« Home | Ontem era tarde » | Mais uma culpa a morrer solteira » | Programa de Governo » | O caso de Fernão Ferro » | Tomada de posse » | "Bloco, que fazer?" » | Então e o povo, pá? » | Legal como a Imperial » | Seria uma prova de boa fé da CIP » | Espero pela coerencia de Paulo Portas »

sexta-feira, novembro 06, 2009

"Portugal tem um 1º Ministro com fortes indícios de ser um corrupto continuado, mentiroso compulsivo e desonesto"

Ponto prévio 1 - Eu sou daqueles (poucos) que ainda se acreditam na justiça e que acham (esperam) que apesar dos atropelos ela acaba sempre por funcionar.
Ponto prévio 2 - Houve uma coisa que o caso Casa Pia deveria ter ensinado a todos os portugueses. É que o papel dos orgãos de comunicação (de alguns pelo menos) não é o de informar mas sim o de intoxicar a opinião pública ao abrigo das fontes e outras coisas que tais. É impressionante as coisas que a comunicação social sabe e que deveriam estar em segredo de jutiça. Por isso não podemos dar muito crédito a (infelizmente) muita da comunicação social em Portugal, com o Correio da Manhã, o DN e a TVI à cabeça.
.
Posto isto dizer que as notícias vindas a lume cobre o caso face oculta valem o que valem mas há coisas que se podem e devem reter. Perante a suspeição que existe não pode o Estado fazer o discuro redondo onde cabe tudo e dizer que estamos atentos. Não pode o estado ficar calado e esperar pelo resultado de inquéritos para tomar posição sobre alegados envolvimentos de elementos do PS na altura governantes em negócios menos claros. Não pode o Estado assobiar para o lado quando o 1º Ministro é acusado na praça pública de ter um envolvimento directo nos negócios corruptos que decorreram.
Mas não pode porque este 1º Ministro é desde há 4 anos acusado de:
- Ter sido corrompido e corrupto no caso Freeport.
- Ter falsificado docuumentos a propósito da sua licenciatura
- Ter mentido ao Parlamento da nação a propósito do mesmo caso
- Ter abusado do seu poder, usando censura no caso TVI
Pode não parecer muito mas somado ás suspeições que existem do seu envolvimento no caso Face Oculta é demasiado para um 1º Ministro de um país democrático. È muita suspeição junta, somada a uma justiça lenta, descredibilizada e que não serve o país faz com que eu possa afirmar sem perigo de ser processado por isso que:
"Portugal tem um 1º Ministro com fortes indícios de ser um corrupto continuado, mentiroso compulsivo e desonesto". Alguém acha que isto credibiliza o país? Eu acho que não. Mas é o país que temos, ou pelo menos que devido ao silêncio e á inercia dos legisladores no que á justiça diz respeito, o país que julgamos ter.
A dúvida vai manter-se por muito mais tempo. Provavelmente até ao dia em que este 1º Ministro já não o for e nesse dia teremos de mudar a frase para "Portugal teve um 1º Ministro que era um corrupto continuado, mentiroso compulsivo e desonesto" e nessa altura isso já de nada nos vale porque o país já ficou mais pobre e menso credível.
É urgente credibilizar o país e as suas instituições. Já o era ontem, hoje ainda o é mais. Para que amanhã não sejamos ainda mais pobres.

Etiquetas:

2Comenta Este Post

At 11/06/2009 11:18 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Mas por esse prisma , tambem se poderia dizer, que temos uma Justiça corrupta, um Miniterio Publico corrupto, uma Policia Judiciaria corrupta.

È que é dificil compreender, como podem ter os jornais acesso, a escutas telefonicas feitas pela PJ, e pelo M. P.

Como pode uma televisão saber que determinado deputado , iria ser detido, em determinado dia no Parlamento.

Como podem casos , que ainda estão em fase de investigação, ou mesmo em segredo de justiça, serem do conhecimento dos meios de comunicação social.

Há na Justiça em Portugal para alem da sua lentidão, demasiadas fugas de informação, que em nada a dignificam.

 
At 11/06/2009 11:39 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo, concordo contigo em certa medida. Não acho que tenhamos um MP, uma PJ ou uma justiça corrupta. Temos um sistema que não funciona porque no seu interior há pessoas que fazem com que ela não funcione facultando as fugas de informação, criando promiscuidades com a CS, mas quero crer que se tratam de frutos podres numa árvore sã. Quero crer porque no dia em que não me acreditar nisso deixo de me acreditar na democracia.
Por isso me espanta que casos como o de Felícia cabrita não sejam analisados e investigados. Ou o caso de Octávio Ribeiro pelas mesmas razões. Já repararam que são sempre os mesmos órgãos de comunicação social que fazem as manchetes.

Enfim, de notícia em notícia, de suspeição em suspeição até á derrocada final de um sistema que não funciona por falta de vontade e/ou coragem política.

 

Enviar um comentário

<< Home