« Home | Eurovisão 2006 » | Deve ter partido numa daquelas viagens que nos mar... » | Coisas de gatos » | Coisas de gajo » | A caminho do climax » | Legos » | Quando a vergonha entra na campanha » | Histórias da Madeira...e não só! » | Músicas » | Até amanhã »

terça-feira, maio 05, 2009

O sabor que fica

Sempre achei que a Esquerda e a Direita tinham diferenças. Não, não falo em diferenças políticas, ideológicas. Falo em diferenças morais. Éticas, se preferirmos tirar ao termo qualquer cunho religioso.
Sempre achei que há passos que um homem ou uma mulher de Esquerda não dão. Atitudes que não tomam. Sacanices que não fazem. Traições que não cometem. Possivelmente, quem me lê, está agora a chamar-me uma porrada de nomes - sectária, intolerante, arrogante...confesso que também nunca me importei muito com isso.
Sempre acreditei que para criar uma sociedade nova se tinha que construir um homem novo...e grande parte das vezes duvidei que a ordem inversa funcionasse. Sei que se cometeram/ cometem crimes em nome da Esquerda...mas remediava isso dizendo "pois mas não eram/são Esquerda". E acabava por conseguir amainar as dúvidas.

O que se tem passado à volta dos acontecimentos do 1º de Maio, deixam-me um sabor estupidamente amargo na boca. Tudo o que se tem passado. Tudo, desde a tarde daquela Sexta Feira negra para a Esquerda em Portugal.
Que o seu epicentro tivesse sido a Blogosfera, faz-me pensar se isto faz sentido. Se vale a pena o risco de aparecermos em frente aos outros iguais a eles. Ou pior que eles, porque tinhamos a obrigação de ser diferentes.
Não sei.

Creio que ficarei agradecida se alguém comentar o meu post e me chingar o juízo a dizer que eu falo de fé e não de política, de santos e não de homens e outras coisas do género.
Acredito que ajudaria a vencer o sabor.

Etiquetas:

13Comenta Este Post

At 5/05/2009 10:29 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Isabel não sei onde quer chegar.

Viu algum nome ou fotografia de militante do PCP envolvido na arruaça publicado na Blogosfera?

Viu algum Blogue ligado ao Bloco de Esquerda, fazer censura mesmo quando os ataques dos sectores do PCP roçaram a paranoia.

Já leu as declarações no Expresso on-line do deputado João Semedo.

Em suma podia ter-se utilizado os mesmo métodos que o PCP , felizmente , que no Bloco ainda existe uma cultura de tolerância com a diferença, e não se utilizam métodos de bufaria ou pidescos, mas olhe que ás vezes vontade não falta.

Repare a noticia de hoje , que Pedro Namora do PCP, vai-se candidatar á Camara de Setubal pelo PPM, e as acusações que este senhor faz a Dores Meira presidente da Camara, e militante tambem ela do PCP, são vergonhosas.

È porque o PCP se meteu num atoleiro, por sua propria culpa e casos como o de Setubal, Marinha Grande , Sines, desgastam o capital politico que este partido já teve na sociedade portuguesa, que ele cada vez mais, e com mais fúria, tenta destruir o crédito que o Bloco conseguiu neste 10 anos no país.

Não vai conseguir, mas vai desgastar forças que tão necessarias são para combater os verdadeiros problemas do país.

 
At 5/05/2009 10:45 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Caro Anónimo, não considero o Bloco a Esquerda...a Esquerda. Creio que será um erro se o fizermos.

Sabes tão bem como eu o que penso da actuação do PCP, nos casos que referes e em muitos outros. Mas, sinceramente, estava a ir um bocado mais longe. Mas talvez não saiba bem aonde.
Há pessoas no PCP que eu respeito e que vi entrar pelos mesmos métodos. Também não tenho a certeza se todos nós escolhemos o "tom correcto", traduzindo correcto por o tom que nos provasse "diferentes"...
Não sei se não deveriamos ter sabido cortar a onda, lá no lugar onde ela se faz...
Nota que estou a falar da Blogosfera. Penso que isso ficou claro pelo post. Se não ficouu, deveria ter ficado.

 
At 5/05/2009 11:18 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Se queres dizer que não deveriamos ter respondido á provocação, discordo totalmente.

Se queres dizer que nos deixámos ir na onda, e deviamos ter travado o debate noutros termos muito mais politicos, e em que realmente se tivessem discutido as questões de fundo, subjacentes a todo este caso, estou de acordo.

