« Home | O debate de candidatos do PPD/PSD » | Os crimes, às vezes, têm causas » | Este é o PS » | A Geminação de Lisboa e de Gaza vai a sessão de Câ... » | Mais dificil » | As guerras autênticas... » | Males que vêm por bem... » | Digamos que daria algum jeito... » | Uma justa distinção » | Achmed o terrorista »

sábado, maio 24, 2008

Os meus restaurantes III

Há restaurantes e restaurantes. De uns gostamos e de outros não. Será sempre assim, pois gostos não se discutem. Há, no entanto, como em tudo, uma excepção. Um restaurante que eu ainda não ouvi ninguém dizer mal e onde todos que lá foram a 1ª vez, repetiram a visita pelo menos uma vez. Chama-se “o Forcado” e fica na Aldeia do Barro, mesmo à saída de Loures, na estrada que vai para a Malveira.
Confesso que me vai ser difícil falar deste restaurante sem fazer um lençol pois, tanto e bem se poderá dizer desta casa, que o problema está no começar. Vamos começar então por aquilo que nos alegra o estômago. Aconselho toda agente a provar muitas das diversas entradas que “o Forcado” oferece. Mesmo que isso implique comer menos dos pratos principais. Carnes em vinho tinto, fatias da avó, presunto e a divinal farinheira com ovos são apenas algumas das coisas que podemos encontrar. Mas cuidado que o que se segue não merece ser descurado, pois os pratos ditos principais são de lamber os dedos. Para grupos grandes ou pessoas que comam bem, uma tábua de carnes acompanhadas de arroz de feijão, umas couves a soco da Chamusca, a sopa da pedra ou umas migas, ou, se telefonarem para lá a marcar, pode ser que se arranje um coelho na brasa. Pode-se encontrar tanta coisa e tão variada na ementa que é difícil explicar. Ainda hoje salivo quando me lembro de um ensopado de enguias que comi naquela casa. Seguido de umas enguias fritas com uma açorda de alho, que, meus amigos ….
Como podem ver pelo comer, não é um restaurante de sentar, comer e sair. Estas coisas merecem uma digestão atempada e a música ao vivo que acompanha as refeições numa cumplicidade cantor/clientes onde não raras vezes toda a sala canta. Mas não só por isso este restaurante é único. É por toda a sua atmosfera ribatejana, pela lezíria que se sente, pelo perfume que se sente, sem existir, é pela decoração tauromáquica que existe na casa, ou não fosse o dono um ex. Forcado. Mas há outra atracção na casa. O Boi. Criou-se um hábito que é o de dar um beijo ao boi, que não é mais que cada cliente aniversariante ou de outra comemoração qualquer vestir a jaqueta de forcado e de subir para dar um beijo a uma belíssima cabeça de boi embalsamada que está no fundo da sala, momento esse em que é acompanhado por música e pelas palmas de toda a sala, sendo tirada uma fotografia que fica no álbum da casa com a dedicatória da pessoa que festeja. Só ver aquele álbum dá arrepios tantas as caras conhecidas que lá param.
Falta-nos falar da simpatia e do serviço. Não conheço ninguém que naquela casa não se sinta à vontade e isso nota-se. A verdade é que nos sentimos como se estivéssemos na nossa sala de estar.
Agora o pior. Não sei o preço médio de uma refeição. Acreditem se quiserem. É daquelas casas em que pago e não olho para a conta pois a felicidade de uma noite bem passada não tem preço. mas lembro-me que nunca achei a refeição cara. O que aconselho a toda a gente, mesmo que seja só um casal é a marcar mesa pois correm o risco de chegarem lá e a casa estar cheia e para isso podem usar o telefone 219831169. Só não podem ir á 2ª Feira pois é o dia de descanso merecido do pessoal.
Vão á aldeia do Barro comer que certamente não se arrependem.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 5/24/2008 3:25 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Pois, então é assim...até podes ter razão em tudo...mas com essa de me vestir de Forcada e dar um beijo ao Boi, não me covences mesmo.
Eu sei que sou uma Ribatejana completamente desnaturada, mas touros e forcados nunca foram o meu forte...e, sinceramente, detesto animais embalsamados...se me garantires que posso estar num lugar onde não possa ver a carantona do dito e que não preciso de vestir a jaqueta, até me posso entusiasmar com a sopa da pedra u o arroz de feijão.
Ah, e a parte de esquecer o preço nesta altura do campeonato também não deve ser fácil...mas, apesar de tudo, é mais possível que olhar para o Boi (que seja com maíuscula, que não quero que te falte nada!!).

 
At 5/25/2008 4:40 da tarde, Blogger Fernando escreveu...

Daniel já vi alguns posts teus sobre restaurantes e acima de tudo de boa comida (e já agora bebida). Para além de que sempre que possas não deixes de escrever sobre este tema que me agrada, sobremaneira. Para facilitar uma pesquisa (quando for necessário)talvez colocar uma etiqueta na coluna do lado direito. Era um serviço público que oferecias cá à malta). Por mim agradeço-te. Abraço.

 
At 5/25/2008 5:43 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Fernando, primeiro era necessário que a gente soubese meter a etiqueta...só se formos recorrer ao São Farpas...
Eu cá, apesar de confiar no bom gosto do Daniel...ainda tenho aquela de dar um beijo a uma carantona de boi (ok, Boi) atravessada...

 
At 5/26/2008 8:25 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Obrigado fernando, vamos tentar fazer uma coluna ao lado. Um dos meus maiores prazeres é comer bem e gosto de compartilhar isso. Ainda bem que se nota.
Isabel, só o terás de fazer se fores aaniversariante ou algum outro fetejo. De resto podes lá ir comer normalmente.

 

Enviar um comentário

<< Home