Sensibilidades!
Não tenho óbviamente que defender a igreja católica e desculpabilizá-la por situações que ocorreram em contextos históricos particulares, porque isto até uma criança entende. No entanto, existem certas pessoas que por um qualquer anormal desvio psicológico, têm tendência a atacar sempre quem, com respeito pelo pensamento de cada ser humano, professa as suas ideias e as assume como parte integrante da sua vida e como ser LIVRE que é!
É claro que tento respeitar as opiniões de cada um, pois este é um lugar onde a pluralidade de ideias e o debate são correntes e salútares.
Porém, há pessoas com tal desrespeito face ás posições de outros que eu não poderia deixar de escrever este pequeno artigo alertando para a falta de consciência cívica de alguns comentadores.
A questão religiosa é demasiado sensível para ser abordada da forma como alguns fazem, menosprezando o culto, a própria religião e quem a representa.
Por exemplo, muitas vezes sou confrontado com acusações neste espaço onde referem a existência de padres pedófilos... Meus caros, pedófilia existe em qualquer profissão, mas isso não reflete a instituição, ou seja, por um político ser pedófilo não quer dizer que todos o sejam... ou quer??
Este é só um, como poderia referir muitos outros!
Aprendam a respeitar se querem ser respeitados... O mundo não é só vosso, há outras pessoas que têm (numa sociedade que se quer livre e democrática), ideias diferentes e sensibilidades opostas ás vossas.
Deixo-vos o repto: apresentem as vossas concepções de um modelo ideal para a sociedade e para o mundo e deixem de criticar os que existem à milhares de anos e continuarão a existir por outros tantos, pois criticar é fácil, já apresentar ideias e soluções...
Etiquetas: Gil Costa
20Comenta Este Post
Faz o que eu digo, não faças o que eu faço...
Se não podes ser casto, ser cauto.
Eis o que que defende a Igreja Católica, e que como se vê ,o sr Gil Costa apoia....
Gil, aceitando o teu repto (duma forma enviezada, concedo...): mostra-me uma posição da Igreja a denunciar a farsa medieval que é a pena de morte de Saddam e dos outros criminosos iraquianos...
Quanto á sensibilidade de que falas: a questão religiosa é demasiado sensível para ser abordada duma forma superficial. Concordo.
Os criems que se cometem/cometeream em nome da religião, têm que ser denunciados. Os do cristianismo incluídos, claro.
Mas não só.Para mim, continua a ser claro.
Oh Gil
Se não tens que defender a Igreja porque é que a defendes? São problemas psicológicos? Complexo de culpa? Medo de ir bater cos costados no Inferno? Ou queres fazer publicidade não paga? A gente precisa esclarecer isso. Deixa lá a Igreja que tem enormes problemas. Diz-me o que pensas tu.
Já disse que considero uma mediocridade que um qualquer ser humano não tenha uma posição pessoal sobre um determinado assunto e quue tenha de se encostar a uma qualquer religião, ou partido, ou seita, ou clube para abrir a boca! Percebes? Isso não tem nada a ver com o direito que cada um tem de professar a religião que entender!
Exemplo: eu não vou lá para a missa chamar mentirosos ou contrapor argumentos ao padre e à homilia dele! Acho isso mal. Mas até podia visto que aquilo é público (mas não defendo isso pois sei que algumas alminhas até que lhe davam xeliques com isso e podiam dir dar de caras com o criador antes de tempo).
Agora tu queres meter o Rossio na Betesga! Aqui cada um fala por si já reparaste? mas tu vens com a ICAR (Igreja Católica Apostólica Romana) e depois admiras-te de levares com os pecados dela própria? Não estás a ver? Olha então aproveita enquanto existe o serviço Nacional de Saúde que o teu partido quer destruir!
Quanto à pluralidade de idéias isso é bom mas tens tu algum mandato do bispo para falares da igreja? Queres er mais papista que o Papa? O pessoal que aqui vem é tramado! Sabe-a toda! Eu por mim até me dá jeito que certas "inocências" se estiquem pois assim eu tenho oportunidade de as zurzir! Se não gostas que te critiquem a tua maneira de pensar não a exponhas publicamente. Reserva-te para os lugares "protegidos" da "contaminação" mundana.
Eu, que sou vegetariano, não imaginas a quantidade de coisas que eu poderia dizer a esse respeito aqui ou em qualquer outro local. E tudo verdades pois não preciso de recorrer a mentiras e conveniências para me expressar!
