« Home | Em 1ª mão » | Aves raras » | Notas » | Hasta siempre, comandante! » | Corrigir o IRS » | Como se o tempo não tivesse passado... » | O sectarismo no seu lamentável explendor... » | Músicas (às vezes, repetidas!!) » | Dia de arrumações cá em casa... » | Fascinante »

quarta-feira, junho 17, 2009

Um artigo de opinião

Deixo-vos aqui o meu artigo de opinião publicado no Notícias do Seixal. Já aqui tinha abordado o tema mas nunca é demais.
.
É incontornável que nestes dias quando se escreve uma crónica e que o tema seja política, não se fale das eleições europeias. Porque foram de facto resultados históricos. Não querendo para já focalizar no partido A ou B, o resultado é histórico porque os partidos do “centrão”, responsáveis pela crise, ou se quisermos ser simpáticos pois a crise é internacional, responsáveis pelas respostas que o país não soube dar á crise, tiveram uma derrota histórica. O PS pelas razões óbvias. Não há matemática desculpa ou justificação que seja admissível para a queda em pique quer em percentagem quer em número absoluto de votantes. A única explicação que há, é a verdade. O PS foi castigado pelos 4 anos de péssima governação. Por ter virado as costas ao povo. Pela sobranceria e arrogância. Pela cegueira e surdez. Por ser de direita e não socialista. O PSD porque apesar de ter sido o partido com mais votos teve uma vitória de Pirro. Com menos votos que Santana Lopes nas últimas legislativas (-500 000 mil votos) e com apenas mais 3% devido aos valores levados de abstenção. Assim se transforma aquilo que foi á 4 anos uma derrota numa vitória hoje. Se há contentamento nas hostes de Ferreira Leite só se for para “inglês ver”, pois nada há nos resultados que tenham invertido uma tendência de perda.
Se há quem possa clamar vitória nestas eleições foi de facto a esquerda, que conseguiu superar a barreira dos 21% dos votos, um dos melhores resultados de que há memória no Portugal Democrático. E conseguiu porque os portugueses reforçaram a sua votação quer no PCP quer no Bloco de Esquerda, com destaque para o BE que mais que duplicou a sua votação e (tudo indica, apesar de não haver resultados oficiais) triplicou a sua representação no Parlamento Europeu.
Pode haver o azedume que quiser por parte dos comentadores do regime, como Pacheco Pereira ou António Costa que não se cansam de avisar para o perigo que aí vem. Só falta a história das criancinhas comidas ao pequeno-almoço. Já disseram de tudo. Que o país se esta tendência se mantiver, e tenham a certeza que está, fica ingovernável que vem aí o caos, enfim, os cenários mais catastrofistas possíveis. Prevejo que no tempo que falta para as eleições legislativas todos os meios de pressão e chantagem vão ser usados sobre os portugueses. Porque só quem tem a força da razão é que pode discutir política sem recorrer a este tipo de estratagemas. E a força da razão não está certamente em quem nos levou para a crise mas não é capaz de nos tirar de lá.
O que estes comentadores ainda não perceberam que não podem é passar atestados de menoridade aos eleitores que em consciência resolveram mostrar um cartão vermelho ás políticas de direita, que nos governos tem sido levada a cabo por PS e PSD. Que estes são os mesmos eleitores que sucessivamente e em alternância têm dado a governação a estes dois partidos. E que pelos vistos e a confirmarem-se em futuros actos eleitorais estas tendências se fartaram dos que os têm tratado mal. A esquerda e em particular o Bloco de Esquerda como 3ª força política do país saberá estar á altura de assumir as suas responsabilidades. Como uma força socialista e popular que é alternativa de poder. Que não foge ás suas responsabilidades e que tem propostas como ficou claro na campanha eleitoral que passou. No campo da Segurança Social, da Economia, do Trabalho, da Saúde ou da Justiça. Que tem um projecto para Portugal e para a Europa. Eu acredito que a esquerda saberá dar uma resposta á altura das responsabilidades. Porque se os eleitores acreditam e nos dão a sua confiança há que fazer por merece-la tal como o Bloco de Esquerda tem feito até hoje. Sendo uma Esquerda de Confiança.

Etiquetas:

10Comenta Este Post

At 6/17/2009 8:57 da tarde, Anonymous armenio escreveu...

nem parece uma coisa da fer, a dizer bem do blocos

 
At 6/17/2009 9:59 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, ainda bem que vais escrevendo e publicando umas coisitas, amigo. Eu ando mesmo muito preguiçosa (ok, não é bem isso, mas fica bem dizer que é!!).
E a esta hora já triplicámos mesmo o número de deputados!!

 
At 6/17/2009 10:52 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

E se a rotatividade fosse bienal poderia haver lugar para ti. Porque não!