Tal como estou de acordo que já se perdeu demasiado tempo com o assunto

Mas alguns ensinamentos ficaram , e um deles , a diferença abissal entre os Blogues afectos ao BE , onde praticamente a censura não existe, e os blogues afectos ao PCP, em que mais de 90% censuram tudo aquilo com que discordam, impedindo qualquer especie de debate, com pessoas que
não pensam como eles.

É humano que quando nos atacam, a forma normal é responder atacando tambem, mesmo em politica por muito conscientes e responsáveis que possamos ser, é quase impossivel manter a cabeça fria , quando se vê uma campanha como a que foi lançada pelo PCP contra o Bloco, que quase roçou a paranoia.E a forma PIDESCA como tentaram crucificar o Délio, transformando-o numa especie de louco desvairado, a arrastar as massas contra o Vital Moreira.

Agora tambem é verdade que nas lutas do dia a dia continuamos a encontrar-nos por aí,e que pelo menos o BE, não se engana nos adversários.

Para terminar a pergunta que se pode fazer, é o que é ser de esquerda .

A minha maneira de ver não tem nada a ver com a maneira de ver do Jeronimo de Sousa.

Seremos os dois de esquerda...eu sei o que sou, e pelo que luto...

 
At 5/06/2009 7:58 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

"Tudo, desde a tarde daquela Sexta Feira negra para a Esquerda em Portugal."

Errado, essa Sexta Feira foi apenas fatal para o auto-proclamado Bloco de Esquerda. A sua falsidade abriu os olhos a muita gente do mesmo Bloco de Esquerda. O Bate e Foge e o apontar o dedo a inocentes é o seu estilo.

 
At 5/06/2009 8:35 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Como é que sabem que eram militantes do PC?
Traziam rótulo?
Vinham com bandeiras?
Sabem os nomes dos camaradas?

Os actos são condenáveis mas daí até responsabilizar um partido... considero excessivo, caso não existam provas.

Curioso é Sócrates que se diz vítima de uma campanha negra, vir agora exigir pedidos de desculpa públicos, sem que ninguém tivesse sido formalmente sido acusado...

Identificaram os agressores?

Vital Moreira apresentou queixa?

 
At 5/06/2009 8:38 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Subsistirão algumas dúvidas no que se refere à área politica de "onde choveu" na agressão (ou tentativa de agressão) ao Prof. Vital Moreira?

Existirão algumas dúvidas que foi da área da precariedade do BE, os que se pensam mais refinados, mas que são trogloditas quando em manada?

Restarão algumas dúvidas que o PS vai aproveitar o "incidente" ao máximo em seu benefício?

Alguém tem dúvidas de que o PSD anseia por que também dêm uns "empurrões" ao Dr. Paulo Rangel? E se for alguém do PS a fazê-lo será "ouro sobre azul".

Eu não tenho dúvidas. Esta rapaziada já não me engana.....

 
At 5/06/2009 9:49 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

"Se queres dizer que nos deixámos ir na onda, e deviamos ter travado o debate noutros termos muito mais politicos, e em que realmente se tivessem discutido as questões de fundo, subjacentes a todo este caso, estou de acordo."
Sim, é isso que quero dizer.

Também tenho a certeza que a minha concepção de ser de Esquerda tem muitopouco a ver com a de Jerónimo de Sousa ou, sobretudo, com a daqueles que t~em enchido a blogosfera de delações pidescas...mas acredito que no PCP há muitos homens e mulhres para quem ser de Esquerda é o mesmo que é para mim.
Daí o concordar contigo no teu parágrafo que cito...

 
At 5/06/2009 9:50 da manhã, Blogger Isabel Faria escreveu...

Anónimo das 8.35h, neste post não vê nenhuma acusação ao PCP nem aos seus militantes.

 
At 5/06/2009 10:07 da manhã, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Isabel, eu compreendo e subscrevo o teu post.
O que se fez, e deculpa vou chamar os bois pelos nomes, o que pessoas ligadas ao PCP fizeram na net em geral e na comunicação social é vergonhoso.
O problema é que não é novo nem há-de ser a última vez. O PCP engana-se muitas vezes nos seus adversários. Ou melhor não se engana, disfarça mal. É que o Stalinismo pode ter sido corrido da cartilha oficial mas ele continua lá. E é isso que decide tudo. Por isso é que te posso apontar 30 sites pelo menos, escritos por militantes do PCP identificados como tal que quase na totalidade dedicados ao BE. O inverso não existe.
Porque é ideológico. Porque só pode haver uma esquerda. A verdadeira, a pura.

 
At 5/06/2009 10:39 da manhã, Anonymous Anónimo escreveu...

