« Home | Só mesmo para marcar o ponto... » | "Et pluribus unum" » | Do cliché à emoção...nas razões de um jovem americ... » | É a cultura tratada a pontapé » | Brecht » | Um puzzle de peças que nunca encaixam » | Timor continua a Ferro e Fogo » | A alternativa aos ginásios e assim » | Uma coisa para o Fim de semana » | Chamem lá vocês, faxavor que eu não tenho paciênci... »

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Por um Kosovo independente

Os que são pela auto deteminaçõ dos povos têm agora uma exelente oportunidad de passar para a prática a teoria.

Etiquetas:

6Comenta Este Post

At 2/15/2008 11:40 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Pois é, bascos, e catalães, com lingua e culturas proprias, povos que deveriam ter o oportunidade de escolher livremente, se querem ou não ser independentes,são tratados como terroristas pelos EUA e pela UE.

O Kosovo que tem como primeiro ministro, um criminoso de guerra , acusado de limpeza etnica, chefe um um bando de assassinos que dá pelo nome de UCK, o Kosovo que historicamente é provincia Servia, que só tem maioria albanesa, porque durante dezanas anos, milhares de albaneses procuraram aí a forma de ganhar a vida, e tambem porque muitos fugiam do regime de Enver Hoxha, acabam por um passe de magica ,por obter a independância , e aí teremos ,mais um peão na estratégia dos EUA, com a cumplicidade, irresponsável da UE.

Veremos quando os escoceses, os bretões, os bascos, os catalães, os corsos, os sardos, a chamada Padania , a Carintia, etc etc etc, começarem a reivindicar secessões, qual vai ser a politica da UE.

E nessa altura não serão os EUA que andam a lançar achas na fogueira, que sofrerão as consequências.

 
At 2/15/2008 12:04 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Anónimo não sei se precebi o comentário e se estás de acordo com a iniciativa mas eu acho que todos têm o direito á auto determinação se o povo assim o quiser ou d eoutra forma eu sou um europeista dos povos e nunca o serei dos estados pois estes dizem-me muito pouco.

 
At 2/15/2008 7:32 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Já agora porque não fazem um referendo na Madeira?É que se optassem pelo sim sempre nos livrava-mos do berbelinas.

 
At 2/16/2008 1:41 da manhã, Blogger Miguel Madeira escreveu...

"o Kosovo que historicamente é provincia Servia, que só tem maioria albanesa, porque durante dezanas anos, milhares de albaneses procuraram aí a forma de ganhar a vida, e tambem porque muitos fugiam do regime de Enver Hoxha,"

Isso do Kosovo ser "historicamente" provincia sérvia tem muito que se lhe diga: os sérvios conquistaram o Kosovo nos séculos XI e XII, que foi conquistado pelos turcos em 1389.

Até 1912-13, o Kosovo, a Albãnia e a Macedónia pertenciam ao Império Otomano; a partir daí, o Kosovo passou a pertencer à Sérvia (que s havia tornado independente algures entre 1804 e 1877).

Conclusões:

- nos últimos mil anos, o tempo em que o Kosovo foi sérvio nem deve chegar a 300 anos

- o moderno estado sérvio (independente ou integrado na Jugoslávia) não integrou o Kosovo durante grande parte da sua história - o Kosovo pertenceu de facto à Sérvia de 1912 a 1998, ou seja, 86 anos (96 se aceitarmos a ficção que o Kosovo ainda é sérvio); se considerarmos que a moderna Sérvia começou a existir como entidade politica em 1804, temos que, em 122 (ou 132, se preferirem) anos em 208, a Sérvia não integrou o Kosovo - mesmo que contemos a partir da independência total da Sérvia em 1877, temos várias décadas de Sérvia sem Kosovo

 
At 2/16/2008 1:51 da manhã, Blogger Miguel Madeira escreveu...

"que só tem maioria albanesa, porque durante dezanas anos, milhares de albaneses procuraram aí a forma de ganhar a vida,"

a razão porque o Kosovo tem maioria albanesa é porque, no século XIX, os sérvios foram massacrados/expulsos do território pelos turcos - quando a Sérvia anexou o Kosovo em 1912, os albaneses já eram 2/3 da população.

 
At 2/16/2008 2:36 da manhã, Blogger Miguel Madeira escreveu...

Puxando um pouco pela memória, acho que a Sérvia governou o kosovo até 1999, não 98, mas acho que isso não muda o essencial.

 

Enviar um comentário

<< Home