A multiplicação
Aqui há uma semana, aquando da realização de uma missa "pela vida", no Terreiro do Paço, a RTP 1, começava a notícia com "uma multidão juntou-se no Terreiro do Paço". Lá mais para a frente falava em 150 pessoas.
Durante o dia de hoje, foram-se alterando os números de participantes na Marcha "pelo sim". A Lusa continua a falar em 2000. O Público, depois de falar em 2000, começou a noite a falar em "entre 8000 e 9000, diz a Polícia".
Mas o mais extraordinário nestas contas é a notícia do Jornal da 2: "20000 pessoas, 10.000 para a Polícia...".
Já depois da marcha terminar o número de participantes, primeiro passou de 2000 para 8000 para, finalmete, se fixar nos 20000...e mais extraordinário, ainda, os 20000 são os números da 2. A notícia é clara. Não se falou em números da organização. O número apresentado era o da 2, em contraponto ao da Polícia. Com amigos destes quem é que precisa de se preocupar com tempos de antena?
Já agora, numa visita rápida pelos jornais On line, ainda não encontrei nem uma referência ao Encontro, esta tarde realizado em Lisboa, em que vários deputados europeus manifestaram o seu apoio à despenalização do aborto em Portugal, desmentiram os números que os movimentos pró prisão fazem circular sobre o aumento de abortos nos seus países, após a despenalização e lembraram a Resolução da Comunidade Europeia que aconselha os países membros a tornar a IVG legal, segura e de igual acesso para todas e a não perseguir nem julgar as mulheres que a ela recorrem.
O mesmo mecanismo que multiplica os "marchantes" desta tarde, deve ter feito com que eu pensasse que estive no Altis...esta tarde. Creio que se chama manipulação. E creio que temos que o combater. Em nome da liberdade de informação, pela qual todos aqueles que nunca apareceriam numa "marcha" a lutar pelas mesmas causas que o PNR, sempre lutaram.
Etiquetas: Isabel Faria
15Comenta Este Post
Olá Isabel!
Ontem, no telejornal da RTP1, deu uma reportagem sobre o encontro entre os eurodeputados que são a favor do sim, e inclusive mostraram o depoimento da eurodeputada Dinamarquesa!
Esta "contabilidade" será sempre discutível.
Julgo que a "guerra dos números" não nos trará grandes argumentos de campanha.
É preciso insistir na argumentação racional e na desmontagem dos pseudo-argumentos do "não". Nisso, o "sim" tem sido exemplar.
Tão exemplar que os partidários da prisão estão completamente encostados à parede: ou continuam, fanáticos e obstinados no "não porque não" e na tal "defesa da vida", ou então recorrem a argumentos "administrativos" do género "sou a favor da despenalização mas não concordo com a questão".
Temos de continuar a insistir na racionalização: a pergunta é clara e só há uma via para a despenalização. O tal "não heterodoxo" do professor Marcelo não vai a referendo.
O "link" para o meu blog não apareceu no comentário anterior.
www.instantaneos-beja.blogspot.com
Chico, sou a primeira a pensar assim. Só que aqui o que está em causa, não são "apenas" números.. O que está em causa é que a RTP é uma estação pública, paga com os meus impostos. E que tem feito obsinadamente campanha pelo Não.
Como noutras ocasiões nunca foi imparcial. E isso podemos achar que nada tem a ver com a questão principal, mas também não me parece correcto não o denunciar.
Há que denunciar estas situações. É, de facto, uma vergonha o alinhamento da estação pública de televisão, à campanha pelo não.
OK, Isabel. Interpretação errada da minha parte.
A "agenda" da RTP topa-se a milhas.
Isabel é pela segunda vez que tento postar! E não consigo!
A Isabel tem razão na questão de que Não é favorecido,... mas queria dizer-lhe que ontem, no Jornal da RTP falou sobre o Encontro entre Eurodeputados pelo sim, mostrando o depoimento da Eurodeputada da Dinamarca, que falou sobre um país onde o Aborto é despenalizado desde de 1973.
Rita, eu vi. Onde nunca encontrei nada foi nos jornais online. Ontem até à noite nenhum deles trazia nehuma notícia.
E sabes, para além dessa deputada, uma holandesa falava que há mais de 30 anos o assuinto também estava encerrado no seu país. E uma francesa há mais de 30, desde Simone Veil, num Governoe Direita.
Nalgumas coisas, separa-nos um mundo, não é???
Pois,José. Desde o alinhamento das notícias, aos números, passando por reportagens sobre famílias numerosas e outros que tais...tudo lhes tem servido.
Chico, obrigada pelo link.
E não tens que pedir desculpa. Possivelmente também não me expliquei bem. Mas era de facto dessa "agenda" que falava (ou queria falar...).
Mas há situações francamente de bradar aos céus.
O prograna diga lá excelência da RR e do Publico na 2 tem-se pautado por um alinhamento descarado pelo não, as pessoas são convidadas pelo seu alinhamento, lembro há 15 dias Bagão Felix, que passou o programa a tentar vender o seu peixe.
Ontem talvez para contrabalançar convidaram o Laborinho Lucio, que como se sabe tomou posição pelo Sim.
Pois todo o tempo foi passado, ( bem passado diga-se), a discutir corrupção, reforma da Justiça,João Cravinho versus PS, Cavaco versus Socrates, e no final nos últimos 60 SEGUNDOS, a entrevistadora da RR lembrou-se de lhe perguntar o porquê do seu alinhamento ao SIm , e foi quase a MATA CAVALOS, que Laborinho Lucio, o JURISTA, deu a sua opinião, num programa de mais de uma hora, só um minuto foi dedicado ao tema do aborto, com Bagão foi toda a entrevista, tambem aqui se vê a isenção.....
Como já disse alguem ,depois do 11 de Fevereiro o debate importante pela defesa do pluralismo democratico, vai ter de passar, pelo discussão da Liberdade de Informação na comunicação social portuguesa.
Falaram aqui num BIG BROTHER da RTP dedicado aos portugueses ilustres, avaliar Salazar versus Mourinho, Cunhal versus Camões, Infante Henrique com Amalia, ou Ricardo Araujo Pereira com o Afonso de Albuquerque, é coisa que não lembra ao mais pintado.
Por isso aquilo, desculpem-me quem perde tempo com semelhante aborto,é para ignorar...
Interessante é saber que se eu quiser, tiver tempo, e dinheiro, poderei telefonar ,100, 500, 1000 vezes, pois é assim que aquilo funciona, e quantos mais papalvos telefonarem mais cobres a RTP amealha.
Com papas e bolos se enganam os tolos.
ó pacheco não sejas mau perdedor...és daqueles que arranjam sempre desculpas para justificar as tuas incapacidades e ideias erradas com que vives. Ainda bem que vocês não contam para o totobola...
isto é uma cambada de censores! Eu postei "ó chico faz-me um bico!" e não apareceu...tenham dignidade ó cambada de fachos!!!!!
Tomé,Acho que ficou claro porque é que o anterior foi censurado. Mas como gosto que as coisas fiquem para a posteridade resolvi publicar este. Até porque demonstra o nível a que alguns seres (?????) chegam.
Oh Lacerda vai á m......
pacheco a revelar toda a sua insignificância e má formação.
Enviar um comentário
<< Home