« Home | Desejos » | Mais 533 trabalhadores perdem o emprego » | Hoje estou numa de falar de Vida » | Eu quero decidir sobre a minha morte » | Porquê? » | O governo quer que a gente jogue golfe » | Sóis » | O Efe Cê Pê foi à vida dele » | Obrigado » | Os relatos »

segunda-feira, janeiro 08, 2007

O TPC da Émièle

Não fosse a Émièle a fazer o convite e ela ser minha amiga e ainda por cima ter aceite o convite para inaugurar a nossa Coluna dos Convidados e eu fingia que não via. Tipo, sabes não tenho passado pelo Pópulo, muito trabalho, tás e ver??? nem dei por isso...que pobre vida a minha e etc., mais um choradinho de dez minutos e já tava. Problema resolvido. Agora já é tarde, tás a ver???olha, fica para outra vez. Problema para além de resolvido, arquivado com a certeza que não haveria réplica.
Mas é a Émièle. E não há como fugir. Então lá vamos nós. De partida para umas décadazitas atràs.
Como toda a gente, queria ser professora. Como toda a gente, queria ser médica. E, como toda a gente, tinha curtido ser bombeira. A professora, desisti logo num ano em que só me calharam professoras gordas e más comás cobras. Médica, quando vi sangue a primeira vez, no dedo da Fernanda da casa ao lado e desmaiei completamente, ficando com um galo na cabeça que ainda hoje canta. Bombeira, quando me convenci que se os pobrezinhos dos médicos tinham galos, os bombeiros deveriam ter direito a uma capoeira inteira.
Primeira etapa concluída. O meu altruísmo foi por água abaixo.
Então decidi-me por cabeleireira. Adorava fazer rabos de cavalo na única boneca com cabelo, que o dinheiro dos meus pais me permitiu ter até terem ido para França e me trazerem uma enorme com cabelo enorme que dizia mamã e fazia xi-xi. Nunca entendi muito bem porque é que para dizer mamã era preciso fazer xi-xi, mas para ser cabeleireira não era necessário perder muito tempo com esses problemas filosóficos.
Desisti do cabeleireira quando me começaram a dizer como é que eu passava horas a pentear a boneca e não me penteava a mim, que andava sempre como se tivesse visto bicho. Já na altura entendi que quando vimos bicho ficamos despenteadas. O futuro encarregar-se-ia de me mostrar a razão desse ensinamento.
Um tempo mais tarde, comecei a querer ter uma cabra em casa. Isto pode não parecer ter nada a ver com futuro, mas tinha. Partia do princípio que iria ter um futuro com muitos papéis e alguém me convenceu que as cabras comiam papel. Juntaria, portanto, dois futuros num só. Um futuro com qualquer coisa com muitos papéis e pastora de cabra.
Um dia, vi uma cabra a sério em casa da vizinha Alzira, dei-lhe uma folha de jornal e a gaja olhou para mim como se tivesse visto uma ave rara. Desviou-se do jornal, deu meia volta e foi-se embora. Acabou aqui o meu sonho de pastora.
Acho que, no meio destes sonhos, ainda tive tempo para um tempo em que queria ser costureira. Houve um curso da Singer lá na terra, para cachopos e cada um (uma, como é bom de ver) tinha que fazer um vestido. O meu foi o de noiva. Adorei fazer aqueles folhos todos, o véu em tule e umas flores noutro tule e pensei, cá tá o meu futuro. Tive o azar de a minha avó ser costureira e só fazer calças horríveis de homem. Cinzentas. Azuis escuras. Pretas. Castanhas. Nem umas com uma flor de tule que fosse. Desisti da costureira.
Entretanto, os anos foram passando e já devia estar naquela fase em que o que queria ser quando fosse grande era o Che Guevara. Imaginava-me a escrever: Profissão: Che Guevara. Local de Trabalho: Mundo.
Pronto. A seguir vieram sonhos ainda mais irrealizáveis. Mudar o mundo. Fazer a Revolução. Mas aí já era mais grandita e não precisei que me dessem razões para desistir deles. Fui descobrindo sozinha. Claro que como sou um bocado lerda tem demorado tempo. Ainda não me convenci totalmente...
Como não fui nem cabeleireira, nem bombeira, nem médica, nem professora, nem costureira de fatos de noiva, nem, sequer, Che Guevara e para não me convencer que andei uma vida inteira de cachopo enganada...fazer a Revolução talvez não para já...mas mudar o Mundo ainda sou gaja p'ra isso!!!!
...
Ah, pera aí...falta o convite. Ok, Então cá vai (desculpem lá, faxavor!!). Daniel;Trilby;José Palmeiro
Agora fujo para vocês não me baterem.

