« Home | Era uma vez... » | Fabuloso - como o ensino pode matar a criatividade » | Das melhores conferências disponíveis » | São os vampiros » | Se ao menos servisse para aprender... » | Outro Cabo Adamastor * acaba de ir à vida.... » | Parabéns Lobos » | Corridas no Estoril » | Basta pensar no melhor de Sócrates e de Ferreira L... » | Estado deu 15 mil milhões de créditos »

quinta-feira, julho 17, 2008

A vida de Ingrid vale rigorosamente o mesmo que a de Guillermo!!


"Acreditai que nenhum Mundo, que nada nem niguém, vale mais que uma vida ou a alegria de tê-la", escrevia Jorge de Sena.

Vi agora no Cantigueiro que o corpo de Guillermo Rivera Fúquene, sindicalista comunista desaparecido em Abril, quando acabara de deixar a sua filha na escola, apareceu há dois dias numa rua da cidade colombiana de Ibagué. Guilhermos Rivera Fûquene, irá assim juntar o seu nome ao dos outros sindicalistas assassinados pelo regime repressivo e corrupto de Ulribe.
Perante a passividade da Comunidade Internacional e o silêncio da Comunicação Social, Ulribe, continua a calar os seus opositores, assassinando-os.
Com a mesma convicção que aqui me insurgi contra os métodos das FARC e me congratulei com a libertação de Ingrid Betancourt, reitero o que escrevi por aí algures: Ingrid Betancourt e os outros reféns das FARC não são Ulribe nem os seus soldados. Os sindilcalistas e os opositores assassinados não são dirigentes das FARC, nem mentores ou executores dos seus métodos.
O rapto de reféns civis por uma qualquer organização é um crime lamentável e injustificável, que não podemos desculpar ou "entender". O assassínio de homens e mulheres, cujo único crime é combaterem um regime corrupto e repressivo, é um crime hediondo, que não podemos ignorar nem silenciar.
...
Como escrevia Jorge de Sena, na frase com que iniciei este post e que, há anos, tenho pendurada à entrada da minha porta, como que para nunca me dar o direito de, por qualquer razão ou em qualquer momento, a esquecer, nada vale mais que uma vida. A vida de Ingrid Betancoourt vale, para mim, exactamente o mesmo que a de Guillermo Rivera Fúquene.
O facto de a 1ª estar em sua casa e de o 2º a ela nunca poder voltar, não justifica o que a 1ª passou, mas ainda torna mais revoltante o que fizeram ao 2º. E a todos os outros, assassinados pelas tropas e pela policia de Ulribe.
...
Daqui, o meu pequeno contributo para que fique claro que não tenho o direito de escolher entre Ingrid ou Guillermo. Nem entre os seus filhos. Ou entre as suas vidas.
E hoje, com Ingrid Betancourt já perto dos seus, é a mulher e os filhos e os amigos e os companheiros e a luta de Gullermo que merecem a minha solidariedade. E os seus assassinos, a minha repulsa.

Etiquetas:

22Comenta Este Post

At 7/17/2008 3:38 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Felizmente para ti Isabel Faria a denuncia de Uribe vai a par com a denuncia das Farc.

Felizmente para ti a libertação de Ingrid , é uma vitoria da democracia, o assassinato do Guilherme a vitoria da barbarie.

O mal foi a forma asquerosa como o que eu vi escrito, por militantes do PCP , e por outros militantes de outros partidos comunistas sobre a libertação de Ingrid, incrivel, a começar por uma coisa que dá pelo nome de Resistir, e onde escrevem destacados membros do PCP, a começar por Eugenio Rosa, e acabando em Miguel Urbano Rodrigues.

Desde má mãe que não se preocupava com os filhos, a burguesa sem preocupações sociais, que saiu da selva até com muito bom aspecto, de tudo vi escrito.

Por isso é que na esquerda, ou nas esquerdas há que continuar a haver claras clivagens, e não se pode defender alianças a quem o sectarismo cega.


