« Home | "To steep for me" » | Até o Presidente do BPI consegue!!!! » | O animador - 1º prémio Festival Berlim » | Os meus restaurantes VI » | Moderação de comentários activada » | Uma viagem ao intestino grosso da Blogosfera » | A "Terra" de Mariza » | O drama das negativas a Português » | As coisas são como são » | O minístro acabou de dar um tiro no pé »

segunda-feira, julho 07, 2008

Quem ocupará o prédio que ontem ardeu, daqui a uns meses?

"Tanta gente sem casa. Tanta casa sem gente", dizia o slogan que espalhámos pelos prédios abandonados de Lisboa.
Continua tudo por e para fazer. Esta noite ardeu mais um, na Av. da Liberdade. Este já não terá que ser recuperado e será adquirido por um Banco qualquer. Menos um problema, pois.
...
No Sábado tive oportunidade de, durante a tarde, entrar num prédio, tal como o meu, recuperado há onze anos, com o apooio do Recria. Tal como o meu, onze anos depois, precisa de obras urgentes. Na altura quem comprou, comprou como...novo.
Tal como no meu, metade dos condóminos são pessoas idosas que não podem pagar condomínio. A outra metade são compradores com recurso ao crédito à hanbitação, cujo aumento das taxas de juros e consequentes mensalidades, tornam impossível qualquer veleidade em rerecuperar (isto deve existir!!) o que quer que seja.
Recuperados à pressa, mal recuperados, recuperados sem qualquer fiscalização, aprovados com o recurso à corrupção e aos cheques passados, nem sequer por debaixo da mesa, a fiscais da Câmara, da EDP, da água, do gás, muitos dos prédios, então, recuperados, que enriqueceram construtores civis que se especializaram na "reconstrução", são hoje e serão nos próximos anos, um novo problema para a cidade.
O problema da recuperação e da habitação em Lisboa passa por muitos lados. Passa, antes de mais, pela denúncia da especulação e da corrupção.
A ver vamos que Banco, Hotel ou condomínio privado, ocupará o prédio da Av. da Liberdade daqui a uns meses.
Quem não será, todos sabemos: aqueles que a cidade expulsou e que se recusa a criar condições para que possam equacionar voltar.
...

Etiquetas:

2Comenta Este Post

At 7/07/2008 11:39 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Eu sei! vai ser ocupado pelo Sá fernandes... tenho a impressão que nem nas reuniões do Ps o aguentam muito tempo... hhehehehehehehe

 
At 7/08/2008 9:10 da manhã, Blogger Leal Franco escreveu...

Tens toda a razão Isabel.
Quanto ao comentário do anónimo devo dizer como se dizia aqui há muitos anos: "riso javardo da besta satisfeita".

 

Enviar um comentário

<< Home