Etiquetas:

20Comenta Este Post

At 1/08/2007 10:55 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

so para vos informar ke o nao ao aborto vai ganhar outra vez.ja viram alguma sondagem alo......is there anybody out there........
coitada da Isabel do carmo vai ter mts tpc´s para fazer........
ja se fala aki em eutanisia tb se kiserem posso dar-vos a todos uma morte intelectualmente assistida se é ke ja n a tiveram.....enfim continuam felizes e cobardes por aki.........a minha luta é no mundo real o cyber espaço so se traga com algum acido no bucho entao o vosso blog nem se fala...........politicamente , economicamente e socialmente fraco ainda bem ke pagam para ter este espaço vosso........axo ke devem continuar a debater as coisas entre vos visto serem seres mt avançados.........axo ke vos colocava num estado evolutivo proximo do homo sapiens........atençao n confundir homo sapiens sapiens. vçs realmente sao hominideos , isto pk?? para ja pareçem-me bipedes talvez o arruda n o seja devido a sua subserviencia a dona isabel do carmo ke o obriga a postrar-se em 4 patas sera?? perguntam vçs pk é ke isto acontece?? realmente é um fenomeno estranho talvez vapores de baco atormentam este hominideo...
o novo bastiao o senhor leal seja franco e engraçado veio por ordem na casa genero socrates armado em salazar....tens piada cota.mais engraçado era ver-te numa jaula para os lados do aljube....lolololo provavelmente esse ja foi o teu circo n foi? axo ke maltratavam la mts animais...
um grande abraço a todos vindo do sector mais á direita do sistema ou melhor fora dele.....
p.s-divirto-me bastante com vçs ainda nos vamos conheçer um dia todos kerem morrer eu sou medico portanto vai ser tudo perfeito..eutanisia e aborto sim para marxistas sim defendo

 
At 1/08/2007 11:00 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel e Franco, já pagaram ao Santo? São uns queridos vocês. Queridos e cavalheiros.
(Já agora só uma perguntita: acham que a gente aturar esta gente doida toda com calma, paciência e resignação, temos algums hipótese...de nos sair o euromilhões???)

 
At 1/08/2007 11:27 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

isabel já te disse como arranjas dinheiro fácilmente...VAI ATACAR!!!!

 
At 1/08/2007 11:31 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

tenham juizo e continuem no vosso buraquinho de blog mas n saiam daki ta bem.....axo ke o passolini ia adorar conheçer-vos feios porcos e maus......so me lembro desse filme quando entro neste blog......sao mesmo gentalha de suburbio , ao menos no mundo real n tenho ke levar com vçs moro num condominio na aroeira....e tenho consultorio privado.....n atendo hominideos so homo sapiens sapiens mas tenho uma primita veterenaria se kiserem a eutanasia.......sao mesmo comfortably numb...is there anybody in there.....just a few monkeys and a donkey

 
At 1/08/2007 11:48 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Coisa santa, tenho a impressão que o Ettore Scola tava mais nessa...mas kridinho, se preferes o Pasolini, quem sou eu, né? um médico mesmo morando na aroeira, tocando piano e falando inglês, com primos veterinários e tudo também não tem que saber estas coisas, né?
Olha kridinho (desculpa a ousadia mas desde que me imaginaste de burka, passei a permitir-me estas intimidades) essa dos suburbios também é gira...já andas aqui há tamto tempo amori, ainda não sabes onde eu moro??? Vá lá...não precisas disfarçar. Lembras-te daquela coisa da Zezinha e do Paulinho das Feiras num Congresso qualquer??? Aquela do seu sei que você sabe que ele sabe...e por aí adiante.
Já agora: há quanto tempo esperavas por uma palavra terna minha destas? kridinho, amori...quem espera sempre alcança é o que é!!!
E sim Lindão, passo os meus dias como FP a fabricar bombas e a comer bananas. Isto nos intervalos de te imaginar de argolita na cabeça, claro está.

PS: Kriducho (tás a ver a fartura hoje???), acabou aqui o teu tempo de antena. A partir de agora o meu santinho krido volta ao seu habitat natural e vai continuar a falar sozinho. Sou mazona, darling, u ké ke keres keu fça? Tu gostas de mim assim.

 
At 1/08/2007 11:53 da tarde, Blogger a.pacheco escreveu...

Não ligues Isabel...

São uns garotelhos, que não tiveram educação, sem dúvida culpa dos pais, que não os souberam educar.

Costuma dizer-se só aprenderam a mexer chá com garfo....

São uns tristes.

 
At 1/08/2007 11:57 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

A.Pacheco, neste caso concreto nem tão garotelho assim, tenho a certeza.
Mas tens razão. Aliás, como avisei. Fiz a minha boa acção do mês. Dei-lhe uns minutos de atenção. Agora voltará ao seu triste casulo de sempre. De gente pobre. De espirito.

