Olivença Portuguesa
Olivença é um território português ilegalmente ocupado por Espanha. Portugal nunca reconheceu a Espanha a soberania sobre este território. Portanto, a fronteira entre os dois países na região de Olivença, nunca foi defenida - na delimitação da fronteira entre os dois estados ibéricos existem ainda cerca de 100 marcos por colocar. Os direitos de soberania que Portugal possui sobre Olivença são inquestionáveis e nenhum perito em direito internacional poderá dizer o contrário.
A constituição portuguesa, no seu artigo 5º número 3, impossibilita que o território seja entregue à soberania do governo espanhol. A única solução possível para este diferendo peninsular permanece no cumprimento de Tratado de Viena de 1815, onde se estipula que Espanha deverá devolver o território de Olivença sem quaisquer reservas a Portugal, o que até hoje nunca se verificou.
Se porventura se realizasse um referendo sobre esta questão em Olivença, nunca os actuais Oliventinos votariam favorávelmente à reintegração do território em Portugal, não por uma questão económica ou social, mas sim porque Franco logo a seguir à guerra civíl espanhola retirou muitas famílias originárias de Olivença colocando-as em outras regiões de Espanha. Em contrapartida, povoou a região de Catalães, Andaluzes, Galegos, etc; que não têm quaisquer laços afectivos ou culturais com este território.
Etiquetas: Gil Costa
4Comenta Este Post
Mas o que é que o Sócrates faz relativamente a isso? Nada. E os outros nossos governantes? Igual. E o que é que a gente pode fazer?
O que é que o programa do PS diz sobre isto? Népias.
Parece que a gente é feita duma matéria viscosa e escorregadia que não dá para nada a não ser para pedinchar. Porque é que os espanhóis são tão diferentes?
Calma, olhe que ainda ganha uma ulcera so de pensar em olivença!
Como alentejano que sou ouvi falar de Olivença desde pequeno.
Mas não tenho úlceras por causa disso. O que sei é que ninguém se dá ao trabalho de se preocupar com isso. Afinal o que é que é português em Portugal? Nem as cores da bandeira! Em Portugal só a estupidez é que continua lusa
"Apressem-se a chamar El-Rey!!! Que nos roubam Olivença!Peguem em paus (quinhentos pauzitos ou vá lá mil). Ah, também já se foram os paus! Com Euros nem pensar lá ir! Volta Condestável D.Nuno com a tua estratégia!!
- D.Duarte, sua Realeza, depressa, depressa!
- Ao que vamos? e a minha Horta?
- É Olivença! Deixe Sua Realeza a Horta que hoje dão chuva para Sintra, da boa!
- Olivença?! A minha espada?
- Essa...Lembra-se das obr..
- Ah sim, então a do Afonso Henriques?
- Bom, essa levou-a emprestada D.Sebastião e...
- Isabelinha, sabe do meu canivete suiço???"
Perdoem-me a brincadeira.
Bom dia a todos!
GI
Enviar um comentário
<< Home