« Home | A pasmaceira » | Esqueci-me de avisar... » | Ainda o rescaldo » | Financiar a Brisa? » | Desculpem o desabafo » | Não tenho título para isto » | 0 de conduta » | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto V » | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto IV » | A noite eleitoral vista por um Troll do deserto III »

sexta-feira, julho 20, 2007

Que existirá de comum entre o 1º ministro e o último filme de Harry Potter?

Não me gozem! Eu fui ver o último de Harry Potter ontem. E qual não é o meu espanto quando reparo nas muitas coincidências entre o nosso (cruzes, canhoto) primeiro ministro e a personagem que Imelda Staunton encarna (Dolores Umbridge). Ambos se transvestem em tons de rosa e chegam a ocupar posições chave no seu respectivo universo. E é curioso como Dolores Umbridge vai tomando "medidas" para poder governar Hogwards: a meu ver equivalentes às do nosso (salvo seja) José (Sócrates) de Sousa. O mesmo autoritarismo de pacotilha. Tudo em nome de um rigor caseiro demasiado doméstico como a personagem feminina encarna e que tem equivalente no governo português na maneira infantil de atinadinho que o José Sócrates tão bem representa. Tudo em nome de uma orientação que vem algures de "cima" e que, se mostrava completamente inadequada.
Imelda Staunton ficou célebre entre nós devido à sua extraordinária representação no filme "Vera Drake" sobre o aborto ilegal. A sua passagem de personagem daquele filme para este Harry Potter é uma espécie de equivalente entre a passagem de José Sócrates candidato a 1º ministro com discursos de esquerda e a sua prática como chefe do governo.
Serão estas coincidências devidas ao facto da autora JK Rowling ter vivido alguns anos em Portugal e ter "percebido" a pinderiquice de se ser português para uso caseiro?
Vejam o filme e comentem as coincidências. Acho que vale a pena...

2Comenta Este Post

At 7/21/2007 2:29 da manhã, Blogger k7pirata escreveu...

Lolada.

 
At 7/21/2007 10:57 da manhã, Blogger cereja escreveu...

O filme não vi, mas li o livro quando saiu, e pensando bem, estás cheio de razão.
Como aquilo é uma história, ela é castigada e prova-se a verdade. Na vida real, as coisas são mais difíceis, mas com certeza que mais cedo ou mais tarde ajustamos contas...

 

Enviar um comentário

<< Home