« Home | Músicas » | Estou animadinha, carago! » | Amanhã o Bloco faz dez anos...mas eu vou estar ocu... » | O 1º "REVOLUÇÃO" » | Um detective para cada filho?? » | Mastronças do Moulin Rouge 2009 » | Uma posta com dois dias de atraso » | 14.700 pessoas despedidas unilateralmente em Janei... » | A poção mágica está sempre pronta!! » | Músicas »

segunda-feira, março 02, 2009

Um slogan infeliz

...
Esta posta está para ser escrita há quase 15 dias mas por esta ou pela outra razão tem-me passado.
Há uns tempos falei por aqui de um aproveitamento que a campanha autárquica do PSD Seixal queria fazer do Slogan de Obama, o famoso "yes we can". Achei-o despropositado pelas razões que na altura evoquei mas que não me importo de repetir suscintamente. Que me irritam os obamistas da última hora, que acho despropositado, que acho que não se entende aquilo que estava em jogo nas eleições americanas. Pior ainda é que quem agora usa o "sim, nós podemos" nas suas diversas variações, são aqueles que falaram mal de Obama e que o criticaram e criticam.
Mas sinceramente não esperava que o PCP descesse tão baixo ao obamizar também os seus slogans. Não entendo o que é que eles pretendem com isso. Eu como cidadão acho que me estão a passar um atestado de minoridade.
Cada um faz o que quer e nada tenho a ver com isso. Felizmente ainda sou livre de criticar como quero.
.
Nota posterior: Como poderão ver nas caixas de comentários o slogan do PCP é anterior á campanha americana. Poderão também ler o porque de eu achar que este slogan dá azo a comentários como o que eu fiz. Não vou retirar o post porque isso significaria acabar com os comentários também pelo que apenas ponho esta nota dado que neste momento a discussão já esta direccionada noutro sentido que não o original.
As minhas desculpas se alguém se sentiu ofendido com a posta e aqui fca como prometido a rectificação.

Etiquetas:

12Comenta Este Post

At 3/02/2009 6:12 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Meu caro Daniel Arruda que alguns "ceguetas" não vejam a realidade até posso aceitar, agora o senhor que eu sei ser um espectador atento da realidade politica nacional vir com um post com este conteudo? Não poderá V. Excª dizer que desconhecia que desde 2004 que o PCP desenvolve a campanha "Sim è possível". Em 2004 ninguém falava do OBAMA, pelo que se alguém pode ter copiado ideias foi o OBAMA e nunca o PCP... Da próxima vez, informe-se antes de escrever.

 
At 3/03/2009 7:52 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Caro Paulo Silva, pode ter muita razão mas exactamente por ser um expectador atento é que eu nunca antes da "obamização" tinha reparado neste slogan.
Se puder ser tão gentil e enviar-me algum folheto ou cartaz onde esse slogan era usado em 2005 ou 2006 agradecia.
O meu mail está disponível na barra da direita. Nessa altura serei o 1º a fazer um post a retratarme e a pedir desculpa.

 
At 3/03/2009 9:12 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Caro Daniel Arruda,

A resposta à sua pergunta encontra-se num post de 11-01-2009 no "Tempo das Cerejas" do Victor Dias.

Cumprimentos

 
At 3/03/2009 10:59 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Caro Ribeiro, obrigado pela informação que já fui ver.
Vitor Dias escreve e bem que "esse slogan teve depois numerosas variações e adaptações temáticas ao longo dos anos com a correspondente expressão em vários cartazes" depois de ter escrito acima que "em 25.10.2004 o PCP já tinha apresentado uma frase de uma campanha que dia «Sim, é possível.Melhores salários, Mais segurança».
Ou seja, de facto o PCP usava o "Sim, é possível" mas sempre acompanhado de outro conteúdo, o conteúdo de facto.
O que se passa agora é no entanto ligeiramente diferente e esse ligeiramente faz toda a diferença.É que agora aparece só essa frase.
De qualquer forma vou fazer como prometido uma nota no post.

Quero no entanto explicar o porque dessa ligeira diferença fazer grande diferença.
Quando o BE lançou o slogan "Absolutamente" nas eleições de 2003 (salvo erro) este aparecia como uma palavra isolada á qual foi sendo dado o sentido nos meses e anos seguintes. Ainda hoje é utilizada no Bloco. Ou seja, foi iniciado um slogan e depois foi sofrendo as variações. Mal comparado é como a campanha de Obama. Primeiro aparece i "Yes we can" para depois aparecer o "Yes we can finish the war", "Yes we can change our life" ou o "Yes we can do it better".
Pelos vistos o PCP quis fazer o contrário o que pode dar azo a estas confusões porque o slogan perde sentido ao ser retirado dos seus contextos parecendo um slogan novo, ou neste caso já velho.

