Já se começou a pagar o que nos deram
Apetece-me começar este post da mesma forma que uma conhecida colunista desportiva começava o dela. A Senhora chama-se Leonor Pinhão e eu sou completamente insuspeito de ter alguma simpatia por ela pois, já várias vezes, desanquei nela apesar da sua cor clubistica ser a mesma que a minha.
"... em suma se não for da nação, da nossa nação benfiquista não leia este texto"
Dito isto, posso começar o post propriamente dito. O desporto em Portugal anda pelas horas da amargura. Não há investimento no desporto escolar, o conceito de alta competição anda desvirtuado e qualquer atleta que se preze de ter esse nome tem de fazer "milhentos" sacrifícios pessoais para tentar umas marcas minimamente aceitáveis para o universo desportivo, leia-se, aqui, minímos olímpicos. O problema é que esses mínimos querem dizer isso mesmo. Mínimos apenas. E por isso difícilmente podemos aspirar a pouco mais do que estar lá. Neste cenário desolador, os clubes fazem de conta que se substituem ao estado na formação desportiva dos nossos jovens, cobrando para isso chorudos subsidios ao estado à conta do seu estatuto de utilidade publica, seja para construir piscinas, polidesportivos ou pseudo pistas de atletismo. O que é pena é que esses subsídios são sempre depois apresentados com um nome de um qualquer avançado brasileiro de 5º categoria. Dito isto, gostaria de separar o trigo do joio. Há muito bom clube pequeno por esse país fora que sobrevive com o seu esforço e com a dedicação dos seus dirigentes. É pena que sejam poucos.
Mas há uma outra categoria de clubes. Aqueles para quem os papéis assinados e os compromissos assumidos são para cumprir. Que sabe que os dinheiros aplicados são de todos e por isso devem ser bem aplicados. O meu clube, o Sport Lisboa e Benfica, recebeu do Estado dinheiro para construir um novo estádio com o compromisso de que o clube iria construir infrastruturas para poder dar boas condições de treino aos chamados atletas das modalidades amadoras e assumiu também o compromisso de, dessa forma, continuar a apostar no ecletismo do clube. Ou seja, o clube recebeu dinheiro para fazer um estádio mas comprometeu-se a dinamizar e construir todo o resto.
Nos últimos 4 anos, o Sport Lisboa e Benfica apostou no ecletismo, reavivando secções moribundas, criando novas e estruturando as existentes. Nessa altura, há 4 anos Luís Filipe Vieira foi alvo de chacota quando apresentou o projecto olímpico do Benfica. Não que os atletas representem o clube, mas sim porque através da visibilidade dos atletas do clube o país ficaria mais bem visto e o Benfica pagaria com juros a dívida que tinha para o estado.
Este Verão, o Benfica começou a pagar a dívida ao estado. Enviando mais atletas que qualquer outro clube aos Jogos de Pequim, ajudando assim a constituir a maior delegação de sempre do COP. E ajudou, acima de tudo, conquistando medalhas que é de facto o que dá visibilidade. Dos 3 medalháveis da Luz só Telma Monteiro ficou aquém das espectativas.
Servirá este facto para o Benfica querer ser cada vez maior e melhor. Mais eclético e mais popular, mas servirá acima de tudo para que os nossos concorrentes se roam de inveja e deveria servir para o Estado escolher melhor a quem entrega o dinheiro. Pois se para uns esse dinheiro é um empréstimo que deve ser devolvido na forma que melhor sabe, ganhando títulos, outros que receberam tanto ou mais que o Benfica, para além de reclamarem sempre mais (veja-se o caso Sporting- CM Lisboa por causa de uns terrenos no Lumiar) não apresentam mais do que uns quanto avançados basileiros de 5ª categoria esquecendo que o seu estatuto de utilidade pública os obrigava a muito mais.
