Preocupações e nem tanto
O facto de o ditador de Sta. Comba ter sido escolhido por um programa de televisão como o melhor português de todos os tempos, preocupa-me muito pouco. A sério. Afinal, houve milhares de portugueses que semanalmente ligavam para outro canal de televisão a escolher entre o José Castelo Branco e o Alexandre Frota...
Nem me preocupa muito, confesso, que esse facto se tenha tornado uma questão nacional. Discutida nas ruas, na rádio e nos jornais. Afinal, houve jornais ditos sérios a discutirem a roupa que o fenómeno usava enquanto tratava das vacas...
O facto de haver historiadores, sociólogos, deputados, que tenham participado na fantochada já me preocupa mais...
O facto de Odete Santos se ter lembrado que a Constituição proíbe a difusão de ideias fascistas depois de ter, com a sua presença, dado a aval a um programa da televisão pública que fez tábua rasa desse imperativo constitucional, também me incomoda outro tanto...
Mas incomodar mesmo a sério, é o facto de haver uma lista do PNR nazi, racista, intolerante, dirigido por um assassino, a concorrer às eleições de uma faculdade de Lisboa.
O facto de haver um anónimo qualquer, sob a capa cobarde do anonimato a afirmar que na lista do PNR estão elementos do Bloco, também não me preocupa. Este tipo de calúnias, apesar de anónimas, têm sempre o mesmo rosto. E é pena.
Etiquetas: Isabel Faria
17Comenta Este Post
"Para Rita Vaz, dirigente da Juventude Nacionalista (JN) do PNR, a Faculdade de Letras pode ser a primeira de muitas associações que o partido pretende conquistar. A lista, acrescenta, apesar de ter simpatizantes do PNR, é "apolítica", porque também há elementos da Frente Nacional, um movimento nacionalista, e do Bloco de Esquerda, para "mostrar que todos podem participar". "No próximo ano formaremos uma lista nossa", promete.", em http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1289381&idCanal=58
Ilha man, poria as mãos no lume em como não há ninguém do Bloco de Esquerda a fazer uma lista conjunta com gente da FN ou do PNR.
A tal de Rita que identifique as pessoas do BE que participam numa lista "apolitica" que distribui panfletos racistas e que persegue estudantes de esquerda. Até lá não passa de mais uma mentira. Pode-se esperar outra coisa de nazis racistas?
Isabel lê o DN de hoje on-line.
Há algo de muito estranho nesta historia, e por isso deveria rapidamente ser esclarecido.
Limitei-me a fazer copy paste do que estava no Público...só quis dizer-lhe que a denúncia/mentira não vem só do anónimo, mas que está a circular também em meios de comunicação social... não partilho as ideias e ideais de nazis racistas...o que eles dizem não me interessa.
Na mesma notícia do Público: "A organização SOS Racismo denuncia que um dos elementos da Lista X foi um dos condenados pelo assassinato de Alcindo Monteiro, em Lisboa, em 1995. Rita Vaz, da JN, conhece a pessoa, diz pertencer à Frente Nacionalista, mas não sabe se está na lista."...A Rita sabe que há elementos do BE na Lista à FL, mas desconhece a presença, ou não, de um dos elementos que pertencem ao partido do qual é dirigente...no mínimo engraçado .)
Ilha_man, não tinha visto a notícia antes de fazer o post e daí chamar-lhes anónimas. Mas entendi que apenas estavas a copiar a notícia e entendi perfeitamente porque o fazias.
Deu para entender que as calúnias têm de facto dois rostos. O que ainda torna a história mais triste. Uma, o rosto da extrema-direita, o outro o que habitualmente não olha a meios para difamar o BE. Era desse que falava. Porque é reincidente. Confesso que da parte dos nazis é novo...ou pelo menos para mim é novo.Nunca tinha ouvido alguém do PNR a dizer que estava numa lista com o BE...
A.Pacheco, pelo que percebi não houve da parte do PCP abertura para alargar a lista (normal, no PCP) nem nas outras forças de Esquerda, força para fazer uma lista abrangente e não sectária que não se arriscasse a fazer divisões perigosas.
È uma situação normal, mas que me preocupa. Faz, aliás, parte de uma análise que tenho vindo a fazer sobre o Bloco. Mas fica para mais tarde.
Para já a certeza que ao PCP se juntou o PNR nas calúnias que nos tentam juntar com tal gentalha.
Salvo as devidas diferenças,eles, de vez em quando têm os mesmos métodos.
a denúncia é do público e do dn mas a bufinha de serviço tinha que pôr o PCP na estória
O mais importante neste caso é que se deveria saber o nome das pessoas que compoem a lista e assim já se saberi se havia ou há militantes do BE nessa lista. PEla minha parte e pelo já sei da história isso não passa de uma mentira inventada por não sei quem mas que deve ter interesse nisso e aí só me aparecem dois nomes pois são os que concorrem nestas eleições.
