« Home | I'm back » | Querido Governo.... » | Qual sec XIX, qual carapuça, o anúncio no Expresso... » | Somos todos emigrantes e imigrantes » | Há coisas que não se reciclam... » | Das carpetes ao colégio... » | Jörg Haider » | Bom fim-de-semana » | A sério, eles merecem o nosso reconhecimento » | Uma forma de empurrar lá para baixo o último post.... »

quarta-feira, outubro 15, 2008

Ecologia também é isto

Há coisas que me marcam quando saio do país. E os bons exemplos são uma das coisas que eu guardo com especial atenção. A foto que podem ver mais abaixo é de um parque de estacionamento de bicicletas em Göttingen junto á estação de comboios. Aqui mais que praguejar contra o aumento da gasolina usa-se meios de transportes alternativos. Carros toda a gente tem, de facto, mas a verdade é que muitos também só andam ao fim de semana ou quando é mesmo preciso. Este é o exemplo de uma cidade mas vê-se o mesmo em todas as cidades da Alemanha e já agora na Dinamarca e restante Escandinávia.
Comboios cheios, Bicicletas para pequenos percursos e andar muito a pé. Estas 3 coisas fazem bem á saúde mas também ao ambiente das cidades.
.



Etiquetas:

18Comenta Este Post

At 10/15/2008 7:39 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

talvez se promoveres a injecçao de hormonas para cavalos nos bebes conseguiras um ser humano q tenha a possibilidade de servir-se de uma bicicleta na cidade de lisboa ou no vilarejo do porto.
sabes o q sao colinas?
ah és daquelas q pensa q lisboa é so do terreiro do paço ao parque das naçoes...

 
At 10/15/2008 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

desculpa la dr daniel, pensei q o post era da bel. coloca tudo em masculino, se quiseres.

 
At 10/15/2008 7:52 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Desculpa Arménio mas vou ter de te chamar de estúpido. Será que para ti Portugal se resume a Lisboa ou Porto. Já ouviste falar no Seixal. A terra onde moro tem tantos habitantes como Gottingen e não ves bicicletas praticamente a não ser para o fim de semana no BTT. Já ouviste falar em Loures? Já ouviste falar em Leiria? Em Coimbra? Em Aveiro ou em tantos outros sítios deste país. Olha por exemplo Beja e Évora não são decerto conhecidos pelas suas planícies

 
At 10/15/2008 7:53 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Errata: Olha por exemplo Beja e Évora não são decerto conhecidos pelas suas colinas.
Assim é que está certo.

 
At 10/15/2008 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

achei giro isso de me chamares estupido.

 
At 10/15/2008 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

sim, pq eu n confundo planicies e colinas

 
At 10/15/2008 9:00 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Arménio, fico tão comovida quando tu me chamas esses nomes tão ternos...
E olha, eu se quisesse podia ir de bicicleta para o trabalho sem ter que subir ou descer colinas...ou será que há um colinazeca entre o Campo Santana e o Saldanha???
Só não vou porque não tenho um lugar para estacionar a dita em casa...já pensei num sistema de roldanas e cordas para a fazer entrar pela janela da sala, mas o meu filho diz que ocupa muito esapço na sala...por isso, apesar de viver em Lisboa e trabalhar em Lisboa (sou uma gaja fina...) o meu impedimento de ir de bicicleta é não haver aquilo que a foto do Daniel retrata - parques de estacionamento. Não são as colias.
Será que és tu que pensas que Lisboa é só Alfama, a Mouraria e o Bairro Alto???

 
At 10/15/2008 9:04 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

ok, ja percebi q voces n sabem conversar começam logo a gozar comigo, se voces vivem nos piores sitios de lisboa n tenho culpa, ja percebi q o q voces apoiam mesmo é o antonio costa q quer restringir horarios no bairro alto

 
At 10/15/2008 11:03 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Arménio, já agora dizer-te que deve ser das poucas coisas que eu concordei com o Santana. Que o acesso a lisboa por carro deve ser restringido, especalmente na baixa, tal como acontece por exemplo em Londres ou em Berlim.

 
At 10/16/2008 12:11 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Muito bom este teu post

Será que algum dia veremos esta imagem tambem em Lisboa?

È que o tempo vai passando, passando e nada..