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Olha o belo nível da mediocridade que vai na cabecinha desta gente temente a Deus! Tens assim tanto medo dos comunistas, dos pretos e dos homossexuais? Dos comunistas porque te parecem argumentar duma maneira que não entendes, dos pretos porque te impressionam fisicamente. E dos homossexuais porque te parecem asfixiantemente próximos de ti? Pobre coitado que não consegues ter descanso nem na Igreja. Ela que ainda por cima diz acolher todos os que se arrependem. Confessa é muita areia para a tua trotinete.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Rita said...
Sou suspeita no que vou comentar!
Ao ler estes comentários, parece que ficaram ofendidos com o post do Gil Costa!
Contudo é realmente fácil apontar o dedo! Calculo que muitos de vós, começaram por ir a igreja, e que por algum motivo (que diz respeito a cada um) deixaram de ir, de acreditar, e começaram a encontrar apenas as coisas más!
Como grande instituição que é (má ou boa), é fácil apontar o dedo! É fácil dizer que as coisas estão mal, porque ICAR apoia! Contudo parece que se esquecem, que o que faz uma instituição, uma religião, um clube, são os seus "adeptos", os seus "crentes"! Concordo com o Gil Costa quando diz que "por um ser, obrigatoriamente são todos",... há coisas muito más na ICAR, mas a verdade é que também tem coisas muito positivas!
Penso que se a Igreja Católica tomasse uma posição em relação ao Saddam também seria criticada!... por norma há sempre criticas!
Mudando de assunto!
Isabel, o site da blogger tem uma opção para barrar a entrada a comentários com palavrões, dá inclusive para definir que tipo de palavras são barradas!
Beijinhos
Rita
Penso que não chegaste ao cerne da questão. O Gil Costa não ofende ninguém ao falar da Igreja. Mas ao falar da Igreja sujeita-se a que critiquem a Igreja ou deveríamos criticar (positiva ou negativamente) por exemplo os lagares de azeite? É por isso que eu me farto de apelar para que cada um fale por si, da sua idéia! Assim a única coisa a poder ser criticada (positiva ou negativamente) é a sua idéia! Não a sua pessoa! Mas certas pessoas insistem em querer escudar-se enquanto indivíduos ou na igreja, ou na ideologia, ou em sei lá bem o quê e depois ficam melindrados?
Desmelindrem-se! Só sabem falar cdo camartelo dos dogmas? Não se aguentam com a argumentação? Estudem mais. Aprendam. Esforcem-se. Ou agora só porque alguém tem a possibilidade de dizer coisas essas mesmas coisas têm que ser correctas, verdadeiras e incensadas? Não têm problemas em falar de religião que é uma coisa complicada, difícil que todos os políticos evitam, porque é que se metem nesses trabalhos? Gostava que respondessem em vez de virem com palavrões e outras parvoíces de nível rasteiro.
Outra coisa se a Igreja tem coisas positivas parabéns. O que é que isso tem que ver com o assunto?
O que se podem queixar é que a educação que receberam (e na educação a Igreja tem muito que explicar) não tiveram formação suficiente.
Parece que o lixo resolveu vistar o Troll.
A discussão sobre a Igreja Catolica, ou para ser mais justo sobre hierarquia, vem na sequência de comentarios anteriores.
Se o sr Gil Costa, resolveu tornar-se paladino de uma instituição,e escrever um comentário sobre o assunto, é natural que tenha o contraditório, e só....
Eu sei que quando se faz um post, ha sempre quem seja a favor e quem seja contra! Contudo neste caso, aquando a leitura dos comentários, fiquei com a impressão que o problema não era apenas serem contra o assunto,..., mas que de uma certa forma havia uma irritação implicita nos mesmos!
Continuo a achar que é sempre fácil apontar o dedo,... e digo porque também aponto! Fazer alguma coisa para mudar? É sempre bonito dizer vamos mudar,... mas raramente passa da ideia! Daí ser mais fácil a critica, que é louvável quando construtiva (o que nem sempre aconteceu neste comentários)!
Eu sou Cristã,... e não tenho problemas de dizer que sou, também acho que não o devo esconder, só porque ha quem não concorde com as minhas ideologias! Mas felizmente não sou hipócrita, e há muitas coisas que a Igreja defende que não concordo,... e que reclamo! Não digo sim a tudo! Identifico-me com algumas ideologias, mas não todas! Não me acho pior pessoa por ter ideologias baseadas numa religião!
Eu acho bem que se critique, eu própria critico as coisas que, para mim, não estão correctas! Apenas fiquei surpreendida com algumas afirmações!