 
At 6/19/2009 1:28 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Não percebes peva de política. Então explica lá porque é que em Itálai perdes-te 7 deputados contra o Berlusconi. Foi o povo desagradado? Na Itália vive-se bem?O Berlusconi é um grande político' Ora explicaz lá. Mais: explica às pessoas que perdes-te as eleições. No teu grupo, no parlamento europeu há menos deputados que antes. Portanto jamais vingarão as vossas propostas. Cada vez pior. Isso não dizes tu. Não te convem político de merda.

 
At 6/19/2009 1:32 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

O be uma esquerda de confiança. Deixa-me rir pá. Vai-te foder pá com as tuas teorias. Votaram menos de 60%dos eleitores e dos que votaram tiveram 10%. Achas isso muito? Numa situação de crise como esta? Vê lá se não houver crise os votos que levas. Nunca terás é responsabilidade de governar senão logo veríamos o que faziam. Vais-me dizer que os militantes desse grupelho são feito de outra massa. É como os telhados de vidro do cunhal. essa já não engana ninguém.

 
At 6/19/2009 8:28 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Aos dois anónimos. No dia em que escreverem comentários em que não ofendam terei todo o gosto em vos responder.
Até lá deixo-vos a falar sozinhos.

 
At 6/19/2009 9:57 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Bem cá estou eu outra vez. Não respondes o problema é teu. Mas publicaste e isso já é um avanço.
Já é de democrata. Aceitar opiniões contrárias. Ou pensavas que os outros estavam todos errados e só tu é que tinhas razão? O povo português, como disse, só votou 40%. 60% estiveram-se nas tintas para vocês. Quando digo vocês quero dizer pc e be, pois são os mais aguerridos e vão a todas. Os outros que votam no ps, psd e cds vão para a praia. Portanto vocês tiveram o máximo de votos possível. Mais não pode ser. E mesmo assim, como disse, 60% dos eleitores não vos chupam. Dos 40% que votaram mais de 70% votam no ps, psd e cds. Vê lá o que tens que andar para chegar ao governo. Só daqui a 300 anos. Digo eu.

 
At 6/19/2009 10:08 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Caro Anónimo, quem publicou os comentários fui eu. O Daneil não irá, pois, responder-lhe, pois nem deve estar perto do computador.
Já agora, quem a maioria das vezes "trata" dos conmentários sou eu. E isso funciona para os publicados e os recusados.
Nunca recuso comentários que tenham opiniões diferentes das minhas/nossas.
No caso deste post quem efectivamente publicou os comentários foi o Daniel. Aqueles em que nos mima com uma catrefa de nomes edificantes e edificadores. Eu nunca os teria publicado.

 
At 6/21/2009 7:46 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Oh Isabel, então, ele ainda consegue ser mais democrata que a sra. Mas os nomes em português são para serem usados. Eles pertencem ao nosso vocabulário. Acabo agora de reler uma poesia de Bocage, a água, conhece? Que poeta tão malcriado. Mas se eu estiver a escrever um romance e relatar um trabalhador que na oficina deu uma martelada no dedo o que é que escrevo? E o trabalhador disse: - Ora bolas, lá dei outra vez uma martelada neste dedo. Deus me acuda! Será isto que ele diz? A sra. acha mais ofensivo para o intelecto dum leitor eu dizer que fulano é um... ou é mais ofensivo como li neste blogue, dizer-se: nós somos uma esquerda de confiança. Então, isto não é brincar e gozar com o povo analfabeto? Só um analfabeto, iletrado, pode acreditar numa coisa destas. Cair nisto é como cair no conto do vigário. E repugna qualquer que leia isso. E é isso que me repugna em vós. É que não sois honestos (intelectualmente falando). Está a compreender a minha indignação? Pois faça um esforço e verá. Posso dizer-lhe que desde 1985 que não milito, por opção, em qualquer partido político e inclusivamente tinha pensado não votar mais. Mas a vossa falta de senso político e do pc levou-me mais uma vez a votar. Mas continuo atento e não me deixo seduzir por quem quer que seja. Mas como já fui vereador e sei que é muito diferente falar e fazer é que acho insensatas muitas das vossa afirmações.Porque nunca poderão ter concretização prática. E isso, quanto a mim, é enganar as pessoas. Prometer-lhes este mundo e o outro quando, na verdade, não têm nada para dar. É apenas o bota-abaixo.

 
At 6/25/2009 11:27 da tarde, Blogger Antonio Lains Galamba escreveu...

"os outros que votam ps e psd e cds vão para a praia"

eu não definiria melhor a consciência cívica, politica e social do eleitorado da direita! parabéns ao pessoal da praia! prestam um belo serviço à direita e aos senhores que dizem que não pode haver emprego para quem gosta de ter fins de semana à beira mar...

já agora, pessoal deste blog, como permitem tanta verborreia mental??? já vi ( e senti na pele) comentários censurados e não eram mal educados (apenas defendiam uma opinião diferente). estes anónimos abusam! além de terem cá uma linguagem! e bani-los, não???

 

Enviar um comentário

<< Home