« Home | Ainda e outra vez a campanha no PPD/PSD » | Boicote nacional ás Gasolineiras de referência » | A nossa Escolha » | Palavras de um "estrangeirado" » | O Arrastão faz anos » | Os meus restaurantes III » | O debate de candidatos do PPD/PSD » | Os crimes, às vezes, têm causas » | Este é o PS » | A Geminação de Lisboa e de Gaza vai a sessão de Câ... »

terça-feira, maio 27, 2008

Sidney Pollack - 1934 - 2008



Depois vi muitos mais. Vi o Tootsie. Vi África Minha. Michael Clayton. Vi o Paciente Inglês, de que foi produtor. Mas, sinceramente, este é daqueles casos, em que teria chegado ver, não faço idéia há quantos anos, tenho a certeza que muito nova, sem antes ter lido o livro (acabei por o ler tempos depois), Os cavalos também se abatem.
E apesar de ser dificil esquecer a África, aquelas noites em África, o que me ficará para sempre na memória será a força daquelas imagens na América dos anos 30.
Talvez se passe assim com todos os filmes. Com todas as músicas. Com todos os livros. Muitas vezes não são os melhores filmes, as melhores canções. Nem os melhores livros. São os mossos. Há filmes, canções e livros que deixaram de pertencer a quem os fez quando os vimos, ouvimos ou lemos.
Quando, há muitos anos, vi Os cavalos também se abatem, o filme deixou de pertencer a Pollack. Passou a ser meu. Até hoje.
E assim ficará.

Etiquetas:

4Comenta Este Post

At 5/27/2008 4:51 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Os 3 dias de Condor, um libelo acusatorio á Cia, do que de melhor o cinema liberal americano fez.

Foi um realizador sempre empenhado na denuncia das desigualdades, e lutou pelos direitos das minorias,se outros motivos não houvessse , e há,só por isso merecia ser lembrado.

E sempre o Out of Africa, e a sua musica, ficaram-me na memoria, sobretudo aquela memoravel viagem de avião a sobrevoar as planicies africanas.....

Sem exagero, penso que do cinema romantico, só o Casablanca se lhe pode igualar, é lógico que com as devidas diferenças....

 
At 5/27/2008 9:50 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Não vi os 3 dias de Condor. Penso que estreou para aí em 74 ou 75, nessa alktura ainda não estava em Lisboa e depois, apesar de conhecer mais ou menos a história, nunca tive oportunidade de ver.

Gostei de Àfrica Minha, sim. Mas sinceramente, exactamente porque talvez o tanha apanhado numa outra idade, nenhum outro filme de Pollack me marcou como Os cavalos também se abatem.

 
At 5/28/2008 1:57 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Por acaso o Africa minha é um dos filmes que mais detestei na minha vida (talvez a idade em que o vi tenha ajudado) e por isso Sidney Polack nunca esteve entre os meus eleitos.
Não podemos estar sempre de acordo.

 
At 5/28/2008 11:23 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, o África Minha só deve ser visto após os...ok, em crecidote.
Vê Os cavlos também se abatem, e apesar de ser mais crescido do que eu era quando o vi, tenho a certeza que não o esquecerás.

 

Enviar um comentário

<< Home