« Home | Não resisti... » | "Tenho um vestido às florinhas..." » | O grande lider » | Logo de manhã.... » | Que bem que sabe não estar à altura !!! » | A foto e a música da semana » | Talvez o problema seja a mesa » | Parabéns ao André !!!! » | Feira da Golegã...nem vê-la !!! » | Não me digam que não tinham dado por isso??? »

terça-feira, novembro 14, 2006

Olivença Portuguesa


Olivença é um território português ilegalmente ocupado por Espanha. Portugal nunca reconheceu a Espanha a soberania sobre este território. Portanto, a fronteira entre os dois países na região de Olivença, nunca foi defenida - na delimitação da fronteira entre os dois estados ibéricos existem ainda cerca de 100 marcos por colocar. Os direitos de soberania que Portugal possui sobre Olivença são inquestionáveis e nenhum perito em direito internacional poderá dizer o contrário.

A constituição portuguesa, no seu artigo 5º número 3, impossibilita que o território seja entregue à soberania do governo espanhol. A única solução possível para este diferendo peninsular permanece no cumprimento de Tratado de Viena de 1815, onde se estipula que Espanha deverá devolver o território de Olivença sem quaisquer reservas a Portugal, o que até hoje nunca se verificou.

Se porventura se realizasse um referendo sobre esta questão em Olivença, nunca os actuais Oliventinos votariam favorávelmente à reintegração do território em Portugal, não por uma questão económica ou social, mas sim porque Franco logo a seguir à guerra civíl espanhola retirou muitas famílias originárias de Olivença colocando-as em outras regiões de Espanha. Em contrapartida, povoou a região de Catalães, Andaluzes, Galegos, etc; que não têm quaisquer laços afectivos ou culturais com este território.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 11/14/2006 7:54 da tarde, Blogger Hieros escreveu...

Mas o que é que o Sócrates faz relativamente a isso? Nada. E os outros nossos governantes? Igual. E o que é que a gente pode fazer?
O que é que o programa do PS diz sobre isto? Népias.
Parece que a gente é feita duma matéria viscosa e escorregadia que não dá para nada a não ser para pedinchar. Porque é que os espanhóis são tão diferentes?

 
At 11/14/2006 8:41 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Calma, olhe que ainda ganha uma ulcera so de pensar em olivença!

 
At 11/14/2006 10:48 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Como alentejano que sou ouvi falar de Olivença desde pequeno.
Mas não tenho úlceras por causa disso. O que sei é que ninguém se dá ao trabalho de se preocupar com isso. Afinal o que é que é português em Portugal? Nem as cores da bandeira! Em Portugal só a estupidez é que continua lusa

 
At 11/15/2006 11:10 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

"Apressem-se a chamar El-Rey!!! Que nos roubam Olivença!Peguem em paus (quinhentos pauzitos ou vá lá mil). Ah, também já se foram os paus! Com Euros nem pensar lá ir! Volta Condestável D.Nuno com a tua estratégia!!

- D.Duarte, sua Realeza, depressa, depressa!
- Ao que vamos? e a minha Horta?
- É Olivença! Deixe Sua Realeza a Horta que hoje dão chuva para Sintra, da boa!
- Olivença?! A minha espada?
- Essa...Lembra-se das obr..
- Ah sim, então a do Afonso Henriques?
- Bom, essa levou-a emprestada D.Sebastião e...
- Isabelinha, sabe do meu canivete suiço???"

Perdoem-me a brincadeira.
Bom dia a todos!
GI

 

Enviar um comentário

<< Home