« Home | A partir de que lugar na lista, é que defendem a p... » | Mahmud Darwich - 1942-2008 » | Nunca hei-de perceber porque me apetece uma música... » | O assalto ao BES » | Dúvidas sobre os meus 700 e tal euros » | Um post que deveria ter sido o 1º » | Não hão-de os nossos vizinhos viverem melhor » | PortAventura. Uma experiência única. » | Em Espanha não há ASAE » | 6 de Agosto de 1945 »

segunda-feira, agosto 11, 2008

Começaram os jogos da Vergonha

O meu PC está como eu. De férias e não lhe apetece trabalhar. Por isso tive de esperar pela 2ª Feira para vir a um espaço Internet para escrever no Troll.
Leiam, pois, esta posta como sendo de 6ª Feira, pois é do início dos jogos da vergonha que quero falar. Uma cerimónia linda e perfeita dizem a maioria dos analistas. Nem sequer ponho isso em causa. O que me "estorva" é a forma como essa beleza e perfeição é alcançada. Recorrendo a milhares de "voluntários" que depois se vem a saber que são membros do exército.
Mas a cerimonia de abertura é o que menos me chateia nestes jogos. Chateia-me tudo o que está por detrás. As confissões que têm de ser veladas dos comentadores desportivos ao dizerem 10 vezes por transmissão que não podem fornecer todos os dados porque os meios de net com que estão habituados a trabalhar, na China não podem ser utilizados. Chateia-me ter de ver pessoas com medo de admitirem que não vão saír de Pequim durante os jogos porque sabem que não teriam permissão de voltar, porque o Estado não permitiria. Chateia-me saber que 2 atletas não puderam comparecer porque os vistos de entrada não lhes foram atribuídos por fazerem parte de uma associação pró-tibetana, facto que levou a que o Principe Carlos de Inglaterra se tivesse recusado a ir à cerimónia de abertura por pertencer à mesma organização.
Chateia-me saber que há artistas que foram proíbidos de actuar na China só porque defendem as suas ideias. Chateia-me saber que os acessos à net foram alargados neste periodos, e só para os jornalistas, e mesmo assim são insuficientes, pelo que imagino o que seria antes.
É certo que os atletas não têm culpa e, por acaso, muitos deles têm aproveitado estes jogos para denunciarem Pequim, especialmente pelo facto de estarem quase inclausurados na Aldeia Olimpica, tendo companhia sempre que saiem para onde o Governo chinês não quer e, por isso, obviamente que, desportivamente, estes jogos serão verdadeiros e por isso apaixonantes, mas confesso que tenho de fazer um esforço para me alhear da política, para apreciar só a beleza do desporto. Porque na verdade era só isso e nada mais que isso que deveria estar em causa nuns JO. Infelizmente o COI não achou assim e politizou os jogos. Azar. Pode ser que venha por bem para o mundo e mal para a China.

Etiquetas:

1Comenta Este Post

At 8/11/2008 7:22 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, tive quase a apresentar a demissão, por continuar aqui sozinha...e já tinha anunciado o teu post há três dias!!!
Mas ok, se o problema é o PC tar com os calores, tás perdoado! Mad manda-lhe uma mangueirada, faxavor.

 

Enviar um comentário

<< Home