Eu estive lá e vi tudo desde o inicio até ao martim moniz. A tristeza é que a furia popular se transformou em "militantes do pc"( versão do vital embarcada pelo sr Daniel Oliveira).
A tristeza seguinte a este oportunismo do daniel e do Ps de colar ao pc, veio o estalinismo do pc, identificando um militante do BE e sugerindo que foi ele que começou os desacatos e que agrediu. Tudo isto é mentira, o militante em causa chamou apenas traidor ao vital merdoso, não agrediu, e quando chegou perto dele já foi no final das vaias no martim moniz. A confusão tinha começado nos Anjos. Eram piopulares e não militantes destes ou daquale partido. O ps cola o acontecimento ao PC e o Bloco vai atrás...sou militante do Bloco, e digo-vos que é vergonhoso o comportamneto do bloco(oportunismo) e posteriormente do pc(estalinismo). Com isto tudo quem se ria é o socrates, anda a esquerda a porrada, em vez de se unir. Tanto os militantes do pc dos blogues como os do Be (daniel oliveira) tiveram comportamnetos ultra sectarios, contudo foi o daniel oliveira que despolotou isto tudo.

 
At 5/06/2009 12:07 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

O Daniel Oliveira despoletou o quê?

Deu a sua opinião e abriu democraticamente o debate ás dezenas de post, muitos a papel quimico, de ataques ao Bloco feitos por pessoas da area do PCP.

Julgo que alguem se está a enganar ou viu mal o filme.

Parece que agora todos já estiveram no Martim Moniz,e todos já viram o que se passou.

Oportunismo do Bloco em quê?

Quais foram as primeiras declarações do Miguel Portas, acusou ele alguem ou algum partido, se Jeronimo de Sousa, tivesse feito suas as palavras de Miguel Portas, o assunto não tinha tido os contornos que veio ter.

É lógico que eu acredito muito pouco nessa questão de POPULARES, e penso que este anónimo que se diz militante do Bloco, tambem não acredita no que escreve.

Quem poderia gritar vendido traiste o partido?

É capaz de me responder?

E onde estava o serviço de ordem da INTER, que já de vespera sabia quem ia na delegação do PS, e conhecendo-se a forma como certas franja do PCP reagem á presença de antigos militantes sobretudo como neste caso cabeça de lista do PS,seria normal que fosse reforçada a segurança á sua volta, no entanto praticamente ela foi inexistente.

Por isso o que fica, fica o que se passou com o serviço de ordem da Inter no Primeiro de Maio no Porto , e a sua actuação contra os trabalhadores precários, como vem escrito no Jornal de Noticias e no Diario de Noticias de dia 2 de Maio , e que todos querem ignorar.

Fica a liberdade de opinião do Arrastão, e a censura ferrea da maioria dos blogues ligados ao PCP.

Fica a denuncia publica do Delio com nome e fotografia, atitude pidesca e de bufos.

E por fim e nisso estou de acordo, mas já ontem o Carvalho da Silva e a direcção da Inter o reconheceram , uma derrota para o sindicalismo, e uma vitória para o Socrates.

Por ultimo ninguem ligado ao Bloco, e muito menos o Daniel Oliveira, falou num nome sequer ligado ao PCP, e era tão fácil , afinal costumamos todos andar por aí.

Ninguem no BE publicou fotografias de pessoas que tentaram agredir o Vital, lhe atiraram com garrafas de água, e teria sido tão fácil, era ver as reportagens das Televisões e dos Jornais e identificar as caras.

Por isso não percebo que alguem que se diz militante do Bloco, fale em oportunismo e actuação vergonhosa do BE.

Mas felizmente como o Bloco é um partido plural onde existe total liberdade de opinião, cada um fará a leitura que quiser.

A minha fica claro é de todo contrária a essa.

A direcção do Bloco esteve á altura dos acontecimentos.

E a esmagadora maioria dos blogues e dos comentarios de simpatizantes do Bloco , naqueles onde LIVREMENTE se poderam expressar, foi de tentar dar a sua opinião sobre os acontecimentos, , e cada um tirou as conclusões que entendeu.

