« Home | "Não há “cultura” que sobreleve os direitos humano... » | Também vai um bocadinho de mim para o meio das túl... » | Bom feriado!! » | Viagem atribulada » | Uma posta sobre a minha terra » | A religião e as audiências » | Portugueses de menos de nove anos optam por telemó... » | Não encontro outra palavra que não VERGONHA » | Se se provar o assalto, acho que há dois crimes e ... » | Sei que é muito pouco... »

domingo, agosto 17, 2008

Obrigado!

Não o vimos chorar. Não o vimos culpar nada. Não o vimos, sequer, desculpar-se com alguém. Vimo-lo pedir-nos desculpa. A nós que, diariamente, permitimos que não nos peçam desculpa pelos abusos, pela arrogância, pela incompetência, pela corrupção, pela preguiça, pelo desleixe, pelas traições. A nós, sentados no sofá, ele pediu desculpa.
E, muitos de nós, que trabalhamos sem gosto e sem motivação, que nos desenrascamos em vez de criarmos, que permitimos que o nosso dinheiro construa estádios de futebol gigantescos, que se degradam às moscas, em vez de exigirmos campos de futebol ou ginásios seguros no bairro, para os nossos filhos poderem brincar e, quem sabe, um dia, alguns lá chegarem, representando o seu País, sem terem que ir para Madrid ou pagar o seu preparador físico com o seu próprio dinheiro; TGVs em vez de centros de saúde; condomínios privados em vez de casas de gente; Bairros da Fonte em vez de casas de gente, muitos de nós, dizia, ainda se dão ao luxo de andar a discutir se havia de fazer os 200 ou se fez bem assim. Outros, ainda lhes foge a boca para a sua verdade, como ontem uma apresentadora qualquer num canal de televisão qualquer, e deixam de falar no "português" de a seguir a Atenas, para falar no "luso-nigeriano" de Pequim.

Ele, que comeu o pão que o Diabo amassou, para ali chegar, pede-nos desculpa por só ter ali chegado. E, alguns de nós, ainda pensam se aceitam as desculpas...ou se não vem a calhar meter o hifen...e o resto que a vergonha me impede de aludir.
...
Aqui fica o link para um texto extraordinário do Ferreira Fernandes, no DN. Eu, se o encontrar, e apesar da história dos centimetros, também me ponho em bicos de pés, ou em cima de um banco, sei lá, lhe aponto o dedo ao peito e roubando as palavras ao FF, digo: ""Oiça lá, meta as desculpas onde quiser. Eu não as admito, ouviu?! Eu de si só quero que aceite o que tenho a agradecer-lhe." "
...

Etiquetas:

7Comenta Este Post

At 8/17/2008 1:46 da tarde, Blogger josé manuel faria escreveu...

Tens toda a razão. Ferreira Fernandes esta semana anda inspiradíssimo.

 
At 8/17/2008 2:25 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Acho que até mesmo quando não concordo com ele, adoraria saber escrever como ele. Ainda por cima tem uma qualidade que eu sempre sonhei ter. Neste caso até não acontece , mas, normalmente, consegue em textos pequeninos escrever tudo o que há a dizer.
Eu que sou uma dsperdiçadora de palavras, até tenho inveja...
Lembro-me que já esta semana lhe tinhas feito referência no teu Blog.
Eu já é p'raí a 3ª ou a 4ª vez que le roubo as crónicas ..e acho que não me vou ficar por aqui.

 
At 8/17/2008 3:57 da tarde, Blogger Fernando escreveu...

Ferreira Fernandes é um às a escrever tudo o que há para dizer em meia-dúzia e palavras. Tal como a Isabel, sinto uma inveja do caraças de não escrever como ele. Como ele só encontro Vasco Pulido Valente, embora, com um e com outro, esteja a mais das vezes em desacordo, mais com o último. O que não é o caso deste artigo. Simplesmente extraordinário.

 
At 8/17/2008 4:43 da tarde, Blogger Daniel Arruda escreveu...

Subscrevo o post e o texto de Ferreira Fernandes. Eu tb digo Ogrigado.

 
At 8/17/2008 5:34 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Fernando, cada vez que preciso de quarenta A4s, para escrever mal o que ele escreve numa A5 bem...me pergunto porque é que Deus ou o teclado são tão injustos...

 
At 8/17/2008 5:35 da tarde, Blogger Isabel Faria escreveu...

Daniel, não passes sem ler o outro link que ontem aqui deixei. Com o post da Fernanda Câncio. Não te vais arrepender.

 
At 8/18/2008 12:07 da tarde, Blogger josé palmeiro escreveu...

Respondo ao correr da pena. Ainda não li o F.F., mas vou lê-lo, ainda por cima com a tua indicação, não o posso deixar de fazer.
De qualquer maneira e lembrando-me do português de que falas, aqui em Loulé, a trabalhar nas obras e a fazer desporto com oos meus filhos e outros amigos, não posso estar mais de acordo, contigo. Quem tem a agradecer, somos NÓS!

 

Enviar um comentário

<< Home