« Home | Não consigo arranjar título para isto. » | A Praça das Flores » | Nâo vale a pena fingir que não ouve!! » | Irritam-me os fundamentalismos » | Uma semana no PPD-PSD » | A justiça pelos vistos não dorme » | Notas sobre o comício de ontem » | Acredito que apostei no cavalo certo » | Sous le pavés, la plage ... » | AVISO »

sábado, junho 07, 2008

A minha estrela


Acabei de chegar de Aveiro depois de um fim-de-semana rodeado dos nossos astrónomos de hoje e de amanhã.

Foram dois dias em cheio. Aquela cidade é linda, aliás devia ser obrigatório por Lei ou mesmo pela Constituição que todas as cidades tivessem um rio, uma ria ou, quem sabe, um mar, ao meio...fiquei num hotel em que, do nosso quarto, se via a ria, mesmo ali aos nossos pés. Esta manhã fizemos uma viagem de barco a S. Jacinto e "the last but not the least", o meu filho participou na final das Olimpiadas daquilo que há anos sabe querer ser o seu futuro. Dos 352 concorrentes inciais, ficaram 10 depois das provas eliminatórias. Na final, o JP ficou no meio: um 5º lugar que me encheu de orgulho e que ele diz talvez pudesse ter sido melhor, "se não tivesse andado com tanto trabalho na Escola e tivesse tido tempo de pegar num livro ou recapitular uma fórmula física...".

De salientar que a brilhante vencedora foi uma rapariga. A unica rapariga nos 10 finalistas. O que acontece pela 2ª vez e sempre da mesma forma: os dois anos em que uma rapariga fica nos dez finalistas, é apenas uma entre nove rapazes e fica sempre no 1º lugar!!
Dizia o João Pedro, que elas quando querem são mesmo boas...
..
Por momentos, ontem enquanto assistiamos a uma palestra sobre Buracos Negros, vi-me daqui a uns anos a assistir a uma palestra do meu filho sobre um astro qualquer. E, confesso, talvez o meu maior orgulho seja pensar que não só "fiz" um jovem com uma enorme força de vontade como o fiz cheio de autonomia e de vontade própria. Vão-lhe lá falar em militância política e ele, que sempre a viu em mim, encolherá os ombros e fará um sorriso amarelo, assim para não magoar, mas do género "tás-me e ver bem??!!". Por outro lado, o único interesse, logo a única influência em relação a estrelas, planetas, cometas e buracos negros que pode ter recebido de mim...é curtir a Lua Cheia.
...
Penso que quando somos pais nunca conseguimos ter a sensação de missão cumprida em relação aos nossos filhos. Mas, às vezes, temos um apertito reconfortante qualquer que deve ser uma aproximação disso.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 6/08/2008 3:17 da tarde, Blogger cereja escreveu...

E já me estou a ver, daqui a uns anos dizer «Quem, o João Pedro Faria? Ora, eu cá conheço-o de pequenino» e olharem para mim pelo canto do olho e pensarem - olha para esta, heim, quem diria ?...

(bom, de 'pequenino' é claro que é uma força de expressão...)

 
At 6/08/2008 5:08 da tarde, Blogger josé palmeiro escreveu...

Quinto entre 352? Que mais querias?
Então não é bom?
É esse o "caminho das estrelas"!Força!!!

 
At 6/08/2008 5:24 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Sim, de pequeninoé um cadinho forçado...só se o tivesses conhecido para aí até aos seis meses...e emsmo assim...porque depois disso nunca mais teve nada de pequenino.
Isso vais tu dizer quando ele descobrir um Planeta novinho em folha!!

 
At 6/08/2008 5:28 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Claro que é bom, José. Até porque uma das coisas que nunca lhe ouvi ou senti foi a necessidade de ser o melhor. Apenas é preciso ser-se bom e ser-se persistemte para se conseguir ser bom naquilo que se gosta de fazer, penso que é o lema dele.
E para isso é capaz de mover montanhas. Deixar de ir ao Rock in Rio com a turma toda na Sexta à noite ver os Linkin Park, que ele adora, para poder estar em Aveiro a fazer as provas.

 

Enviar um comentário

<< Home