A derrota da Esquerda
Fausto Bertinotti ao demitir-se da direcção da Refundação Comunista, considerou que a derrota da Esquerda em Itália é uma derrota de "proporções imprevistas". Pela primeira vez, em décadas, os Partidos à Esquerda do PS (e das suas várias "variantes", nestas eleições o PD de Vettroni) não elegeram representantes tanto na Câmara como no Senado. A direita obteve uma vitória, também ela histórica, tendo Berlusconi conseguido a maioria absoluta para os dois orgãos.
A vitória de Berlusconi pode ser surpreendente. A derrota da Esquerda pode ser "imprevista". Mas não é inexplicável. Nem, sequer, surpreendente.
A derrota daqueles que dizendo-se de Esquerda, aquando no Governo, têm a mesma política económica e social que a Direita, não é surpreendente. E por isso o PD perdeu.
A derrota, ainda maior, daqueles que aparecendo como alternativa de Esquerda, acabam por participar em Governos em que não têm força política para impôr politicas, acabando por ser coniventes com o neo-liberalismo e com as agressões imperialistas, (ainda por cima mantendo intactos todos os tiques estalinistas) acaba por ser imprevista, apenas, para quem se esquece que os erros, em política, se podem pagar muito caro.
...
Como disse o Daniel ali em baixo, ainda sem estar na posse de todos os dados que acabaram por tornar muito mais dramáticos os resultados que as primeiras indicações faziam prever, a RC passou de actor a espectador. E com ela Bertinotti.
Oxalá a Esquerda alternativa ao neo-liberalismo e ao estalinismo saiba, na Europa, tirar desta derrota as devidas ilações. E aprender com ela.
Nota: Entretanto fica aqui um link para um artigo do João Delgado no Luta Socialista, que subscrevo na totalidade..
Etiquetas: Isabel Faria
4Comenta Este Post
Pois é Isabel. Nada posso acrescentar ao que tu disseste nem ao que escreveu o João Delgado. Está tudo ali e eu tb subscrevo.
Parte dos votos da esquerda foram para a abstenção,outra parte para o PD; e da zona do PD foram para a direita. É assim quando a esquerda abre a porta à direita.
Bertinotti sabia-o - ele mesmo disse, há vários anos, que uma esquerda ou era alternativa ou morreria.
Zapatero venceu....porquê....
Será que nalgum país civilizado um mafioso, com um imperio de televisões e jornais, com varios processos em tribunal aos quais tem escapado, poderia sequer candidatar-se.
A operação mãos limpas foi uma farsa,
Como dizia o Lampedusa
É preciso que algo mude para que tudo fique na mesma.
A Italia é a Italia e nós estamos cá nosso canto com os nossos problemas, e é muito dificil perceber toda a complexidade, e jogos da politica Italiana.
Fazer paralelos, pode ser um bonito exercicio de estilo, mas que nada têm a ver com a realidade.
Dentro de um ano, , o Bossi e o Mafioso, voltam às turras, e lá teremos mais umas eleições, a não ser que o Veltroni e companhia, resolvam aderir á grande aliança.
ideal comunista, tendo a concordar contigo.
anónimo Pacheco sejamos claros. Uma coisa é analisar uma situação outra coisa é de uma forma cobarde querer-se defender para Portugal uma coisa que pelos vistos não tens coragem de assumir publicamente e nem sob anonimato.
Continuas a bater na tecla de ua aliança. Já reparaste que o homem não precisa disso, Tem a mioria absoluta nas duas camaras.
Enviar um comentário
<< Home