Augusto Pacheco

 
At 7/17/2008 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O resistir.info não é o orgão oficial do PCP. A posição ofical do PCP e de condenação dos métodos da FARC, dizendo explicitamente que não se revê deles. O que o PCP não diz, e eu que sou bloquista tb não, é que as FARC são um grupo de narcotraficantes , ao invés de combatentes políticos.
Mas seria uma boa altura para apresentar na AR uma moção a protestar contra o assassinato de sindicalistas na Colômbia.

 
At 7/17/2008 8:14 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

A.Pacheco, não consigo entender porque vem sempre essa história de defender alianças...aqui metida no Troll. Nunca me viste defender alianças como PCP. J+a me viste muitas vezes defender convergências políticas com forças de Esquerda, nas quais não poderei sob pena de não estar a fazer uma análise real e realista da correlação de forças em Portugal, não incluir o PCP, para derrotar Sócrates e as suas políticas. Já repeti isto dezenas de vezes...mas hei-de continuar até que se torne claro.
E segramente que nas convergência com forças de Esquerda para derrotar Sócrates, não estou a falar em convergências na análise da stuação internacional e nas escolha de "amigos". Ai receio estar tão longe do PCP como de muitos dos apioantes de Alegre, por exemplo. E perante isso faço o quê?
Como acho que sou eu que tenho razão, como não me vejo a dizer que a China está a construir o socialismo ou não me vejo a ter uma posição mais ou menos acritica mais o menos conivente com o imperialismo americano, faço o qu~e? deixo Sócrates continuar impávido e sereno ou espero que o BE tenha sozinho força política e implanatação social para o derrotar?

 
At 7/17/2008 8:19 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

João, também não é aqui dito que o seja o orgão oficial do PC. Mas que lá escrevem destacados militantes do PC e que se escreveram barbaridades sobre Ingrid Betancourt e sobre as FARC lá isso...
E também não me parece que a posição do PCP seja assim tão clara, e, apesar de Bloquista, também não me surge assim tão claro que as FARC sejam hoje combatentes políticos revolucionários.

Quanto ao teu último parágrafo, subscrevo-o completamente. E gostaria imenso que fosse o nosso Partido a apresentá-lo.

 
At 7/17/2008 10:56 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel, quem mencionou o Resistir.info insinuando ser a posição do PCP foi o Augusto Pacheco, e parece-me de elementar justiça falar-se verdade. Não é necessário deturpar a realidade para estar em desacordo com a posição do PCP sobre as FARC. Sabes que mais? Acho que a posição mais equilibrada que li nos últimos tempos foi a... do Fidel...

 
At 7/18/2008 2:03 da manhã, Blogger Fernando Vasconcelos escreveu...

Todas as vidas valem exactamente o mesmo. concordo.
Devem-se denunciar-se os regimes/organizações que não respeitam os direitos humanos. concordo. Ulribe não respeita: denuncie-se.
Devem denunciar-se todos, absolutamente todos ... E aí é que me palpita que não vamos estar de acordo, na lista digo.

 
At 7/18/2008 5:00 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Ainda bem que o PAIGC, o MPLA e a FRELIMO raptaram, destruiram, feriram e mataram muito, aos milhares e centenas de milhar, para acabarem com o colonialismo.

Mataram colonos, soldados, espiões, colaboradores... Até gente inocente.

 
At 7/18/2008 9:33 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

João o PCP é useiro e vezeiro nesse tipo de atitudes.

Quando quer caluniar o BE , escreve artigos no Avante assinados por militantes anonimos, e depois diz, que são meras opiniões pessoais, como alguma coisa possa ser publicada no Avante, sem o acordo da direcção do PCP.

Lembro a jornada de evocação sobre o Maio de 68 em França, e em Praga, que um artigo do Avante, comparou ás manifestações ditas espontaneas, de apoio ao ditador Salazar.

O Resistir é um pouco a mesma coisa, militantes responsaveis, estou a falar do Miguel Urbano Rocrigues, do Eugenio Rosa, etc, que escrevem artigos que são são opiniões do PCP, ou alguem acredita que o a direcção do PCP permita que militantes escrevessem no Resisitir, artigos que não tivessem a sua aprovação, ou pusessem em causa a linha oficial do PCP?