Se o epiteto de bufo serve a alguem , é aqueles que no Avante em 66 denunciaram á PIDE a presença em Portugal dos militantes anti-fascistas João Pulido Valente e Francisco Martins Rodrigues.
Porque é que o PCP não quis que militantes de outras organizações de esquerda integrassem a sua lista, e fazer dessa lista uma lista realmente unitária?
Porque para o PCP é mais importante fazer finca nas suas posições do que combater coerentemente a extrema-direita.
Que o Publico e o DN tenham uma vez mais dado guarida á chicana politica contra o Bloco, não é de admirar.
Que militantes do PCP tenham dado cobertura a essa chicana tambem não me admira já é velho e relho.
Por isso é que o Bloco terá acima de tudo de se reforçar, de atrair novos e combativos militantes, e de se transformar no grande partido da esquerda em Portugal.
Essa é a melhor resposta que se pode dar a esta gente.
O blocu só ultrapassa o PCP quando o arruda fôr presidente da camara do seixal,ou seja...ahahahahaha!
e o amigo de todos os bufinhas de serviço continua a reivindicar poleiro sem trabalho. pensa que os outros são tansos
O Bloco de esquerda em comunicado dirigido ás direcções dos jornais DN e Publico, denuncia a lista de extrema-direita e demarca-se claramente de ter algo ou algum dos seus militantes a ver com semelhante gente.
Se alguem que se diz ter afinidades com determinado partido, se diz apoiante de racistas e de xenofobos, isso forçosamente não implica o partido,é logico que não é militante do Bloco, o estudante que deu a entevista ao DN, e por isso a minha preplexidade.
Em democracia não vale tudo , e por isso quem se serviu desse facto para fazer chicana politica, revela vem quem é.
“NOTA: A jornalista do "Público" Bárbara Wong (que assina o trabalho sobre as eleições para a direcção da Associação Académica da Faculdade de Letras) informa-me que, ao contrário do que aqui escrevo, perdeu bem mais do que dois segundos a tentar contactar militantes do Bloco de Esquerda na Faculdade de Letras para confirmar ou desmentir a informação. Perdeu uma tarde inteira, sem sucesso. Fica assim feito o esclarecimento.”
Posted by Daniel Oliveira at 05:31 PM
http://arrastao.weblog.com.pt/arquivo/2007/03/fonte_segura#comments
Tenho de engolir as minhas palavras... afinal há militantes do bloco que não usam "óculos de alcanena" e conseguem ver um futuro para além da esquerdalha bafienta, anti-nacionalista e revoltada.
Finalmente um sinal claro de justiça e de verdade... assumam as diferenças dos outros e respeitem-nas... Ou têm apenas MEDO??????
Não há nenhuma direita nacionalista.
Há sim uma extrema direita, reacionária, xenofa e RACISTA, que com propriedade se deve chamar nazi-cionalista.
A "jornalista" do Publico se queria uma informação concreta , não precisava de perder a tarde, bastava-lhe contactar a SEDE do Bloco e pedir uma opinião sobre o assunto, nada mais fácil, mas o que se pode esperar para quem está ao serviço do José Manuel Fernandes....
Nenhum homem nem mulher de esquerda pode em consciência querer estar em listas com elementos da extrema-direita, um estudante com estas posições nunca será militante do Bloco, e ponho mesmo em dúvida que alguem com estas caracteristicas possa ter sido algum dia simpatizante.
È desconhecer totalmente a luta do Bloco, os seus principios, as suas batalhas.
Eu apesar das minhas profundas divergências com o PCP, NUNCA acreditaria que alguem militante ou simpatizante do PCP, tivesse semelhantes postura, mesmo que o Publico o Diario de Noticias ou a Sic o dissesssem.
Mas para alguns militantes do PCP isso já é possivel no Bloco, esta mais uma grande diferença que nos separa .
Mas este tipo de noticia, tambem pode ser positivo, claricaram-se posições.
A lista do PCP venceu com 91% dos votos ( mérito não só dos jovens da JCP como tambem de todos os democratas incluindo os militantes e simpatizantes do Bloco que não hesitaram em apoiar uma lista que apesar de Sectaria, representava um travão á escumalha da extrema-direita).
Por ultimo a minha gargalhada de desprezo por quem pensa que o Bloco algum dia faria alianças com os partidarios serôdios do DITADOR Salazar.
hahh,hahh,hahh,hahh,hahh,hahh,!!!!!!
Ó Pacheco... vê-se bem que não percebes nada disto, coitadito!!
Continua apor as mãos no fogo por esses teus amigos, que não vai ser necessário chamar a Santa Inquisição para fazer uma fogueira... És mais combustível que a gasolina!
Enviar um comentário
<< Home