« Home | Esclarecimento » | Sobre o apoio do BE a Manuel Alegre » | Pelo direito á polígamia » | O google também se engana » | Indiscretamente » | Partido social nacionalista » | Não consigo escrever uma posta sobre o Haiti » | Uma posta que não consegui escrever » | Hoje virei a norte » | Menos um Super Dragão na rua e nos estádios »

segunda-feira, janeiro 25, 2010

"et pluribus unum"

Hoje na Catedral da Luz vai ser jogada a 7ª edição do jogo contra a pobreza (que este ano reverte inteiramente para a população do Havai) entres os amigos de Káká e de Zidane e um all Star do Benfica que contará com Valdo, Schwartz, Magnunson, Rui Costa, Néne, Micoli e jogadores actuais entre tantas outras glórias.
Mas o jogo não vai apenas ser jogado na Catedral da Luz. O jogo vai ser organizado pela Fundação Benfica em parceria com a UNICEF o que só pode encher de orgulho os milhões de Benfiquistas espalhados pelo mundo, até porque já está garantida a transmissão para mais de 80 países espalhados pelo globo. Como dizia ontem um sujeito a outro que pela conversa era adepto do Fê. Cê. Pê. enquanto bebia o meu café da manhã, é isto que diferencia o Glorioso dos outros clubes em Portugal e que faz com que sejamos o único clube em Portugal com dimensão mundial. Outros há (leia-se Fê. Cê. Pê.) que por muito que tentem e mesmo que ganhem troféus nunca terão essa dimensão internacional.
Quando Luís Filipe Vieira criou a Fundação Benfica, muitos se riram, com escárnio até. Diziam que era para organizar visitas ao Zoo da Luz para ver passaros em vias de extinção. Hoje a dimensão social dessa fundação torna-a uma das maiores do país. Organizando eventos desportivos como a corrida solidária que este ano teve 30 mil inscrições. Mas também deslocando atletas para diversas instituições hospitalares, escolas e bairros problemáticos para dar esperança a jovens. A juntar a isso as parcerias que a marca Benfica consegue e que se tornam ápidamente em donativos para as mais diversa sinstituições de caridade.
Por isso hoje é um dia de orgulho para a nação Benfiquista. Porque temos de ter orgulho sempre nos superamos e deixamos de ser um mero clube. Porque é um orgulho logo à noite estar numa Catedral cheia, solidária, com gentes de todos os clubes a fazer o bem.
Aos que afirmam não irem à Catedral da Luz por ser o recinto do Sport Lisboa e Benfica, fiquem em casa com dor de cotovelo. Roam-se de inveja por o clube do vosso coração não ser assim. Justo, solidário e grande. O Sport Lisboa e Benfica mais uma vez foi fiel à sua história e ao manifesto fundador de Belém. Faz juz á inscrição que trás o seu emblema. "et pluribus unum".
Há os que se arrastam em processos em tribunal, que se envolvem em corropçõe se são apanhados em escutas. Outros há que se mantêm fieis aos viscondes, barões e outras decrépitas nobrezas. O Benfica é simples. E grande. Não. Enorme.

Etiquetas:

0Comenta Este Post

Enviar um comentário

<< Home