, Blogger Associação Viver Pinhal do General escreveu...

Bom Dia,

Ninguém Pára(ou) a Marcha Cívica da População do Pinhal do General!

D + Pelo Pinhal do General!

Um Bem-haja.

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

 
At 11/10/2009 10:58 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Afinal para além de julgar as pessoas também deturpa afirmações.
Tenho que concordar com o visitante que se refere a este comportamento numa tomada de posse como algo de muito mau...

Deverá no seu (muito) tempo disponivel na internet, poderia melhorar nesta sua faceta!

 
At 11/12/2009 1:01 da manhã, Blogger Associação Viver Pinhal do General escreveu...

Boa noite,

Uma fotografia vale mais do que mil palavras!

www.viverpinhaldogeneral.blogspot.com

Um Bem-haja!

 

Enviar um comentário

<< Home