Etiquetas: Daniel Arruda
4Comenta Este Post
Antes de mais deixa-me dar os parabéns, porque de facto o slb apostou neste tipo de modalidades e muito bem, aliás eu sou da opinião de que se não forem os grandes clubes a apostar nestas modalidades elas acabam por cair muito no esquecimento porque, quer queiramos ou não, as "marcas" vendem muito!
Agora só uma "farpazita" para a tua costela que não te deixa falar de desporto sem que digas mal de outro clube que não o teu, nem quando o post deveria ser para enaltecer o teu clube, pronto... não consegues...
Deixa-me que te diga que para uma pessoa que até gosta tanto de futebol não me pareces muito atento! Tudo bem que és de um clube que deu muitos valores ao futebol nos últimos anos como por exemplo o Rui Costa, o ..., o..., o... (não me lembro de mais nenhum de momento) mas quer-me parecer que anda por aí um clube (de dimensões muito inferiores ao teu, mas mesmo muito!!) que até tem lançado uns jogadores e apostado na formação de jovens como mais nenhum clube no Mundo o faz (sim leste bem no Mundo!). É clube que infelizmente não encontrou nenhum poço de petróleo em Alcochete como aqueles 4 ou 5 que têm aparecido no Seixal, e por isso tem de lutar pela vida, não temos milhões e milhões de sócios,..., somos pequeninos é verdade, mas já fizemos mais pelo futebol português moderno do que muitos clubezões!
Tirando isso muitos parabéns ao Nélson Évora por nos fazer vibrar com o Ouro mas principalmente pela postura com que esteve nestes JO.
Farpas, falei no Sporting a título de exemplo. Porque me custa que um clube que não tenha arranjado uns m2 para um pavilhão para as suas amadoras esteja a pedinchar terrenos ao estado. Mas poderia ter falado do Boavista e do fisco. Do Porto e os terenos adjacentes ás antas nessa novela que foi o plano de promenor.
Poderia também falar de casos positvos como o do Guimarens que tem um trajecto intressante ao nível do fomento das amadoras.
Quanto á formação tens estado desatento. Há um trabalho no meu clube que começa a ser visto. Claro que agora para um sportinguista interessa o futebol mas gostaria que o SLB foi campeao nacional de juniores de Basket, Andebol, Futsal, Hoquei e rugby e campeão de juvenis em futebol sendo que neste escalão e nos que estão para trás já fornece mais jogadores ás selecções que o Sporting. Ou seja o projecto começa a ser visível. Vamos dar tempo ao tempo. Estou convicto que ainda me vais dar razão porque isto nada tem a ver com clubite. É uma gestão.
Pelo contrário dou-te toda a razão, é com muita pesna minha que vejo o meu clube a deixar de apostar em outras modalidades que não o futebol, modalidades essas que dominou durante longos anos...
Quanto ao futebol jovem o problema do slb é que abandona os jogadores quando estes precisam de dar o salto, todos os anos vemos "o miúdo", "o puto", "o doutor"... mas quando vamos ver eles já não aparecem em lado nenhum! Não basta só formar, depois é preciso criar condições para que eles apareçam no topo, e isso o slb ainda não faz! Podes não acreditar mas eu até gostava que lançassem mais jogadores, gosto de ver jogar jovens que jogam com garra, e mostram ganas de ganhar e por isso jogam com prazer, deves concordar comigo que vemos mais isso nas camadas jovens do que propriamente nos séniores quando os empresários começam a oferecer carros, etc... Dá ou não prazer ver um jogo em que parece que os jogadores se estão a divertir! vocês vão no caminho certo, vamos lá ver é se não para nos juniores como até aqui!
não gostei do post. se a naide e o obikuelu tivessem sido felizes ele deixaria de ter sentido. quem ganhou foi o nelson, não o benfica, como antes não ganharam o sporting e o porto, foi portugal. alguém acha que foi o sporting que ganhou amedalha do lopes?
Enviar um comentário
<< Home