Só agora aqui cheguei...apaguei o lixo.
Rita vou vrer se descubro essa possiblidade no Blog. De facto, não tenho muita paciência para aturar gente tarada e mal educada.
Desculpem o tempo todo que isto esteve com este lixo, mas eu e o Dani andamos coxos...
Rita, eu não sei se seria criticável se a Igreja se pronunciasse abertamente contra a pena de morte (nomeadamente esta...). Afinal para quem anda sempre a clamar pelo direito á vida , mesmo em casos em que essa posição é, não só atentatória da liberdade e da consciência individual, como é perigosa e para mim, extremamente hipócrita,, quem levaria a mal, que a Igreja fosse coerente e claramente dissesse que é contra uma sentença que preconiza o fim da vida?
O velho Marx é que tinha razão. A religião é o ópio do povo.
E cá para mim continuo a preferir o futebol e nomeadamente o Benfica para a reliogiosidade. Assim como assim vou de 15 em 15 diar á Catedral.
Isabel!
Faça acessar ao blog.
Antes de clicar no ícone "troll", ande com o painel para baixo e procure um ícone que diz "comentários indesejados?", e active a verificação de palavras! Poderá estar tudo em Inglês!
Mudando de asssunto!
Eu disse que a Igreja iria ser criticada, porque mesmo ontem um amigo meu, nas ditas conversas de café, sobre a pena de morte do Saddam, fez o seguinte comentário:
"agora só falta a Igreja vir tirar proveito disto, apelando ao direito à vida para este gajo."
Daniel
O problema é que também sofro do vício do Futebol...
ou seja:
ópio ao quadrado
Rita
percebo perfeitamente o que dizes. Mas lembra-te que com dois mil anos de igreja é capaz de haver muita coisa ainda a sarar. E por isso a ICAR terá que expiar esses 2000 de "pontificado" como deves perceber. A gente sabe mais de catolicismo que de hinduísmo ou de islão por isso dá mais jeito falar do que bem conhecemos.
Uma maneira civilizada de abordar a religião (mas que poucos fiéis da ICAR conhecem) é questionar-mo-nos sobre o significado da própria paralavra religião que significa re-ligar. Re-ligar o quê?
A resposta a esta pergunta é que pode ser interessante descobrir ou aprofundar.
É claro que falar disto não é falar de religiosodade mas de FILOSOFIA mas disso falaremos se for caso disso...
Pobre bancário,
descobri agora que tem grandes dificuldades ao nível da leitura, interpretação e compreensão dos meus escritos.
Aconselho-o vivamente a procurar auxílio, não só de um professor de Língua Portuguesa, mas também de um psiquiatra que o auxiliará em questões de recalcamento!
Finalmente se assumiu como um racista xenófobo e homofóbico, visto que no seu comentário me lança uma suposição com conotação negativa e ofensiva, de que eu estaria "próximo dos homossexuais" e (utilizando as suas próprias palavras), "...medo dos pretos porque te impressionam fisicamente".
Bancário, acha porventura que estar próximo dos homossexuais é negativo? Acha-se diminuído fisicamente pelos indivíduos de raça negra??
Questões para responder e para mais tarde recordar!
Contra, começo a aceitar melhor os seus comentários, muito embora me pareça muito convencido da sua superioridade cultural... Mas olhe que pode muito bem não ser assim...
Aconselho-lhe um pouco menos de pretensionismo e vaidade. Poder-lhe-à ser útil quando estiver ás portas de S.Pedro e aí pode ser que até ele reconsidere!!!
Oh Gil
O meu amigo tem esse condão de não acertar. Aquele comentário não foi dirigido à sua pessoa mas a um anónimo que devido a impropérios e outras frases de baixo nível foi "apagado" do nosso convívio e que tinha até posições (ainda que menos civilizadas) parecidas com a sua.
Pergunte à Isabel que foi ela quem apagou.
Relativamente à minha superioridade cultural nada há a dizer. Cada qual é superior naquilo que é e inferior naquilo que lhe corresponde. Assim mesmo. è por isso que se diz que os homens são iguais. Falta aqui dizer que é em direitos, em potência. Na prática isso não é bem assim, como bem sabe.
Mas fico contente por me ir entendendo melhor. O meu objectivo é todos (ou um número razoável de pessoas) entenderem-se nas suas semelhanças e diferenças. Certo?
eu sou a prova de que o comtra tem una enorme capacidade de encaixe.
Enviar um comentário
<< Home