« Home | A saudade ao som da Bossa Nova » | O fundamentalismo é demasiado perigoso para ser ri... » | Sem título » | Momento de humor » | Notas sobre cobardia » | E foram tantas as coisas que fizemos bem, que não ... » | Nem de latão.... » | Dúvida motivada por perna de frango » | Eu acredito » | Um "recentramento" interessante »

sábado, março 15, 2008

Uma política de costumes


Ontem ao ouvir uma notícia tive duas reacções. Uma de riso e outra de apreensão. Então o Governo vai proibir os piercings em zonas sensíveis como os genitais, a boca ou a lingua?

Começo pelo riso. O rídiculo que a questão provoca. Imaginei, de imediato, uma cena de rusga em que o polícia pede a um cidadão ou cidadã para abrir a boca que ele precisa verificar se existe algum piercing na lingua. E depois descobrir quando é que ele foi posto. Olhe e já agora pode abrir as calças para ver se tem alguma coisa nos genitais?

Mas depois veio a apreensão. E lembrei-me de um comentário que foi aqui colocado sobre a lei do tabaco em que um comentador dizia que este era apenas a ponta do iceberg que o objectivo seria "normalizar" cada vez mais a sociedade. Regular sobre o que é "aceitável" na nossa sociedade. Criar um "padrão social". Confesso que não queria acreditar que a questão fosse essa. Mas tenho agora que admitir que sim. A desculpa da saúde, a mesma usada no tabaco, não cola de novo. Se fosse essa a questão a lei ficava-se por um maior controlo sobre as questõas sanítárias dos establecimentos que fazem tatoos e colocam piercings. Mais uma vez é a liberdade individual que está a ser atacada. De uma forma metódica e clara. Parce-me óbvio que a minoria de pessoas que usam percings e tatoos não são suficientes para criar uma onda de contestação. Mas eu, por exemplo, nem uso piercings, apesar de por vezes usar brinco e estar a pensar fazer um tatoo nas costas. Será que eu por causa disso vou passar a ser um marginal? Já fumo desde os 17, bebo desde os 16,uso brinco desde os 14 e penso fazer um tattoo aos 34. Que mais comportamentos é que o Estado vai encontrar em mim que me tornem ainda mais nefasto a esta sociedade. Logo eu que nem sequer dou despesa ao SNS pois não tenho tido essa necessidade o que é espantoso dado a quantidade de comportamentos desviantes que eu tenho.

O post é meio a brincar mas a realidade é que a situação é preocupante e parece que nada disto importa ás pessoas. O que irão reguamentar a seguir. O que eu posso comer? Em certa medida a ASAE já o faz. Onde eu posso ir? Com a lei do tabaco já o iniciaram. Que livros ou música posso ouvir? Que comportamento devo ter em sociedade? Qual vai ser a minha orientação sexual e que taras posso ter ou não? Abolir o Kamasutra? Qual a minha religião?

Confesso que estou preocupado pois qualquer dia não posso ser Daniel Arruda mas sim o cidadão formatado 9 343 546.

Nota: Parece que os posts lá de baixo sobre os góticos ganhou uma nova actualidade.

Acho quee stá na hora de abrirmos os olos

Etiquetas:

8Comenta Este Post

At 3/15/2008 4:37 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

(Daniel, não vais meter uma águia nas costas,pois não?????????)

Quanto à anedota ou à vergonha...pois também preferia ver anedota, mas, porque não é isolada, só vejo vergonha.

Não discordo totalmente da proibição a menores.A sério. Não creio que seja completamente errado impedir que um adolescente faça, mesmo que seja, no seu corpo e do seu corpo,algo de irreversível. Afinal a capaciadde de se tomarem opções na vida tem a ver com maturidade.Não se contesta a idade mínima para votar...ou a proibição de venda de bebidas alcoólicas a menores.

Agora que, a um adulto, se venha proibir de fazer o que quiser do seu própio corpo, é sintomátic deste autoritarismo e moralismo tacanho e bacoco que nos saiu no Século e de que o nosso Governo parece querer ser imagem fiel.

 
At 3/15/2008 5:43 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

A adolescência é a idade da descoberta, de fazermos coisas diferentes; é a idade da rebeldia, em que começamos a experimentar coisas diferentes
Se agora começam a proibir a rebeldia aos adolescentes...de futuro, teremos jovens adultos normalizados, demasiado iguais

 
At 3/15/2008 6:04 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, não tenho certezas sobre isso. Sobretudo porque não falamos sobre descobertas...falamos sobre deisões irreversíveis. Talvez por ser mãe de um adolescente...apesar de saber que é de algo que estou, absolutamente "salva"...
Não sei. Dessa parte tenho, de facto, algumas dúvidas se não será uma proposta correcta. Em relação ao resto mantenho as certezas.
È uma tentaiva de uniformazição e de interferência na liberade individual que não se pode permitir.

 
At 3/15/2008 11:29 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Isabel , não. Vou "tatooar" uma folha de canhamo na omoplata. Eu até posso concordar com a proibição de tatoos a menores (embora tenha dúvidas) mas 1º temos de definir menores. Aos 16 naos tens responsabilidae legal e podes ter fiscal e porque será que só te tornas oficialmente maior aos 18? quanto ao retso concordo contigo.
Anónimo, tenho de concordar contigo. Esse é de factoa qustão d efundo e acredito quebjecto político destas leis.

 
At 3/16/2008 9:52 da tarde, Blogger Goldmundo escreveu...

Ora, Daniel, é isso mesmo. Abrir os olhos, e acrescento (já que e muito bem te lembraste dos goticos de há dias) que hoje em dia as coisas sombrias e negras andam bem disfarçadas, e pouco assustador é o negro que como tal se revela...

A esse respeito, posso deixar aqui a ligação para o comentário a estes dois assuntos feito num blog que todos os góticos portugueses bem conhecem?

http://gotikka.blogspot.com/2008/03/desobedincia.html

 
At 3/16/2008 9:54 da tarde, Blogger Goldmundo escreveu...

http://gotikka.blogspot.com/2008/03/desobedincia.html

Deixo de novo, porque as últimas letras ficaram mal na cópia anterior. Peço desculpa. É "html", evidentemente.

 
At 3/16/2008 10:02 da tarde, Blogger Goldmundo escreveu...

Queria voltar a um ponto que me parece importante. Talvez os fundamentalistas religiosos sonhem em controlar os comportamentos sexuais, e queimar o kamasutra. Para já, aqui na Europa, estamos ao abrigo desses senhores. Mas o que acho é que está a começar uma chantagem bem mais terrível: os escravos têm, e terão cada vez maior, liberdade sexual. Orgias (privadas), relacionamentos adolescentes, fim da homofobia... a tudo isso o poder dirá que sim. Em troca de coisas pequenas, que serão cada vez mais tudo o resto. Em troca do que resta do corpo, e do que resta da alma.

 
At 3/17/2008 12:15 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Goldmundo, se soubesse escrever assim era uma posta para ser escrita por mim (excepçãp ao votar Paulo Portas). Dei por mim a abanar a cabeça em sinal de assentimento a cada paragrafo.
Adorei a dictomia Obdiencia/Desobdiencia versus Respeito/Desprezo.
Obrigado e manda mais destes.

 

Enviar um comentário

<< Home