Deixem de tentar atirar poeira para os olhos, a posição do PCP sobre as Farc , sobre o Mugabe, sobre o José Eduardo dos Santos, sobre os regimes da China da Coreia do Norte, etc, são claros como água, todo o apoio, só que por vezes tenta encobrir-se com uma cortina de fumo, e lá aparecem então os resistir, os artigos de militantes ditos anonimos no Avante , etc etc etc.

Mas a linha politica é só uma , e quem discordar abertamente sabe qual é o caminho.

A porta da rua que é a serventia da cozinha.

Augusto Pacheco

 
At 7/18/2008 9:35 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Fernando, todas as vidas valem exactamente o mesmo. Se me questionar se considero sempre a violência criminosa,responder-lhe-ei que não.
Apesar de lamentar as mortes causadas nas lutas de libertação dos povos contra o colonialismo, aceito-as como um mal necessário.
Apesar de lamentar as mortes causadas na luta contra o nazismo e o fascismo, apesar de as lamentar, entendo a sua inevitabilidade.
Se me perguntar se lamento mais a morte de um civil iraquiano ou de soldado americano que invadiu o Iraque, possivemente sabe a minha resposta..
Se me perguntar se lamento mais a morte de um soldado israelita ou de um civil palestiniano às mãos de um militar israelita também penso que sabe...ou de um civil israelita que teve o azar de apanhar o autocarro errado...
Não sou uma militante pacifista. Apenas considero que uma organização revlucionária não rapta, nem mantém em cativeiro inocentes.
E apenas denuciarei todos aqueles que usam a violência de Estado para impôr regimes anti-democráticos.
Creio que dá para entender se a lista seria a mesma ou não...possivelmente não.
Ap+raz-me no entanto registar que neste caso, você concorda comigo (ou eu consigo!).

 
At 7/18/2008 8:02 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Nenhum combatente revolucionário, uasaria o "ainda bem". Ponho as mãos no lume e não receio minimamente poder sair queimada.
Qualquer combatente revolucionário escreveria " Infelizmente o PAIGC, o MPLA, a FRELIMO e muitos outros moviementos anti-colonialistas tiveram que ferir e matar, para acabar com o colonialismo".

Não me conta que algum deles tenha raptado e mantido reféns civis na selva africana. Acho completamente desparatado os centenas de milhar de que falase. Tudo junto quer-me mesmo parecer que deves ser um guerrilheiro que nem nunca pegou numa fisga quanto mais saber o que é lutar de arma na mão. Ok, lutar.

 
At 7/18/2008 8:48 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

e no entanto o BLOCO votou na Assembleia da Republica da forma que votou... haja coerência. andam a brincar às esquerdas?

 
At 7/18/2008 10:31 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Faz-vos mesmo confusão as pessoas pensarem pela sua própria cabeça.Taditos.

 
At 7/19/2008 1:38 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Pois por o PCP ser de esquerda é que fez um minuto de silêncio e de pé ao Conego Bombista Melo....

E aí a todo o grupo parlamentar cumpriu, nem uma voz se indignou.
Nem um deputado abandonou a sala.

Nem, sequer um ficou sentado.

E quanto a uma declaração de voto nada.

Aquele grupo de deputados do PCP fica-lhes bem o nome de.... carneirada....

 
At 7/19/2008 2:30 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Que é que tu achas que o Che Guevara andou a fazer? A entregar papéis?

 
At 7/19/2008 12:25 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

"Não sou uma militante pacifista. Apenas considero que uma organização revlucionária não rapta, nem mantém em cativeiro inocentes."

