« Home | Se ao menos servisse para aprender... » | Outro Cabo Adamastor * acaba de ir à vida.... » | Parabéns Lobos » | Corridas no Estoril » | Basta pensar no melhor de Sócrates e de Ferreira L... » | Estado deu 15 mil milhões de créditos » | ...e sobre a vida! » | para pensarmos sobre a velhice... » | Marques Mendes - novo pensionista » | Cada um com a sua »

terça-feira, julho 15, 2008

São os vampiros

Os vampiros não se vêem no espelho. Nem as multinacionais. Podemos saber da sua existência nas notícias, no meio de números ininteligíveis, podemos até saber algumas propriedades que possuem mas, na verdade, parece que não existem. Apenas uma ficção legal de “personalidade jurídica” com todos os seus direitos legais , mas sem poder ser trazida à justiça por crimes cometidos.

Os vampiros sugam a energia vital das pessoas e não se preocupam. Também as multinacionais e grandes empresas. Sugam a vida dos seus trabalhadores, da terra,do ar e da água, apoderam-se dos governos – e não querem saber. Não se importam com isso. Por que eles estão já mortos.

Os vampiros odeiam a luz do dia. Também as multinacionais e as grandes empresas. Constróiem fortalezas legais, mediáticas e militares à sua volta para impedir que alguém descubra o que realmente andam a fazer. As multinacionais são como os vampiros – alimentam-se sempre no escuro.

Os vampiros não projectam sombra. Nem as multinacionais e grandes empresas. Na realidade nem existem, mas podem matar-nos ou transformar-nos num deles.

Os vampiros odeiam os princípios humanos! Também as multinacionais e grandes empresas. Abertamente rejeitam os ideais de cooperação e solidariedade. Advogam a competição feroz e não querem saber de desemprego, precariedade ou direitos laborais.

Os vampiros aparecem sempre com muito charme. Também as multinacionais. Graças aos milhões que gastam em relações públicas chegam até nós sorridentes e bem dispostos na TV, depois abrem as suas asas negras e desaparecem da miséria que causam e propagam.

Os vampiros mordem-nos e ficamos como eles.. Como as multinacionais e grandes empresas. Os empregados aprendem a calar os seus corações e a vender as suas almas para se transformarem em homens da companhia.

Os vampiros hipnotizam-nos disfarçando-se com cuidado e amor e depois mordem-nos o pescoço. Como as multinacionais e grandes empresas. Compram-se os seus belos produtos e podemos morrer pelo seu uso. Então os vampiros desaparecem no nevoeiro pois não podem ser tidos como responsáveis.

Vivemos numa sociedade em que 20% da população detém 94% de toda a riqueza do mundo, e 80% dos restantes lutam pelos restantes 6% para sobreviverem!

Que tipo de pessoas e de sociedade continua a propagar estes valores que alargam diariamente o fosso entre pobres e ricos? Cultos vampíricos?

2Comenta Este Post

At 7/15/2008 11:49 da manhã, Blogger Norberto escreveu...

Parece que estamos mesmo reféns, afinal ninguém está disposto a amentar o seu custo de vida em 20/30% para combater as grandes empresas. Queremos leite produzido por um empresa familiar? Queremos roupa feita no comércio tradicional? Talvez? Podemos pagar? Não sei... na maioria dos casos não.

 
At 7/16/2008 12:15 da manhã, Blogger RR escreveu...

São os mordomos Do universo todo
Senhores à força Mandadores sem lei

Zeca, sempre actual
Abraço
RR

 

Enviar um comentário

<< Home