1 abraço

António

 
At 10/16/2008 9:54 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Cá é diferente. Vejam esta nota do BE-Braga:

Estacionamento de bicicletas pago!
23-Set-2008

De modo absolutamente patético, o presidente da Câmara Municipal de Braga anunciou que passa a existir estacionamento pago para bicicletas na estação de caminhos-de-ferro.

O discurso de Mesquita Machado, ao afirmar que “a partir de agora os amantes das bicicletas já podem vir à estação apanhar o comboio e estacionar os veículos com e em segurança pela módica quantia de 50 cêntimos”, revela também uma atitude preconceituosa em relação ao meio de transporte não poluente, ao considerá-lo uma espécie de extravagância para “amantes”.

Infelizmente esta atitude do presidente da Câmara não surpreende, porque vem de quem no passado já considerou que em Braga não poderiam existir ciclovias por se tratar de uma cidade montanhosa.

Tendo em consideração que está prevista a implementação de parques de estacionamento para bicicletas na cidade, o Grupo de Trabalho Autárquico do Bloco de Esquerda exige que fique desde já absolutamente claro que a sua utilização será gratuita e não mais uma fonte de receitas para tapar os buracos financeiros do município.

Também sobre a anunciada substituição do piso na ciclovia, sugerimos que desta feita sejam efectuados os competentes estudos de soluções utilizadas com sucesso noutras cidades, em lugar de se trabalhar em cima do joelho e com incompetência técnica, como aconteceu em 2005, em vésperas de eleições.

Nota do Grupo de Trabalho Autárquico

 
At 10/16/2008 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Totalmente de acordo com a nota do BE Braga


Saudações

Antonio

 
At 10/16/2008 3:27 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

a fer está contra a nota.

 
At 10/16/2008 3:34 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Em Barcelona, a Isabel não tinha problemas em levar a Bike para casa nem a tinha de a comprar. O sistema deles é simples, cada pessoa compra um "estilo de passe" e esse cartão permite "soltar" e usar qualquer bicicleta "presa" nos vários estacionamentos em qualquer ponto da cidade, é o chamado pegar e largar mas a pagar e com responsabilidade...
Aroa

 
At 10/16/2008 3:51 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Aroa, mas acredite que é o meu problema cá. Até na empresa com um bocadinho de jeito, conseguia que me deixassem estacionar a bicicleta...em casa é que não dá mesmo. Tenho um atriozinho nas escadas, mas é no 1º andar...sem elevador!!! Ela cabia lá, mas levá-la ao colo todos os dias??
Sei que em Viena também é esse o sistema. Nas saídas do Metro há sempre um estacionamento de bicicletas. E há um passe para as soltar e apara as prender.

 
At 10/17/2008 7:50 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

António, Basta haver vontade. Em toda a europa vês cidades dotadas de ciclovias e em Lisboa acha-se isso uma extravagancia pois o que é preciso é encurtar-se os passeios para fazer mais uma faixa de rodagem para os carros. É que para se andar de bicicleta nas cidades é preciso segurança

João, só posso concordar com a nota.

Aroa, e de frizar que para um ano esse passe até nem é caro. Se bem me lembro em Barcelona com 34 Euros anda-se o ano todo de bicicleta.

Isabel, 1ª andar? Não dá? Isso é o que na minha terra se chama de "calanzisse". :)

 
At 10/17/2008 3:57 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O segundo post do meu blogue:

http://nadirdostempos.blogspot.com/2007/07/se-holanda-fosse-habitada-por.html

Deixem-se de desculpas! São as colinas, são os estacionamentos ...

Já repararam que na dinamarca estão menos de 5 graus durante metade do ano, e que na Holanda chove 300 dias por ano e andam de bicicleta e a pé e de transportes públicos na mesma ? Bruxelas é uma cidade inclinadíssima e chuvosa e há bicicletas por todo o lado.

Espreitem também este blogue sobre o assunto:

http://menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/portugal
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/lisboa
http://menos1carro.blogs.sapo.pt/tag/bicicleta

 
At 10/17/2008 7:21 da tarde, Blogger Tiago R. escreveu...

A China é dos países do mundo onde a bicicleta é mais utilizada!

 

Enviar um comentário

<< Home