Os crimes, às vezes, têm causas
A xenofobia não tem cor. Nem tem desculpa. A aversão e o ódio ao outro, ao estranho, ao de fora, é sempre um crime, seja ele em que cor for.
Mas não vale a pena pensar que a xenofobia e as suas consequências são sempre crimes apenas motivados por esse ódio irracional ao de fora. A xenofobia, muitas vezes, tem causas sociais claras e profundas. No caso da África do Sul tem, entre essas causas, uma extrema pobreza e um desemprego na ordem dos 40% .
Os perseguidos de antes de Mandela, tornam-se os perseguidores de agora.
Fica mais uma vez a certeza de que liberdade sem justiça social e sem pão, não serve para muito.
Não é por ter causas sociais que a xenofobia sul-africana de hoje se torna mais tolerável que o racismo de ontem. Apenas deveria servir (mais uma vez) de lição.
Os dirigentes sul-africanos dizem que sabiam dos problemas sociais..sabiam que algo estava eminente mas não sabiam quando. E pediram aos militantes do ANC que ajudem a capturar os criminosos.
Pode ajudar a dar alguma paz às ruas de Joanesburgo ou do Cabo, mas não chega para trazer a paz aos milhões de imigrantes que tentaram encontrar na África do Sul a sua sobrevivência. Nem chega para dar aos sul-africanos a justiça social que o fim do Apartheid não trouxe. E sem elas, a xenofobia continuará a ser um crime. Só que a prisão não será a solução.
......
Etiquetas: Isabel Faria
3Comenta Este Post
Isabel, terás razão, mas o que se pode fazer no curto prazo? É que sendo as causas as que sugeres, é cada vez mais complicao.Mas não acredito que o anc não tivesse informações do que ia passar, e que não tenha até participado...
No curtíssimo prazo só vejo a polícia e/ou exército, se obedecerem ao governo central ( que tmbem devia saber qualquer coisa).Só dúvidas nada de construtivo, mas olha, ´o que saiu.
Bom parece que já me enganei :na rsa. já há fortes mobilizações populares contra a xenofobia, uma das mais eicazes formas e solucionar o curto prazo.E a polícia já fez asneira, tambem (al jazeera de hoje ).Isto vale por forte auto critica
FJ, pois...eu duvida sempre que para solucionar graves problemas sociais, o uso da força, de per si, sirva para muito...
Mas concordo que a curto prazo, os mentores destas ondas xenófobas têm que ser encontrados e retidos.
Agora que não vai ser suficiente, não vai...
POde ser que as manifestações populares ajudem...mas reitero, que sem que a África do Sul consiga juntar à liberdade alcançada com o fim do apartheid, a justiça social e o desenvolvimento económico, as medidas policiais e até as manifestações populares de repúdio, será, sempre, apenas, paliativos. Eficazes, a curto prazo, talvez. Mas sem resolverem os problemas de fundo.
Enviar um comentário
<< Home