« Home | Laranja canta Carmen » | Notas (muito) breves sobre o congresso laranja » | Ilustração do post anterior...directamente para Fá... » | "O perigo está nos homens"...quem vos avisa... » | Faltas » | Nacioquê????? » | O caminho do guerreiro pacífico » | Sonho » | Isto é só rir XII (actualizado) » | Alguém me explica a lógica? »

segunda-feira, outubro 15, 2007

Camara do Seixal no seu melhor (again)

Acabaram ontem as Seixaliadas (evento desportivo no concelho do Seixal), pelo menos no Futebol, escalão escolas A e B. Mas nem tudo acabou bem. Sabia-se à partida, porque é normal que assim seja e é também o hábito, que não haveria prémios diferenciados dependentes da classificação das equipas após todos os jogos. E é bem assim. Porque o espírito não é o de conquista mas sim de participação e camaradagem. Todos os anos os miúdos recebem uma T-Shirt e uma medalha de participação. Por exemplo, o ano passado o meu filho recebeu duas. Uma pela ginástica em que participaram na sessão de abertura dos jogos e outra pela participação desportiva. Só que este ano, talvez reflexo da crise financeira, o dinheiro não deve ter chegado e por isso vai de só oferecer medalhas até ao 3º Lugar, o que obrigou a fazer uma coisa nunca antes vista. Ter de se organizar uma tabela de classificação para o torneio de Futebol de 7 da Seixaliada.
Das 6 equipas participantes houve 3 que receberam medalha e T-Shirt enquanto que os outros ficaram a ver. Não é pelo valor da medalha. Compradas por "atacado" aquelas medalhas não custam mais de 30 centimos cada uma. É pela atitude e pela cara de desilusão dos miúdos do Paio Pires, da Charneca da Caparica e do Vale de Milhaços (no escalão escolas B) que ficaram fora dos lugares medalhados. Esta atitude é mais incompreenssível ainda, quando a própria Associação de Futebol de Setúbal, neste escalão, organiza um campeonato distrital que não distingue o campeão. Há duas séries de 15 equipas e no fim todos recebem um diploma de participação independentemente do lugar que ocuparam no final da época na sua série.
Todos sabemos que a C.M. Do Seixal está finaceiramente falida. Mas não me digam se há dinheiro para tanta coisa não haveria uma reles medalha para dar aos miúdos? Isto porque já nem quero falar na "sandocha" da praxe e o sumo a seguir ao jogo. Felizmente que há ainda quem ande no desporto por prazer e gosto e que suprime estas faltas de quem organiza e que depois vai fazer grandes notícias no "Pravda" da autarquia. Estou curioso por ler o próximo boletim municipal.

Etiquetas:

3Comenta Este Post

At 10/15/2007 10:07 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

O que de melhor a Seixalíada tem é o seu espírito se retiramos o futsal sénior que é sempre a mesma treta, alguns frustrados da bola arranjam sempre problemas, mas o que também torna a Seixalíada algo de único no país é que são os Clubes, as Escolas que juntamente com as Juntas de Freguesia e CM do Seixal organizam este evento, as dificuldades de organização num evento que conta com milhares e milhares de atletas que duram mais de três semanas não é fácil e estar desvalorizar o esforço dos dirigentes associativos que abdicam do seu tempo, para poderem proporcionar um espaço de competição e incentivo à pratica desportiva a milhares de pessoas só pode vir de alguém que não sabe como se organiza este grandioso evento, tenho prestado o meu modesto auxilio na organização de algumas modalidades e no ciclismo por exemplo sempre atribuímos medalhas aos três primeiros classificados e camisolas para todos e o problema nunca foi falta de verba, tratou-se de uma opção, mas todos os contributos são importantes e faz sempre falta mais um para ajudar na organização da Seixalíada.

 
At 10/15/2007 11:00 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Se as medalhas custam tuta e meia, e a criançada fica toda eufórica por receber uma, porquê tirar-lhe esse gosto....

A não ser que se queira incutir-lhes desde pequenos, não o gosto da participação, mas o gosto da competição.

 
At 10/15/2007 12:02 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo 1, quem organizou este ano a seixaliada no que se refere ao Futebol de 7 escaões escolas e pré escolas foi o Vale Milhaços. E organizou bem, dentro de todas as condicionantes que um clube dauqela dimensão tem. Quando fala em Juntas de freguesia neste caso o apoio foi 0 tanto quanto sei. Em relação á Camara Municipal, entregou algumas balizas ao clube para que os jogos se realizassem (vai buscá-las de novo esta semana quando elas muita falta fazem ao clube) e entregou ainda algumas garrafas de água para os miúdos. Sabia que nem o lanche foi organizado pela Camara e deve saber que o lanche é normal a seguir a um jogo. As insinuações de que este texto vem de alguém que não sabe como as coisas se organizam só pode ser para rir. As Seixaliadas vivem dos clubes e se estes falharem a Camara torna-se incapaz de as realizar. Mais eu não ponho em causa as seixaliadas enquanto acontecimento. Acho muito bem que exista. O que eu ponho em quatão, e foi isso que o anónimo 2 referiu e bem, é que se o desporto nos miudos deve servir para fomentar a participação e o prazer pelo desporto porque não dar medalhas ou um diploma a todos. Vai-me dizer que a fotocopiadora também avariou. Quanto á participação, "amigo", descanse que faço a minha parte no clube onde o meu filho pratica desporto. Não trabalho para a Camara. Trabalho para o que quero e sempre que o clube precisar de mim lá estarei. Disponível para o que souber fazer. No clube.

 

Enviar um comentário

<< Home