 
At 3/03/2009 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Caro Daniel Arruda, deixo aqui o post do meu camarada Vitor Dias sobre esta questão, e que comprova que desde 2002 que o PCP usa a frase "Sim é possível". Em conformidade fico a aguardar o seu pedido de desculpas!
Sim, é possível saber

sempre muito pouco sobre o PCP



Só hoje, através de uma referência na coluna do Provedor do jornal, reparei que, na sua edição de dia 9, o Público tinha publicado no topo de uma página uma «breve» sob o titulo «PCP lança campanha com lema de Barack Obama» e que refere que "Sim, é possível uma vida melhor!" é o lema da acção nacional que o PCP lança amanhã num comício no Porto. A acção usa como lema uma paráfrase da frase de campanha de Barack Obama - Yes, we can -, que foi, aliás, estreada por Jerónimo de Sousa no XVIII Congresso.»





Hoje, conforme imagem acima, o Provedor dos Leitores do Público dá notícia de diversas queixas de leitores contra estas fantasias e deturpações (que eu já tinha denunciado neste blogue) em que um lembra que slogan já vinha da Conferência do PCP realizada em 2003, Lélio Carvalho afirmou, por seu lado, que em 25.10.2004 o PCP já tinha apresentado uma frase de uma campanha que dia «Sim, é possível.Melhores salários, Mais segurança» e André Levy sustenta que «Provavelmente o(s) autor(es) desta notícia ouviram, aquando do último Congresso do PCP, alguém dizer semelhante asneira , repitaram-na mas não cuidaram de saber se havia algima verdade n afirmação.»
Por mim, só me resta acrescentar que a referência mais antiga ao «Sim, é possível!» que encontrei é de uma Conferência Nacional do PCP realizada em 26 de Junho de 2002 (ver cartaz subsequente à esquerda) e que esse slogan teve depois numerosas variações e adaptações temáticas ao longo dos anos com a correspondente expressão em vários cartazes formato MUPI e em documentos do PCP e discursos de Jerónimo de Sousa."

Poderá comprovar o texto em:
http://tempodascerejas.blogspot.com/search?updated-max=2009-01-14T16%3A59%3A00Z&max-results=30

 
At 3/04/2009 8:40 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Paulo Silva, não sei se reparou mas o post já tem essa nota. Eu ao contrário de outros costumo cumprir com o que digo e não o faço da boca para fora.
Deveria estar mais atento.

 
At 3/04/2009 9:01 da manhã, Blogger Paulo Silva escreveu...

Desculpe Caro Daniel Arruda mas ainda não li o pedido de desculpas que se comprometeu a fazer! Ou os seus compromissos não valem nada...

 
At 3/04/2009 11:17 da manhã, Blogger Paulo Silva escreveu...

Caro Daniel Arrudo vejo que afinal já publicou o pedido de desculpas, pelo que retiro o conteudo do meu ultimo comentário.

 
At 3/04/2009 2:03 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
At 3/04/2009 2:05 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Caro Paulo, Já lá está desde ontem. Deveria retirar o que disse nos dois últimos comentários.

 
At 3/04/2009 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Daniel agora é você que está equivocado pois já havia retirado o comentário enviado pelo desconhecimento que tinha publicado uma nota ao post... Face a tudo o exposto considero o assunto resolvido! Com os melhores cumprimentos
Paulo SIlva

 
At 3/05/2009 4:04 da manhã, Blogger Ogre escreveu...

Este Paulo Silva é um chato do caraças. E prepotente, como é aliás e cada vez mais, típico dos comunistas. Grande lata, com que direito é que exige um pedido de desculpas?
É claro que o PCP se está a colar à campanha do Obama, independentemente de ter ou não inventado primeiro o slogan. Isso neste momento já não interessa. Se não queria confusões, deveria ter tido o bom gosto de retirar o dito. A confusão é legítima.

"Sim, é possível saber
sempre muito pouco sobre o PCP" diz ele. Se não fossem tão secretos, tão pouco transparentes, certamente que se saberia mais sobre o partido dele.

Enfim, fiquem bem.

 

Enviar um comentário

<< Home