« Home | Não vou à fonte para não adormecer...mas gosto! » | A nossa Escolha » | "Dai-lhe lama" » | Escolhas com preço » | Em nome do futuro... » | Uma notícia em 1ª mão » | O que mais faltará » | Só de passagem... » | Um governo ao sabor da maré do momento » | Ás vezes fico ainda mais parvo do que sou »

terça-feira, abril 01, 2008

Marinho Pinto passou-se

Marinho Pinto passou-se. Não se passou por dizer coisas com as quais eu não concordo. Passou-se por dizer coisas que ou não sabe, ou finge não saber ou não quer saber.
Mário Machado não está à espera de ser julgado por defender idéias diferentes. Está à espera de ser julgado por apelar à violência. Por fazer ameaças de morte. Por cometer e incentivar crimes. Crimes, considerados crimes pela Lei e pela Constituição. Porque o Bastonário até poderia não concordar com a acusação de Mário Machado se esta se baseasse na sua defesa de ideais fascistas...porque tal é possível noutos países. Mas, e apesar de não ser esse o caso, em Portugal, é proíbido pela Constituição da República fazer a apologia de ideais fascistas. Não conheço nenhuma proposta púbica do Bastonário para alterar a Cosntituição...e presumo que ele conheça a Constituição.
Mas não é, efectivamente, disso que se trata. Mário Machado não está à espera de julgamento por pensar de forma diferente...mas por ameaçar e agredir quem pensa de forma diferente...dele.
...
Aqui há tempos lembro-me de escrever aqui um post em que manifestava a minha admiração pela coragem e pela postura de Marinho Pinto em relação à corrupção e à sua denúncia de que há duas justiças - uma para pobres e outra para ricos.
Claro que não estou arrependida. As palavras foram escritas em determinadas circuntâncias e baseadas em determinados dados. Mas confesso-me incomodada. Alguém que, sinceramente, acredite numa justiça igual para todos...não pode aparecer como advogado de defesa de um criminoso fascista e racista. O fascismo e o racismo são a ausência de/da justiça. Os seus defensores, os que cometem crimes em sua defesa não podem não ser julgados. E condenados. Não por os defenderem. Por os exercerem.
...

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 4/02/2008 9:21 da manhã, Blogger cereja escreveu...

Também fiquei de cara à banda.
Nem falei nisso no Pópulo (falei em tanta coisa que bem podia deixar 'cair' isto) porque ainda quero imaginar que há uma qualquer explicação que não foi trazida à luz. Tal como nos dizem parece mesmo impossível!

 
At 4/02/2008 3:32 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Minha cara Isabel:

Não sei quem é nem donde vem, mas lamento que a sua noção de liberdade esteja limitada a quem pensa e aje como vc.
A Liberdade não pode ter preconceitos nem ideias fixasa e fixadas como aquelas que demonstra..de que
fascsitas e racistas não podem viver..a sua intolerancia é chocante e só se entende por manifesta falta de exercico da liberdade..
Longe está o bastonário de concordar com os pontos de vista do detido, mas isso não o impediu de reconhecer que a detenção detes é manifestamente um abuso e atentado á liberdade de expressão..

 
At 4/02/2008 5:01 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Caro anónimo,

Sem entrar em pormenores de quem sou ou de onde venho, pois não me parece que sirva para muito, sugiro-lhe que leia o meu post.

Em nenhum momento me vê defender que Mário Machado devará ser julgado por defender ideais racistas e fascistas...apesar de a Constituição da República Portuguesa proibir a divulgação e a defesa de ideiais fascistas. Nem sequer me viu escrever se concordava ou não com este preceito constitucional. Limitava-me a dizer que existia.

O que escrevo e que reforço é que se Mário Machado está a aguardar julgamento por apelar à violência deverá ser julgado. E parece ser esse o caso ou não? Se está à espera de julgamento por fazer ameaças de morte, deverá ser julgado. E parece ser esse o caso ou não?

Racistas e fascistas não podem viver, diz você que eu defendo...o problema está de pernas para o ar...quem faz ameaças de morte, logo quem diz que há quem não possa viver é o Mário Machado...eu apenas escrevo que ele deve ser julgado por achar que há quem não possa viver. Julgado...nunca falei em condenado. Quem tem que condenar ou absolver é o Tribunal.

E no último parágrafo penso que está claro que ninguém deve ser julgado pelo que pensa...eu até escrevo que quem defenda o racismo e o fascismo não deve ser julgado por defender o racismo e o fascismo...mas por os exercerem. Como o racismo e o fascismo, para mim, são violentos, descriminatórios, anti-democráticos...penso que dá para ver o que penso.

Se o problema do abuso estiver na injustiça dos tempos que muitos presos passam antes de serem julgados, ah, aí concordo com o bastonário. Mas penso que ele terá que passar o resto do seu mandato a visitar presos em prisão preventiva há um ano ou mais. As nossas prisões, para vergonha da nossa Justiça e da nossa Democracia, estão cheias deles.

 
At 4/03/2008 5:06 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

"Mas confesso-me incomodada."
Só isso?
Eu estou chocadíssimo.
O Baston perdeu toda a sua credibilidade!
Passou do melhor ao pior de uma assentada e deve ser penalizado por isso.
Demonstrou uma total falta de estrutura e coluna vertebral.

 

Enviar um comentário

<< Home