"Et pluribus unum"
Há coisas que não se mudam nem se ganham de um dia para o outro. Há coisas que demoram anos a criar e que, felizmente, demoram o dobro a apagar. Chama-se prestígio.
É a 2ª do género, sendo que a 1ª pertence a outro histórico do desporto Europeu: o Real Madrid, o que demonstra bem a importância do facto. Mas eu ao princípio falei no tempo que demora a construir o prestígio. É muito e, por isso, hoje quando se fala no F.C Porto como um dos grandes da Europa não posso deixar de sorrir. Será talvez um dia. Se continuar assim. Actualmente é, cunjunturalmente, um dos clubes que no futebol dá cartas. Mas falta-lhe todo o resto.
Faltam-lhe as lendas. A contrapor a um Eusébio falam-me de Cubillas. A contrapor a um Erikson, a um Otto Glória, a um Bella Gutman ou de um Fernando Riera falam-me de um Pedroto e de um tal de Morais, António, acho. A contrapor a um Manuel Bento ou a um José Henriques, falam-me de um tal de Arsénio.
Falta-lhe a história. A contrapor às Gloriosas noites europeias na Luz, de décadas a fio, falam-me do medo que até 1979 havia de passar para sul do Mondego. A contrapor às 7 Finais Europeias, às duas presenças na Intercontinental, às 2 Taças Latinas e ao Trofeu em Ouro Ramon Carranza falam-me nas 4 finais europeias, todas com apenas 20 anos. Nenhuma das grandes figuras das muitas selecções nacionais vestia de azul e branco. Coluna, José Augusto, Torres e, claro, Eusébio em 66. Fernando Chalana em 84, Carlos Manuel, no caminho para o México 86 que tinha Torres como selecionador. Nem nos tempos actuais e quando o poderio dos Andrades é indesmentível as figuras de topo são do Porto.
Falta-lhes o ecletismo. Em muitas modalidades, o Benfica escreveu história como por exemplo no Basquetbol onde a geração de Lisboa, Vieira, Jean Jacques, entre outros, deixaram a sua marca ou no Andebol onde o Benfica jogou nas maiores competições euopeias com jogadores como Santa Barbara, Mário Gentil ou Luzia.
Podem até vir falsificar datas para dizer que são mais velhos. Que são o 1º clube centenário em Portugal. Que a mentira lhes faça bom proveito pois não é daí que lhes virá prestígio. O prestígio vem da História. Tenho falado aqui no Porto, porque é aquele que com o seu presente poderá um dia vir a ter história. Outros no entanto nem passado nem presente e o futuro, então, é mais que duvidoso. São aqueles que ainda hoje apenas e só falam de um cantinho. O do Morais. Mas como diz o ditado, dos fracos não reza a história e por isso não lhes dedico mais que estas singelas linhas.
"Et pluribus unum" e assim continuaremos a trilhar o nosso caminho e fazer por merecer o prestígio que temos.
Etiquetas: Daniel Arruda
12Comenta Este Post
Mai nada! É um clube com um coração tão grande que até dispensa os Decos, Maniches, Pelés, etc etc para os outros também poderem gozar...
Nem mais Robles.
Grande em tudo.
EH pá, para isto já tens a bola, outrora um jornal sério. A memória flha-te em muitas coisas como vejo: e os anos 50s?e os principios dos 6o, até o benfica se tornar a melhor equipa portuguesa, por uns tempos? E ja havia campeonatos europeus nos anos 50s?E a coragem de não falsificar a historia?
Quanto ao fcporto, actualmente a fazer mais historia que os outros dois juntos, põe os olhos nos resultados e treme quando atravessares o douro, ou mesmo na capelinha da luz.
fj já havia nos 50 tanto que o Real Madrid já ganhava. Falsificar qual história? Disse ali alguma mentira?
Quanto ao Porto eu reconhecio o seu poderio actual mas disso não se faz um clube com história. Talvez daqui a uns anos.
Tanta angustia que noto nessas palavras.
O FCP, continua a ser um clube regional, independentemente de nos últimos anos dar cartas no futebol português, ou não tivesse o PADRINHO, como seu dirigente ....
Para se tornar um clube nacional como o Benfica ou o Sporting, falta-lhe ainda muita coisa.
eu sou mesmo do sporting, por coração e alma,
mas ET PLURIBUS UNUM, sim, senhor!
desculpa lá o mau jeito...
não refiro dirigentes, nem aptidões de A, B, ou C, mas, convenhamos, é mesmo o maior...
VIVA O SPORTING!
Expôr no presente para reviver o passado.Sim ,só mesmo o passado porque o presente todos nós sabemos como está.
Sporting 4ever....
Como benfiquista que admiro um certo historial do meu clube, mas que penso que há limites de razoabilidade no que toca a agarrarmos-nos ao passado, digo que se no presente, estamos como estamos, assim o devemos ao populista LFV. O tipo gosta é deste tipo de projecção. É do Guinness Book, é do Parlamento Europeu... e lá tem que o coitado do Eusébio quase em estado catatónico de dar a cara como o grande estandarte do SLB. Enfim... resultados é que népia!
Ninguém aqui é mais benfiquista que eu! Dava-me gosto ver o Bento, o Humberto, o Chalana, o João Alves, o Shéu... Toni, Alberto, Pietra, Filipovic... Amor à camisola! Cresci assim, assistindo a grande jogos europeus, uns ganhámos, Altay da Turquia, Roma, Steua Bucareste, Juventus, Marselha, etc. Outros perdemos, com o Liverpool de Rush, com o Anderlecht de Lozãno. Agora?... é como o estado da nação... vamos sobrevivendo!
Gaivota, Eu sou dos que acho bem gostarmos do nosso clube por isso, bem vindo ao clube dos que gostam, mesmo que não seja do mesmo.
Anónimo das 5.10, E qual o teu passado?
Anónimo das 7.21, ppor a culpa no LFV parece-me demasiado fácil até porque desculpa Damásio, Vale e Azevedo e Jorge de Brito esses sim presidentes que levaram o clube á ruína. Se há algo que se deve a LFV é a devolução da credibilidade.
Retire o Jorge de Brito daí! Este ainda tentou endireitar a nau naufragada pelo rei da Díese. Esse sim, foi o 1º "semi-empreiteiro" que entrou no Glorioso. E não desculpo os restantes! O actual, é só dirigi-la na "crista da onda", um aproveitador nato! Mas como eu sou benfiquista acima de tudo... não sou faccioso!...
anónimo das 19.21, Concordo com o João Santos embora tenha tido resultados desportivos foi de facto o 1º dos coveiros, mas não retiro o Jorge de Brito pois a sua gestão de mercearia só nos trouxe dívidas. A sua bondade não pode servir de desculpa.
Jorge de Brito resgatou o João Pinto e outros das mãos dos lagartos, vendendo as suas obras de arte!
E hoje ganhámos ao Trofense da Alemanha, pela margem miníma...
Enviar um comentário
<< Home