« Home | Achmed o terrorista » | Tapar o Sol com a peneira » | PETIÇÃO » | As primárias do PPD/PSD » | Previsões » | Tà bem a gente abre os cordões à bolsa, se tiver s... » | Encontro de CTs » | Caminhando pelo direito a amar » | Para mim a estreia mais ansiada do ano » | Ok, tá bem, mas e o carcanhol??? »

terça-feira, maio 20, 2008

Uma justa distinção

Manuel de Oliveira pode não ser o melhor cineasta e realizador do mundo pois essa distinção é demasiado subjectiva ao gosto de cada um, mas está certamente naquele restrito grupo dos imortais e dos génios. Um homem que soube estar á frente do seu tempo, e se foram muitos os tempos diferentes que ele viveu. Há um filme dele que eu recordo sempre e que para mim representa uma obra prima da realização. "non, ou a vã gloria de mandar". Um filme do princípio da década de 90 que eu vi no já não existente cinema do Fórum Picoas em Lisboa. Um filme sobre a guerra numa perspectiva completamente diferente do que já se viu. Pouco discritiva, muito contemplativa deixando ao livre arbitrio de cada um as considerações de facto consumado. Um filme cheio de figuras de estilo que cada um poderia intrepretar á sua forma e que nunca colidiam com o filme. mas poderia falar de muitos mais. A Caixa por exemplo, Aniki-Bóbó, Vale Abrão, o Enigma, Amor de perdição ou a Carta isto para citar apenas alguns dos muitos filmes que realizou.
.

Etiquetas:

7Comenta Este Post

At 5/20/2008 1:06 da tarde, Blogger GWB escreveu...

Adoro Manuel de Oliveira.
Não perco.
E tenho a sorte de ter muita coisa ainda para ver deste brilhante cineasta.

 
At 5/20/2008 1:15 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Ainda bem, mas tens noção que pertences a uma minoria, não tens?
É que infelizmente em Portugal o recohecimento é pouco ou nenhum quando falamos de população em geral.

 
At 5/20/2008 3:21 da tarde, Blogger GWB escreveu...

Tenho noção de que sou uma minoria.
Devem ser filmes difíceis.
Às vezes com interpretações muito diferentes do padrão.

 
At 5/20/2008 3:23 da tarde, Blogger GWB escreveu...

"Difíceis" para uma pessoa que não se queira deixar envolver e que queira ficar criticando os planos e a cadência do filme.
É preciso ter vontade, querer entender e estar com disposição.

 
At 5/20/2008 4:41 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

gwb, concordo inteiramente contigo. Há pessoas que vão para o cienma sem paciencia para pensar, não que isso seja mau. eu tb gosto de filmes que me divertem e não dão que pensar mas não me consigo resumir a isso.
O que me vale é que tenho esperança nas futuras gerações.

 
At 5/20/2008 9:47 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

E o "Convento" e "party". Não são bons?

 
At 5/21/2008 8:15 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

José, são de facto mas dada a extensa obra não podia falar em todos.

 

Enviar um comentário

<< Home