« Home | O nascer do Sol na manhã clara.. » | Notas sobre a greve da Valorsul » | Já ninguém acredita » | A calma do Outono... » | Franco achava os portugueses cobardes » | Goodby Lenine » | Alguém que me explique este país se faz favor » | Alguém me diz ... » | Só para tentar alegrar o dia... » | A nossa escolha »

quinta-feira, novembro 22, 2007

Obrigado Scolari!!!!!!!!

Cada vez mais simpatizo com Luiz Filipe Scolari. E cada vez mais antipatizo com os jornalistas portugueses e com os fazedores de opinião. Sempre pensei que mais cedo ou mais tarde as pessoas se acalmassem e começassem a fazer o seu trabalho de forma racional, pois um jornalista não faz o seu trabalho porque gosta de A ou B. Deveria fazé-lo porque a sua função é informar. Mais. O trabalho de um jornalista não deveria ser contaminar a opinião pública contra A ou B. (Esta parte do texto tambem se poderia aplicar á restante classe jornalistica que não os desportivos). Mas é isso que os jornalistas desportivos fazem e estão habituados. São eles que costumavam ter o poder para despedir ou contratar treinadores. Eram eles que faziam as convocatórias que os selecionadores seguiam religiosamente para depois não serem criticados. Felizmente que com Scolari isso não acontece e está a pagar por isso. Enquanto não conseguirem correr com ele os jornalistas não vão descansar. Penso no entanto que para o Grupo de Trabalho esta situação tem, e viu-s eno Mundial da Alemanha, um efeito contrário, de união á volta do líder.
Posto isto compreendo a posição de Scolari, ainda para mais ontem, dia em que ele cumpriu a sua função e que era relembre-se, apurar o seu grupo de trabalho para um Europeu. Como dizia Carlos Queiroz ontem a seguir ao jogo a história dos Europeus não se faz na qualificação mas sim nas finais. E exemplos disso não nos faltam. Polónia em 2002 fez um apuramento sem derrotas e não passou da 1ª fase nas finais e ao invês a Itália sofreu para se apurar para o Mundial de 2006 e foi campeã.
Mas voltando a Scolari. Ontem eu acreditava que Scolari pelo menos deveria ter querido um jornalista dar os parabéns pela qualificação e o que ele ouviu foi porem em causa o trabalho dele, ainda por cima em 3 perguntas seguidas, todas iguais. Eu até acho que Scolari já nem pede que compreendam o trabalho dele mas apenas que não o critiquem gratuitamente.
Vamos a factos. Scolari é o único selecionador que está com Portugal em 3 fases finais consecutivas sendo que nas duas já disputadas tornou Portugal vice campeão da Europa e 4 classificado no Mundial. Foi o selecionador que teve a espinhos missão de matar a geração de ouro e criar uma nova equipa. Está a consegui-lo conseguindo resultados. Da equipa de ontem (os 14 jogadores utilizados) 10 nunca estiveram numa fase final de uma grande competição, 8 tem menos de 25 anos. Isto tudo sem drama e sem queixas.
Por isso sou dos que digo:
Obrigado Scolari!!!!!!!!!!
Sem nenhum tipo de vassalagem, apenas usando a razão. Ontem também era dos que queria uma grande exibição e uma vitória inequivoca. Não foi possível. Mas o importante foi feito o apuramento e no fim do jogo lembrei-me dos jogos que fui ver e que decidiam apuramentos onde estavamos invariavelmente de calculadora na mão e onde também invariavelmente não nos apuravamos e nessa altura esqueci a exibição e o resultado que queria porque havia o resultado. Mais convencido fiquei quando alguém relembrou essa frase brilhante de José Mourinho e que sintetiza o espírito de quem quer ser campeão. "As finais não se jogam, ganham-se" e esta era uma final e ganhou-se.
Ninguém espera que o estágio e a competição seja fácil. Pela amostra de ontem a selecção vai ter um adversário de peso. Os média portugueses e por isso não me espantaria que o balneario fosse blindado e que nem declarações à imprensa por parte de Scolari houvesse. Compreenderia e aplaudia. Porque parece que para alguns o seu ego é mais importante que a representação de um país.

Etiquetas:

7Comenta Este Post

At 11/22/2007 10:05 da manhã, Blogger ilha_man escreveu...

ora nem mais :)

 
At 11/22/2007 12:50 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Ilha, alguma vez haviamos de estar de acordo!!!!
:))))))))))

 
At 11/22/2007 4:43 da tarde, Blogger ilha_man escreveu...

acho que discordamos mais no pormenor do que na essência,mas em termos futebolísticos temos a mesma paixão, o GLORIOSO :).
Em relação a este post subscrevo-o totalmente.E digo mais: se há comentador que abobino por ser constantemente um deita abaixo é o sr Rui Santos!!!

 
At 11/22/2007 6:38 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Digo mais.
Alguém que noutra profissão (nomeadamente nas engenharias, nas economias, nas ciências sociais, nas TIC, etc) tivesse o Currículo de Scolari e o seu número de títulos e vitórias em diferentes países, em variegadas partes do mundo, seria incensado, apelidado de guru, ouvido reverencialmente. Pensem nisso.

 
At 11/22/2007 8:36 da tarde, Blogger Farpas escreveu...

bahhh... já cá havia poucos benfiquistas... ó ilha_man já tiveste tempo de abrir os olhos LOL! Nem o Sol do Algarve de fez bem! Um abraço amigo! (ao Daniel já nem digo nada que a sua vermelhice é incurável LOL!!)

Quanto ao post também concordo! E ainda mais concordo quanto à opinião sobre o Rui Santos, ele e o Luis Sobral deveriam pensar bem em mudar de profissão para coveiros!

 
At 11/23/2007 12:13 da manhã, Blogger ilha_man escreveu...

Abobino tb é bom .) Farpas, o sol do algarve faz-me bem...a ti é que te deixou sempre para o verde, não tiveste tempo de amadurecer :)Abraço!!

 
At 11/23/2007 8:10 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Farpas, ser benfiquista não é defeito, é ter na alma a chama imensa que nos conquista.

Não sei se leram o artigo do Rui Santos ontem no record. Deve ter sido escrito com 20 caixas de anti ácido ao lado. Tão triste. Espero ansiosamente pelo dia em que ele morda a lingua. Com o veneno que por lá anda não deve ter tem+po para chegar ao posto médico.

António, mas a piada é que Scolari é ouvido em todo o mundo, com exepção de Portugal. É isso que me deixa triste. Mas tens razão. Este curriculum noutra profissão ...

 

Enviar um comentário

<< Home