Toma a resposta como um acto de muito boa vontade motivado pelo calor.
E já agora, explica-me, objectivamente a quem servem os métodos das FARC. Que apoio popular têm. Que revolução fazem.
Faz, podes usar o Blog, onde censuras tudo que te conteste, a comparação com a Revolução cubana (não te esqueças do que faltou ao Che para acabar assasinado na Bolívia) e aproveita praa me explicar porque até Fidel Castro recusa que um movimento que rapte e mantenha reféns civis (eu poderia acrescentar mais umas tantas caracetristicas, mas não creio que seja necessário, fiquemo-nos por Fidel)seja um movimento revolucionário.
Ah e explica lá essa dos centenas de milhar de mortos e do PAIGC ter raptado e mantido reféns inocentes. Convem que se tenha alguma ideia do que fala para dar algum gozo discutir...se não o melhor é mesmo ver uns filmezitos de desenhos animados ou de ficção científica...acaba por ser mais divertido e diz-se menos asneiras.

 
At 7/19/2008 1:11 da tarde, Blogger josé palmeiro escreveu...

Isabel, apesar da minha inconstância, aqui nos comentários, por motivos vários, que não vêm aqui para o caso, continuo o mesmo, sem tirar nem por.
Por isso, só posso dizer que estou em pleno acordo com o que escreveste, quer no post, como nos comentários.
Realço a referência ao Jorge de Sena, que na passagem do 30º aniversário da sua morte, homenageei, lá na "sesta".

 
At 7/19/2008 1:54 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Guilhermo está num caixão, Ingrid está a caminho da presidência do país - é essa a diferença.

Pra ti a vida dum oprimido tem o mesmo valor que a vida dum opressor - estou quase a chorar de compaixão!

Se não sabes das mortes, raptos e violências diversas que os "terroristas" - era assim que os chamavam - do PAIGC, MPLA e FRELIMO cometeram para libertarem os seus países... pede uma explicações ao Rosas

 
At 7/19/2008 2:33 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Pedi~te a ti...que me mostrasses os raptos de INOCENTES que os movimentos de libertação fizeram...onde os mantiveram em cativeiro. Que me falasses dos centenas de milhares de mortos. E que enquadrasses o "ainda bem" nas suas lutas.
Mandas-me recorrer ao Rosas...é o costume. Vocês precisam sempre de quem pense por vocês. Triste.
Quanto à diferença entre um e outro...pois não está no post. No post está o que tu nele queres ler. Também faz parte.
Inté...e já agora faz um post a explcar isso ao camarada Fiel...ele parece que também não percebeu bem o teu ponto de vista. E possivelmente não conhece o Rosas...

 
At 7/19/2008 2:49 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Zá, eu sei.
E, tu apesar de tudo ainda vais comentando...eu passopela tua casa, vejo que o netito já não tem gesso, vejo a Maria e deixo-me vencer pela preguiça de comentar. Mas fico feliz e acompanho-te na tua felicidade, amigo. Sou,apenas,uma amiga preguiçosa mas lei-te !!! e fico, egoisticamente, feliz quando comentas.

 
At 7/19/2008 5:09 da tarde, Blogger samuel escreveu...

Já chego bastante tarde e depois de uma acalorada e algo "confusa" troca de comentários... de qualquer maneira, o que eu quero dizer é simples:
Bom post!

Abreijos

 
At 7/19/2008 6:33 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Obrigado Samuel. Fui lá a tua casa e vi o teu post e fiz este. Por todas as razões não poderia deixar e o fazer.
Quanto aos comentários...pois, eu ando sempre a prometer-me que não entro nestas confusões...e acabo por me deixar ir.
Nunca mais tenho juízo, é o que é!!

 
At 7/20/2008 1:30 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Steve Biko tambem já está no caixão

Nelson Mandela foi presidente eleito da Africa do Sul.

Quando se luta ,muitas vezes paga-se com a vida , para que outros possam concretizar os sonhos porque muitos lutaram.

Ingrid luta por uma nova Colombia, o seu rapto, foi um erro politico, aliás como o rapto noticiado hoje , de outros vinte civis pelas Farc.

A luta revolucionaria ataca os alicerces do poder, e os seus sustentaculos, as Farc parecem mais preocupasdas em raptar civis.

É uma forma estranha se se considerar uma organização revolucionaria.

Quando são os civis o seu principal alvo.

 

Enviar um comentário

<< Home