« Home | Há alguém que o ajude?? » | Tyra Banks » | Por um Kosovo independente » | Só mesmo para marcar o ponto... » | "Et pluribus unum" » | Do cliché à emoção...nas razões de um jovem americ... » | É a cultura tratada a pontapé » | Brecht » | Um puzzle de peças que nunca encaixam » | Timor continua a Ferro e Fogo »

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Notas sobre o Congresso da CGTP

Notas assim mesmo muito breves sobre o Congresso da CGTP:
1º - António Chora, que representa cerca de 3000 trabalhadores não entrou nem como delegado...mas, em contrapartida, o Sindicato dos Trabalhadores do Grupo da Caixa Geral de Depósitos, Sindicato paralelo dos trabalhadores bancários, criado pelo PCP, e que, nas últimas eleições para o SBSI, apelou á absetenção, contribuindo, assim, objectivamente, para a vitória da lista afecta á Direcção actual, suporte financeiro e político da UGT, irá ter o seu representante no Conselho Nacional da CGTP (alguém me pode confirmar se chega a ter cinco centenas de sócios??).
2º - Apesa de ser sindicalizada há quase 30 anos e de ter delegados sindicais na empresa, eleitos há pouco mais de seis meses, fiquei a saber por esta notícia que o dirigente do meu Sindicato que, habitualmente, representava o sector no Conselho Nacional da CGTP, se reformou...não consegui saber se alguém o vai substituir, mas também não devo ter nada a ver com isso...

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 2/15/2008 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Qual a admiração...

Este é o Congresso de uma central sindical DOMINADA pelo PCP...

A representatividade de muitos delegados é no minimo , discutivel.

Temos direções sindicais, de sindicatos que pouco mais representam que eles proprios, temos estruturas intermedias tipo União dos Sindicatos de Lisboa, que são meros centros de emprego de pessoal afecto ao PCP.

E depois os ditos delegados, não eleitos por ninguem mas escolhidos, pelo PCP.

Em suma uma estrutura de cupula, em que os sindicalizados, não têm voz activa.

Quem pensar que isto alguma vez vai mudar, desengane-se, a CGTP foi criada á imagem e semelhança do PCP, e vai afundar-se com o partido, pois nunca conseguirá uma real renovação de mentalidades.

 
At 2/16/2008 12:16 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo, admiração? mae eu pareço admirada????
Onde está um Ahzito ou um ! ??Achas tu que eu, que há mais de uma década os conheço no local de trabalho, assim digamos que a tenpo inteiro, ainda me ia admirar com alguma coisa...o título era Notas...não era Espantos...

 
At 2/16/2008 9:53 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Carvalho da Silva pactua e desilude.

 
At 2/16/2008 10:22 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

José Manuel, acredita que é com amargura que digo "a mim não"... a sério que sempre achei que estavas a ser demasiado idealista (e repito,lamento-o) em relação a Carvalho da Silva.
Infelizmente neste caso parece que tinha razão.
A mudança da e na CGTP, ou melhor, a credibilidade do sindicalismo e a força da luta dos trabalhadores não passam por Carvalho da Silva.
Pelo menos, até agora, e agora é hoje, não passam

 

Enviar um comentário

<< Home