 
At 5/06/2009 12:25 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Tu que dizes que foi diferente, dás-me vontade de rir. Eu estive lá acompanhei dos anhos ao martim moniz,alias há um video no you tube que mostra bem as vaias dos populares e não dos militantes do pc somente. O daniel oliveira escreve um post no dia 1 de maio as 8 e tal, a desancar sobre o pc, chamando-os dde sectarios, foi pelo mesmo diapasão que o Vital. Este é o oportunismo, LIVEREMENTE, ok, mas não deixa de ser oportunismo. Sabes é sempre muito facil dizer que os outros é que são sectarios, o DO passa a vida a dizer que o PC é sectario, mas demonstra um sectarismo primario com o PC e também com o Ruptura-fer. Esse post do Daniel(vai le-lo), é que depsoletou isto tudo, foi a partir dos comentarios a esse post nojento que tudo começou. Por ulrimo havia segurança da CGTP, não houvesse e haveria algumas pessoas que chegariam a vias de facto, coisa que não aconteceu. O vital merdoso não foi agredido, e outra coisa em imagens na sic, aparece os precarios a vaiar o vital( e mto bem), não foi so o camarada que até dá jeito. E agora mesmo para acabar, ve o post a seguir ao que o DO escreveu primeiro, para veres que confrontado com o aparecimento de militantes do bloco nas imagens, emenda a mao subtilmente. Armou-se em arauto da democracia, chegando a dizer q o vital podia lá ir, logo atá as vaias eram anti democraticas, depois lá emendou.
Triste com o BE e o PC, uns com atitudes oportunistas outros com atitudes estalinistas, mas assim está melhor não é ultimo anonimo? Assim passamos-lhes a frente e já podester o teu tacho como funcionario ou assessor no parlamento, afinal na politica burguesa tudo se resume a isto né?

 
At 5/06/2009 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo escreveu...

Não procuro tachos, não sou assessor e certamente tenho idade para ser teu pai ou talvez avô.

Conheço demasiado bem os métodos do PCP, quer antes quer no pós 25 de Abril.

Conheço o seu sectarismo entranhado.

Sem como funcionam os serviços de ordem da Inter ( ou do PCP é a mesma coisa).

Sei que foram bem eficazes no Primeiro de Maio no Porto contra os trabalhadores precarios.

Sei que quem despoletou isto tudo , foi a ausencia demarcação dos acontecimentos, e a sua condenação por parte de Jeronimo de Sousa, e não qualquer post do Daniel Oliveira.

Sei que se o Bloco fosse oportunista ou pior PIDESCO, poderia publicar fotografias de pessoas ligadas ao PCP, entre elas um dirigente da CGTP metidos ao barulho, não o fez , porque sabe a diferença entre a luta politica, e as manobras condenaveis de BUFARIA.

Sei que li nestes dias , da parte de pessoas defensoras do PCP, as mais variadas acusações ao Bloco.

Que tudo tinha sido preparado entre o PS e o Bloco no Rato

Que o Vital e o Delio são de Coimbra e como tal a coisa tinha sido um arranjo para favorecer o PS.

Que isto era a prova da aliança que se preparava após as eleições.

Que os precarios eram um bando de arruaceiros, que se diziam precarios, mas que estavam na manif com outros intuitos etc etc etc.

Até o Vitor Dias do Tempo da Cerejas veio pôr a circular que o Bloco tinha apagado a cara do Délio de uma fotografia que estava na Net , para não assumir as consequências.

E eu que vi essa fitoografia riscada no Blogue do Dias, ingenuamente pensei, que como ele tinha estado preso, e odiava como todos os anti-fascistas actos de bufaria, tinha sido ele num gesto politico a não querer passar por denunciante, e afinal enganei-me, era mais uma acusação FALSA contra o BLOCO.

Em suma o Bloco não é puro, é constituido por homens e mulheres com defeitos e qualidades.

Sendo um partido LIVRE , e pluralista, terá certamente nas suas fileiras cidadãos mais sectarios, e outros menos, mas a linha que separa claramente o PCP do Bloco, é que sectarismo no Bloco é combatido politicamente, no PCP é alimentado.

E isso faz toda a diferença.

Tal como disse em comentario anterior, a reunião da Inter realizada ontem soube ver os contornos de toda esta situação, e claramente disse, foram os trabalhadores que perderam com estes acontecimentos.

Se houvesse realmente visão politica era isto que se deveria estar a discutir.

Acções como a do Primeiro de Maio, e já agora a surriada que meia duzia de gatos pingados, fizeram ao Socrates e ao Vital em Melgaço, é um contributo para a luta contra as politicas de direita de Socrates.... ou acabam por ajudar o Socrates.

Devem ou não os dirigentes politicos demarcar-se deste tipo de acções, que nada trazem ao avanço da luta dos trabalhadores, e só servem para a vitimização do Socrates, e neste caso tambem do Vital.

E por agora é tudo, pois a conversa já vai longa,e não pretendo dar lições a ninguem,tento é ter uma opinião que é a minha, e ser LIVRE na minha forma de analisar as situações.

Mas só para acabar basta ver que um dos mais sectarios e rancorosos militantes do PCP PEDRO NAMORA, se vai candidatar a Setubal pelo PPM, para não ter dúvidas quanto mais puros e mais sectarios, MAIS OPORTUNISTAS.

 

Enviar um comentário

<< Home