« Home | Portugal no sec. XXI » | Post assumidamente não muito claro » | VIva o Pepe!!! Abaixo o Sócrates!!! » | A minha estrela » | Não consigo arranjar título para isto. » | A Praça das Flores » | Nâo vale a pena fingir que não ouve!! » | Irritam-me os fundamentalismos » | Uma semana no PPD-PSD » | A justiça pelos vistos não dorme »

terça-feira, junho 10, 2008

Segundo o Sr Presidente da República...



...hoje é o dia destes gajos!!

Etiquetas:

8Comenta Este Post

At 6/10/2008 1:47 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Peso imenso perdão, pois tive um bloqueio mental, não consigo expressar nenhuma palavra, por isso transcrevo na íntegra o comunicado publicado na Esquerda.net.

O Bloco de Esquerda exigiu que Cavaco Silva esclareça o que quis dizer ao referir-se ao 10 de Junho usando a designação típica da ditadura salazarista, isto é, "o dia da raça", recuperando a "terminologia racista e segregadora do Estado Novo". Questionado pelos jornalistas sobre a paralisação dos camionistas, o Presidente da República disse: "Hoje eu tenho que sublinhar, acima de tudo, a raça, o dia da raça, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas".
O deputado e historiador Fernando Rosas exigiu uma explicação: "Tudo isto é paradoxal, anacrónico e faz-nos ecoar os termos de outrora. Nesse sentido, acho que o Presidente da República deve uma explicação ao país acerca da recuperação para o dia 10 de Junho das designações de raça e de dia da raça», lembrando que a expressão, que foi abandonada após o 25 de Abril de 1974, está claramente conotada com o Antigo Regime. "O dia da raça foi criado na época do fascismo e trabalha com a ideia absurda de que há uma raça portuguesa, com características que não sei quais são", explicou.
"É incompreensível que o mais alto representante da República veicule publicamente a pior imagética do anterior regime, insistindo na existência de um suposto atributo rácico comum à cidadania nacional que merece ser exaltado na sua superioridade", diz o Bloco de Esquerda em comunicado.
A designação oficial do 10 de Junho é, actualmente, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Para Jorge Cordeiro, do PCP, "a concepção de dia de raça é uma afirmação pouco compatível com os valores de Abril e do regime democrático", disse à rádio TSF, considerando no entanto que o chefe de Estado deve tê-la dito "num equivoco ou num lamentável erro de linguagem".

 
At 6/10/2008 2:03 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Fugiu-lhe a boca para a verdade, hoje é o dia dos REAÇAS.

Nunca entendi porque se manteve o dia em que a ditadura comemorava aquilo a que chamava o dia da Raça, chamaram-lhe Camões , das Comunidades, de Portugal, e sei lá que mais .

Simplesmente essa data era uma invenção da ditadura, e pura e simplesmente deveria ter ser abolida.

Tinham o 1 de Dezembro, a data da Restauração da Indepêndencia, o 5 de Outubro a implantação da Republica, e tambem o dia em que em 1143 Portugal declara a sua independencia ( aqui há divergências que a data seria 1139) mas para o caso pouca importancia tem, , o 25 de Abril o dia da Liberdade.

Mas não continuaram com o 10 de Junho, e um Presidente da Republica na Democracia, fala de novo em dia da Raça.

 
At 6/10/2008 5:53 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

A Isabel Faria:

é triste e lamentavel quando nos tornamos naquilo que criticamos

 
At 6/10/2008 6:19 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O gajo surpreendeu-me. E a palavra é tudo menos neutra e, na impotação que Salazar fez do IIIReich creio que não era a raça alemão a que se referia mas ariana. Onde pretende chegar o sr. Presidente, se não pode ser gafe?Mais dificil do Que parece, julgo.

 
At 6/10/2008 9:06 da tarde, Blogger Gustavo Behr escreveu...

O comentário do presidente é absolutamente lamentável.

 
At 6/10/2008 11:15 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

E os neo-nazis lá elogiaram a gaffe do senhor Cavaco...

 
At 6/11/2008 12:11 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Anónimos e outros espíritos de boa vontade :não é possivel num politico mínimamente experiente e com esta palavra, uma gafe.Reparem que é o que nos tentam impingir (RTP, por exemplo, desmultiplicam-se nessa balela ). Permanece o mistério, a não ser que eu tambem ande numa de boa vontade. Julgo tratar-se duma manobra bem estudada, que não sei ainda caraterizar.

 
At 6/12/2008 1:22 da manhã, Blogger Gustavo Behr escreveu...

O PNR achou o máximo e não achou que era uma gaffe.

 

Enviar um comentário

<< Home