 
At 1/09/2007 12:18 da manhã, Blogger saltapocinhas escreveu...

olá Isabel!
Vim aqui cuscar os teus TPC e descobri que, na minha resposta me esqueci de cabeleireira. Eu também quis ser cabeleireira e cortei o cabelo à minha única boneca com cabelo e fiquei à espera que ele voltasse a crescer...
Gostei da tua resposta. Levas um "satisfaz bem"!

 
At 1/09/2007 12:53 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

n sei pk me tiram os comentarios visto este ser um blog e nunca eu St. inacio de loyola ofendi ninguem...nem chamei nomes a ninguem nem usei linguagem inapropriada se vçs se sujeitam a ter este espaço tem ke aceitar o facto de tb existirem pessoas diferentes de vçs socialmente , economicamente e politicamente....
realmente n sou proletario cresci numa familia burguesa e tive uma educação liberal.....ja me identifiquei o suficiente ja sabem o ke faço o onde moro esta é para o senhor ke a uns tempos disse ke me dava ins açoites açoites leva ele da segurança se um dia resolver apareçer por la...
infelizmente n me podem apagar na realidade pk eu existo e sou real temos pena.....para o vosso blog digo: R.I.P ja ke gostam tanto de siglas
St. Inacio de Loyola

 
At 1/09/2007 1:59 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

sou veado.

 
At 1/09/2007 5:44 da manhã, Blogger Leal Franco escreveu...

Isabel este inácio de loyola deve ser um pobre frustado saído da católica à pouco tempo. Como vês nem português sabe escrever. Oculta-se por detrás do palavreado idiota porque é o máximo que consegue. É assim a direita de que ele se reinvidica. Mas a mim palpita-me apenas que ele anda apenas aborrecido co a sua vida estúpida e vem aqui apenas em busca de um pouco de sentido para a sua triste vida.
Já deu para perceber que ficaste sem saber o que dizer quando ouviste falar da Companhia de Jesus. É o que dá tentares frequentar os retiros esirituais deles sem ter a preparação adequada. Ficaste assim, aparvalhado.
Deixa lá que a gente pode aqui dar-te algum conforto e apoio mas tens que moderar os teus impulsos. Caramba homem. A idade para um ser humano conter os esfíncteres é, o mais tardar, aos dois ou três anos. E a escreveres assim ninguém te dá muito mais que isso.

 
At 1/09/2007 9:15 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

este lial nem dorme. Vejam a hora a que ele postou -5.44 a.m.- Vai-te curar pá!!!!!!!!!!!!!!!!

 
At 1/09/2007 9:28 da manhã, Blogger cereja escreveu...

Isabel, vendo os outros (Saltapocinhas, as pessoas que lho enviaram a ela, e tu, sinto-me um pouco anormal, porque variei muito pouco de «vocação». então essas de costureira como a Saltapocinhas ou cabeleireira, como tu, nem nunca me passou pela cabeça...Devia pensar que aquilo implicava capacidades que eu não tinha! Só em crescida me tornei mais jeitosa de mãos. Sniff...É que nem cozinheira, coisa de que agora gosto!

 
At 1/09/2007 9:40 da manhã, Blogger Trilby escreveu...

Quasegémea, os amigos não pregam partidas destas, pazinha! Lá terá de ser! Assim que tiver um bocadinho farei os meus TPC's. :)

 
At 1/09/2007 11:41 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Vim atrás do link lá do Pópulo (e, a propósito, mas que raio de «comentários» vocês aqui têm...? Nunca tinha visto isto!!) e afinal és mesmo uma menina como deve ser, feminina à brava! Bom, essa do bombeira não será tão feminina, mas é bonito e altruista.
Bolas, afinal somos todos tão parecidos, não é?

 
At 1/09/2007 12:27 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Boa, essa de costureira de vestidos de noiva devia ter saída! E já agora de 1ª comunhão e baptizados... LOL
Quanto a mudar o mundo, Isabelinha, são sonhos mais de adolescente que todos tivemos e talvez ainda se vá a tempo. Ele ainda não mudou, pois não? Então vamos a tempo.

 
At 1/09/2007 2:21 da tarde, Blogger Trilby escreveu...

Já está, quase gémea. Missão cumprida. :D

 
At 1/09/2007 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Ora bem.
Que original, a parafrenália de comentários que ostentas. No entanto,alguns, não dizem nada que se aproveite.
Recebi o encargo, apesar de, nas fábulas, já ter feito uma incrusão, mas está bem, irei dizer o que me lembrar, de bom e de mau.
Saíste-te bem, do teu exercício, agora descança.

 
At 1/09/2007 4:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"DESCANÇA?!?!?!?!?!"

 
At 1/10/2007 12:23 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Ainda bem que gostaram...Trilby, já lá vou ver. Ontem foi um dia um bocado coxo.

 

Enviar um comentário

<< Home